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Mon Sep 26 20:13:00 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo e contexto atual do ambiente de negócios no Brasil

É preciso compreender o ambiente de negócios para antecipar tendências e construir negócios sustentáveis.

· 08/08/2022 · Atualizado em 26/09/2022
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Você sabe o que é ambiente de negócios e como a compreensão desse conceito por meio de uma análise profunda de suas variáveis e do reconhecimento de seu impacto sobre as empresas é uma das mais promissoras formas de antecipar tendências e construir negócios sustentáveis?

Para entender melhor o que estamos falando, é preciso saber que ambiente de negócios é o conjunto de fatores externos à empresa (macroambiente) que influenciam positiva ou negativamente os resultados. As variáveis importantes no ambiente de negócios podem incluir:

  • A comunidade e sua cultura. 
  • Globalização e tecnologia. 
  • Legislação (regulações referentes à abertura e ao fechamento de empresas e recolhimento de tributos, por exemplo). 
  • Tendências.
  • Concorrentes. 
  • Mudanças comportamentais dos clientes. 
  • Disponibilidade de mão de obra qualificada. 
  • Tamanho do mercado.
  • Acesso ao crédito.
  • Infraestrutura física e social.
  • Capacidade de inovação.
  • Ambiente político.
  • Questões da economia do país ou do mundo.

É preciso ter em mente que o impacto dessas variáveis no ambiente de negócios proporciona riscos, mas também pode representar oportunidades para as empresas.

Um exemplo de variável econômica que afeta o ambiente de negócios dos empreendimentos no Brasil, embora esteja em outro país, é a redução da importação de petróleo da Rússia. Esta, por causa da guerra com a Ucrânia e das sanções dos países alinhados à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), reduziu a quantidade de petróleo à disposição dos países ocidentais, o que ocasionou o aumento dos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha. 

Outra variável que gerou uma grande crise no ambiente de negócios brasileiro, inclusive com fechamento de muitas empresas, foi a pandemia do coronavírus. Uma pesquisa do Sebrae realizada em 2020 com 6.080 micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras verificou que várias delas efetivaram mudanças em seus processos de funcionamento, realizando entregas ou atendimento on-line (41,9%), adequando a estrutura para atendimento em tempo reduzido (41,2%) ou por home office (15,3%), com rodízio de funcionários (21,6%) ou com o sistema drive-thru (5,9%). Considerando o universo de 17,2 milhões de MPEs, 5,3 milhões delas mudaram seu modo de trabalho no período da pandemia, e essas mudanças podem se tornar permanentes a partir das novas necessidades emergentes.

Além disso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de 522,7 mil empresas terem encerrado suas atividades no Brasil, para 37,9% dos empresários pesquisados, o impacto da pandemia foi avaliado como pequeno ou pouco significativo. Além disso, 28,6% perceberam efeitos positivos da pandemia em seus negócios. Isso comprova uma das atitudes esperadas do empreendedor: criar oportunidades no meio das dificuldades, ou seja, estar atento às mudanças que ocorrem e ser resiliente, aproveitando situações incomuns para progredir. Nesse cenário, por exemplo, surgiram empresas e/ou soluções antes impensadas, além de negócios colaborativos, tais como: aluguel de produtos e compartilhamento de meios de transporte e de locais para trabalho.

Outra importante tendência a ser analisada no macroambiente é a indústria 4.0, em que muitas tecnologias contribuem para a gestão dos negócios e na qual é possível perceber uma informatização do consumidor. Nesse sentido, transformação, tecnologia e inovação são estratégias que empresas de diferentes setores têm utilizado para impulsionar ou assegurar a continuidade de suas atividades.

Por falar em tecnologia e inovação, é preciso estar de olho nas mudanças e oportunidades que o metaverso poderá trazer para as empresas. Mesmo dando seus primeiros passos, bilhões de dólares já são movimentados anualmente em torno dessa realidade virtual. No mundo paralelo previsto pelo metaverso, muitas atividades realizadas hoje no mundo físico também devem ocorrer no ambiente digital.

Por isso, analisar o cenário e gerenciar riscos é fundamental para a sobrevivência das empresas e requer do empreendedor, além de resiliência e capacidade para buscar e/ou aproveitar oportunidades, curiosidade para descobrir novos conhecimentos, olhar cuidadosamente custos e processos, demonstrar abertura para a cultura digital e ter persistência para procurar alternativas.

Adversidades sempre irão existir, mas o comportamento do empreendedor pode mudar o rumo de como enfrentá-las e superá-las. O Portal Sebrae é uma escola de negócios com muitos conteúdos importantes para ampliar os horizontes do empreendedor. Acesse e aproveite para fazer os nossos cursos!

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