Empreender é sempre um ato de coragem, mas quando ele acontece depois da maternidade, pode ser ainda mais desafiador
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Conciliar carreira e maternidade costuma ser um grande desafio para muitas mulheres. A chegada de um filho traz desafios e mexe com emoções tão intensas que tudo parece estar meio fora do lugar.
Existem algumas mulheres que contam com ajuda dos parceiros, ou que têm rede de apoio de familiares ou amigos, mas, mesmo assim, as atividades são inúmeras e os afazeres parecem não ter fim, especialmente quando é chegada a hora do retorno ao trabalho. Mas, de outro lado, tem aquelas mulheres que precisam, desde o início, dar conta de tudo sozinha – quer seja por escolha própria ou por falta de opção.
Em meio ao turbilhão de emoções e afazeres, muitas mulheres optam por dar uma pausa na carreira, especialmente aquelas que atuam no mercado formal. Assim, decidem percorrer outros caminhos profissionais e um deles é a criação de um negócio próprio.
Mas, como conciliar o empreendedorismo com a rotina de cuidados com o bebê, além dos papéis de esposa, filha, estudante, dona de casa, dentre muitos outros?
Desafios do empreendedorismo materno
A gestão de qualquer negócio é uma tarefa que exige esforço e dedicação, mas quando se trata do próprio negócio, essa atividade se torna ainda mais desafiadora.
No Brasil, as mulheres têm optado cada vez mais por esse caminho profissional, sobretudo após a chegada dos filhos. De acordo com um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020 – que é o principal estudo sobre empreendedorismo mundial – cerca de 55,5% dos novos negócios nascidos nesse período, no Brasil, foram fundados por mulheres. Ainda segundo o GEM, as mulheres representam 46% das atuais empresas com até 3 anos de atividades.
A verdade também é que, mesmo sabendo dos desafios e dificuldades, muitas mulheres optam pelo empreendedorismo depois da maternidade como forma de suprir as necessidades financeiras da família e para se resguardar de uma possível demissão, muito comum após o retorno da licença maternidade nas empresas.
Para começar o seu novo negócio, algumas decidem colocar antigos projetos em prática, outras aproveitam a bagagem profissional como ponto de partida para modelar o negócio próprio. Mas, o grande objetivo dessas mulheres é trabalhar em um formato que permita mais flexibilidade para se dedicar também às necessidades do bebê.
Mas, quais os principais desafios que essas mulheres e mães terão que lidar? Abaixo, listamos alguns deles:
- Gestão do tempo
O tempo é o mais preciso e democrático recurso que existe, porque é igual para todos. Por isso, gerenciá-lo é importante, mas, no caso de quem empreende, se torna simplesmente crucial.
Se forem consideradas as demandas da maternidade somadas às profissionais e aos demais papéis que uma mulher desempenha no seu dia a dia (esposa, filha, amiga, etc.), será necessário dividi-las em slots de tempo, lembrando sempre da possibilidade de haver imprevistos.
A gestão da agenda e a não procrastinação das tarefas será fundamental para o sucesso do negócio.
- Rede de apoio
Muitas mulheres não contam com apoio para realizar todas as tarefas do dia a dia. Mas, no caso de quem esteja na situação de empreendimento materno, uma rede de apoio será fatalmente necessária. Se a mãe empreendedora não pode contar com familiares e amigos, ela terá que considerar contratar pessoas que possam auxiliá-la com algumas atividades, tais como: limpeza e cuidados com a casa, babá ou escolinha por meio período para a criança, etc.
- Capacitação técnica
Para as mães que não possuem capacitação técnica em empreendedorismo, será fundamental buscar um curso nesta temática. Algumas áreas que merecem destaque e que devem fazer parte dos conhecimentos da mãe empreendedora:
- Administração;
- Vendas;
- Gestão de pessoas;
- Marketing Digital;
- Finanças;
- Compras;
- Logística.
Por isso, gerenciar o tempo, determinando dias e horários para cada atividade será determinante para que as coisas deem certo.
- Capacidade financeira
Todo negócio precisa de investimento financeiro. Por mais que alguns custos sejam otimizados, ainda assim será preciso ter algum recurso. Mesmo um negócio que funcione em home office gera despesas, porque investimentos serão sempre necessários.
Por onde começar?
Por mais simples que seja um negócio, ele deve ser bem planejado, para que as suas chances de sucesso sejam aumentadas.
Assim, o ponto de partida para investir em um negócio próprio é o planejamento. Elaborar o plano de negócios vai ajudar a ter uma noção exata dos esforços necessários, assim como a expectativa de retorno.
Alguns itens que devem ser considerados:
- Plano de negócios
Esse documento é essencial para orientar as decisões não apenas no começo, mas durante um período depois que a empresa estiver faturando.
Ele funciona como um mapa contendo orientações essenciais para quem administra um negócio. Ele também será fundamental para que avaliar se a ideia da empresa é viável ou não.
- Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental para a identificação do público alvo, além de ajudar no entendimento das soluções que ele precisa. De acordo com essas informações, o produto ou serviço será moldado, de maneira a se tornar a melhor opção para “resolver” o problema dos clientes.
- Análise da concorrência
Nenhum negócio é tão inovador que não tenha concorrência. Analisar a concorrência é observar o que os concorrentes vêm fazendo, buscando lacunas e oportunidades. Não é uma ação que visa copiar as estratégias, mas observar aquilo que a empresa poderá fazer melhor.
- Definição de metas
Todo negócio precisa de indicadores e metas de desempenho para medir os seus resultados. Sem isso, será impossível saber se as ações estão gerando os resultados desejados e, mais do que isso, será impossível criar plano de melhorias. Então, é preciso ter coerência na definição das metas. Identifique metas para vendas, crescimento, custos, etc. De acordo com as metas traçadas, estabeleça planos de trabalho para que possa atingi-las.
O empreendedorismo materno tem os seus desafios, mas, como tudo na vida, é possível gerar bons resultados, desde que a empreendedora tenha foco, disciplina, muita organização e resiliência.
Além disso, o Sebrae possui o Programa Sebrae Delas, que é voltado para despertar e fortalecer a cultura empreendedora das mulheres, desenvolvendo conteúdos alinhados a gestão do negócio visando alcançar a sua maturidade e o seu crescimento. São workshops, capacitações, consultorias e muito networking para apoiar as mulheres empreendedoras.
Fonte: https://open.spotify.com/episode/4uNGOAD0c85HzS99eaA9VY?si=258fc474dc394d66&nd=1
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