this is an h1

this is an h2

Tue Oct 11 10:09:55 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Empreendedorismo e sua missão: criar vagas e gerar renda

A importância do empreendedorismo na geração de renda e no fortalecimento da economia brasileira.

· Atualizado em 11/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As transformações no mercado de trabalho, assim como em outros setores, ocorrem a uma velocidade que não permite retrocessos e são provocadas, principalmente, pela evolução nas tecnologias de informação, como a IA (Inteligência Artificial), a biotecnologia, o uso de robôs e algoritmos, blockchain, RA (Realidade Aumentada), entre outras. A revolução é silenciosa e ainda pouco visível, mas pesquisas indicam que mais de 50% das atividades profissionais que existem hoje podem ser substituídas e desaparecerão nos próximos anos.

Paralelamente a isso, muitas mudanças no modelo de trabalho também estão ocorrendo. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) pesquisa anual realizada pelo IBGE e tratados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas) indicam que os pequenos negócios foram responsáveis por 67% da criação de vagas formais no Brasil (fevereiro 2022). Ainda, uma pesquisa realizada pelo Sebrae, Atlas dos Pequenos Negócios, traz a informação, com base em 2022, de que os pequenos negócios geram uma renda mensal de R$ 35 bilhões, o que representa atualmente R$ 420 bilhões por ano. Os dados apontam também que o Brasil terminou 2021 com 29,8 milhões de donos de empresas, dos quais 7,2 milhões são micro e pequenos empreendedores.

Nesse contexto, o empreendedorismo se transforma em uma solução viável e permanente para a geração de renda dos trabalhadores brasileiros, principalmente para aqueles que um dia tiveram a carteira assinada. Seja pelo desejo de empreender, seja pela necessidade, o empreendedorismo se torna um caminho para o sustento de famílias no Brasil. “Isso se deve, em grande parte, ao papel desempenhado pelos pequenos negócios. Mais uma vez, são as micro e pequenas empresas que movem a economia brasileira, respondendo pela maior parte da geração de empregos”, diz em nota o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Mas empreender exige algumas habilidades, como liderança, resiliência, persistência, comprometimento e disponibilidade para correr riscos calculados. Mais que isso: empreender requer capacitação e qualificação para inovar, criar e gerir. Nesse sentido, o Sebrae tem atuado fortemente no estímulo não só à criação de novas empresas, mas também apoiando o fortalecimento e o crescimento sustentado, atuando prioritariamente com as micro e pequenas empresas.

Conhecedor da força do empreendedorismo como uma alternativa rentável para ajudar o restabelecimento da economia brasileira, o Sebrae preparou dois cursos EaD, que você pode realizar clicando nos links a seguir: Bora empreender e Aprender a empreender. Se você precisar de orientações, consultoria ou de outros serviços do Sebrae, ligue para o 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?