this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 08:20:21 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedorismo feminino: cases de e-commerce de sucesso

Mulheres representam a maior fatia de empreendedores no Brasil, inclusive no e-commerce, o que só reforça a força do empreendedorismo feminino.

· Atualizado em 27/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ser empreendedor é um desafio. Ser empreendedor e ter sucesso é mais desafiador ainda. Agora, multiplique isso pelo menos por dois quando se trata de empreendedorismo feminino! Sim, porque, normalmente, mulheres empreendedoras são também mães, esposas, chefes de família, e acabam tendo que se desdobrar no atendimento de várias tarefas. É a tão conhecida dupla jornada.

Não bastasse isso, muitas vezes, as mulheres empreendedoras precisam lidar com a desconfiança e o preconceito do mercado, além das dificuldades para o acesso ao crédito, somente para apontar alguns dos entraves que o universo feminino precisa enfrentar, mas isso não tem sido motivo para intimidá-las: números mostram que as mulheres empreendem cada vez mais e, no e-commerce, elas lideram totalmente!

Empreendedorismo feminino e o mercado digital

Dados do índice MCC-ENET (indicador de consumo) apontam que as vendas on-line cresceram 48,4% de 2020 para 2021, mostrando um avanço no comércio eletrônico. Já um estudo da Nuvemshop atesta que até 60% das mais de 75 mil lojas apuradas são administradas por mulheres. Muitas mulheres, inclusive, começam empreendendo com uma loja virtual para depois abrir a loja física.

Um estudo realizado pela Data Nubank, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Sebrae apurou que as empreendedoras também são as responsáveis por realizar a maioria das vendas on-line: 75% do faturamento do e-commerce hoje é proveniente de vendas via redes sociais, aplicativos ou internet no geral de lojas virtuais comandadas por mulheres, contra 15% dos homens no total.

Por isso, o Sebrae traz como inspiração para você que quer abrir o seu negócio alguns cases de sucesso do empreendedorismo feminino no mundo virtual.

  • Multilaser: Mariane Araújo comanda o setor de e-commerce dessa empresa, que é uma das maiores lojas virtuais no segmento de eletrônicos e informática no país. Ela foi a responsável por expandir os produtos da marca em diversos marketplaces.
  • Tudo para Decorar: Carol Pitarelli é diretora comercial de uma empresa que comercializa uma variedade extensa de móveis e artigos de decoração para casa e escritório há mais de quarenta anos. Recentemente, a marca aderiu ao e-commerce, e o sucesso foi tanto que novos produtos acabaram sendo incorporados.
  • AJ Imports: Karen é a gerente de e-commerce da empresa, que tem no canal digital o principal meio de venda. A marca trabalha com produtos para casa, móveis e decoração.
  • Magalu: Luiza Trajano é dona da rede de lojas Magazine Luiza, empresária conhecida por incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. Ela foi uma das pioneiras no varejo digital e na aplicação do conceito de omnichannel na prática. Hoje, ela é presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. 
  • Instituto Beleza Natural: a maior rede especializada em cabelos crespos e ondulados do Brasil foi fundada por Zica Assis. Lá, 90% dos empregados são mulheres, e a empresa, que tem mais de mil funcionários, também está presente no e-commerce.
  • Boca Rosa Beauty: a empresa nasceu do empreendedorismo da influenciadora digital Bianca Andrade, que, de blogueira, passou para youtuber, e depois criou sua própria marca na linha de cosméticos, hoje, com um faturamento considerável.

Quer saber mais sobre o empreendedorismo feminino e sobre como as mulheres estão liderando o mercado e se empoderando? Conheça o Sebrae Delas e inspire-se!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?