this is an h1

this is an h2

Tue Dec 06 11:02:36 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedora começa a trabalhar de casa na crise

Formalizar-se e fazer o trabalho de casa pode ser uma saída para quem quer iniciar um negócio e gerar renda.

· 14/05/2020 · Atualizado em 06/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A chamada “empresa de garagem” é um modelo de negócio que pode oferecer vantagens, principalmente para o MEI e para quem quer se formalizar, já que, segundo o Portal do Empreendedor, cerca de 52% dos microempreendedores individuais atuam na própria residência.

Esse número foi alavancado pela pandemia da Covid-19. Um exemplo dessa estatística é o da Carolina Chaves, que sempre dividiu a vida de trabalho em um escritório de consultoria com alguns empreendimentos informais.

“Quando eu me formei, não consegui um emprego logo, aí comecei a fazer alguns doces para vender. Em paralelo a isso, montei uma revenda de roupas. Quando consegui um emprego na minha área de formação, não pude me dedicar tanto mais a esse lado empreendedor, então passei a fazer doces para ter uma renda extra mesmo”, conta.

No entanto, com a crise, ela foi dispensada da empresa onde trabalhava e, para gerar renda, mergulhou de cabeça nos negócios que tinha informalmente. “Essa crise me estimulou a fazer dar certo. Eu mergulhei de cabeça e passei a investir muito na divulgação, principalmente on-line”, explica.

Agora que Carolina está mais a par do que precisa fazer para manter um negócio, ela conta que quer se formalizar. Durante a Páscoa, ela disse que recusou pedidos por não ter ninguém com quem dividir o trabalho. “Estou pensando em abrir um MEI, porque eu posso contratar um funcionário, né? E também porque dá para continuar fazendo tudo de casa, agora não dá para arcar com o aluguel de um espaço, por exemplo”, diz.

As vantagens de começar um negócio em casa são, na maioria dos casos, financeiras mesmo, já que, além de não ter despesas com aluguel, não é preciso reformar o espaço ou gastar com manutenção. Por isso, é possível começar com pouco capital e lidar com a administração de forma mais simplificada.

O que diz a lei sobre ter um negócio em casa?

De acordo com a Lei Complementar n° 123/2006, é permitido exercer atividades comerciais em endereço residencial. Porém, antes de começar a montar o negócio, é importante checar na prefeitura se a localização do imóvel permite a realização do ofício, inclusive para evitar multas e/ou a suspensão do alvará do negócio. Para isso, é fundamental verificar a lei de zoneamento e as demais leis da cidade onde funcionará a empresa.

A também formalização garante aos profissionais autônomos algumas facilidades, como abertura de conta bancária, pedido de empréstimos, emissão de notas fiscais e benefícios, incluindo o Auxílio Emergencial do governo.

Quer saber mais sobre como se tornar MEI e continuar a trabalhar de casa? Acesse nosso conteúdo especial sobre o microempreendedor individual.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?