this is an h1

this is an h2

Thu Aug 04 17:25:37 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedores jovens buscam mudanças e inovações para o mercado

Líderes e empreendedores jovens estão cada vez mais em busca de traçar novos rumos para o futuro do mercado.

· 22/07/2022 · Atualizado em 04/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A grande tendência do empreendedorismo e das novas lideranças está na inovação, significando, então, que as empresas precisam estar abertas às mudanças da sociedade e à inserção de novas tecnologias.

A segunda edição da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (2021), realizada pelo Conselho Nacional da Juventude, revelou que 56% dos alunos trancaram a matrícula em instituições de ensino por causa da pandemia. Esses dados podem ser relacionados aos dois tipos de empreendedorismo detectados pelo Sebrae: o de necessidade e o de oportunidade.

O empreendedorismo de necessidade indica aquele que surge a partir de uma necessidade de obter renda, sendo comum quando há altos índices de desemprego.

O empreendedorismo de oportunidade, por sua vez, é aquele que nasce do desejo de construir uma solução para um problema observado no mercado. Por isso, ele tende a se fundamentar em aspectos mais bem estruturados, com planejamento e organização.

A contratação de jovens aprendizes e estagiários faz parte da solução para inserir os jovens ou trazê-los de volta ao mercado, capacitando-os, criando oportunidades e fornecendo uma educação de fato empreendedora.

A Educação Empreendedora, portanto, existe para despertar o empreendedorismo nas pessoas, colaborando com o desenvolvimento de jovens estudantes e estimulando seu protagonismo dentro do mercado de trabalho.

A Educação Empreendedora, então, atua em duas frentes:

  • Desenvolvimento de competências.
  • Possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

E quais são as principais ideias de inovação diante do cenário atual?

  • Pesquisa de mercado:

A pesquisa de mercado é um processo de coleta e análise de informações, essencial para entender onde você irá atuar.

  • Rede de contatos:

O networking é uma ótima ferramenta para gerar oportunidades dentro do empreendedorismo e do próprio mercado de trabalho.

Manter contato, frequentar eventos e conhecer seus clientes são alguns dos exemplos práticos para manter essa rede no seu dia a dia.

  • Investimento:

Planejamento, organização e execução da gestão financeira do seu negócio são os principais pontos para quem deseja começar no mundo empreendedor.

Realizando a gestão financeira do seu negócio, você passa a ter mais controle e maiores chances de alcançar bons resultados.

  • Capacitação:

Antes de iniciar qualquer coisa, é necessário ter planejamento, organização e conhecimento da área em que estará atuando. O sucesso de um novo negócio, então, está ligado à capacitação.

O Sebrae oferece cursos on-line gratuitos relacionados ao tema de capacitação para novas lideranças. Saiba mais acessando os cursos abaixo:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora