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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedorismo Jovem

Para jovens que queiram empreender, o exemplo de Nicolas é inspirador e quebra o paradigmas.

· Atualizado em 16/05/2023
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De acordo com dados do IBGE 2022, o desemprego de jovens no Brasil, na faixa etária de 18 a 24 anos, é de 19,3%. Um valor acima da média mundial que ficou em torno de 14,9% naquele mesmo ano.

Este fato resulta em muitos prejuízos para a sociedade como um todo, pois a dificuldade de entrada da população de jovens no mercado de trabalho além de inibir o aparecimento de talentos, de mentes criativas que podem contribuir para o crescimento de inovação no país. Também gera desesperança, aumenta a incidência de depressão entre jovens e acaba sendo um fator que contribui para o crescimento do número de jovens envolvidos com drogas devido à falta de perspectiva e oportunidade.

Para a economia de qualquer país, é fundamental não apenas desenvolver políticas públicas voltadas a talentos, mas também fazer o empresariado entender a necessidade de promover investimentos em estratégias de criação de postos de trabalho para jovens.

A Citi Foundation, uma das fundações que apoia e incentiva o aumento da empregabilidade de jovens em todo o mundo, principalmente os vulneráveis e de baixa renda, produziu um estudo global no qual analisou o que 35 cidades ao redor do mundo estão fazendo em prol do aumento da empregabilidade de jovens.

Dois aspectos chamam a atenção neste estudo. O primeiro é o fato de que as pessoas entre 18 e 25 anos, na América Latina, foram as que demonstraram um maior otimismo em relação a seu futuro econômico. São Paulo ficou em nona posição neste ranking, enquanto Lima, no Peru, é a cidade onde os jovens são mais positivos, ocupando o primeiro lugar. O segundo aspecto é que os jovens latino-americanos são os que apresentaram mais disponibilidade para se mudar, sendo que São Paulo ocupa o primeiro lugar em migração.

A Citi Foundation, uma referência importante, oferece uma série de programas voltados à inclusão financeira de jovens e à promoção de oportunidades de trabalho.

Uma das saídas que muitos jovens estão encontrando para criar autonomia financeira e serem protagonistas de suas vidas profissionais é o empreendedorismo. Percebe-se uma tendência mundial em relação ao aumento do número de jovens empreendedores. A geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2015, já está sendo considerada uma das mais disruptivas neste sentido, uma das que mais contribuíram com mudanças importantes ao empreendedorismo.

Saber identificar uma oportunidade e transformá-la em um negócio lucrativo é uma das características do empreendedor. Isto foi o que aconteceu com Nicolas Cabral, um jovem que descobriu sua habilidade aos 14 anos e a transformou na sua fonte de renda. Nicolas é marceneiro e, desde os 14 anos, apaixonado por ferramentas, começou a comprar suas primeiras ferramentas.  Desta maneira, a partir de um hobby cultivou uma habilidade artesanal que virou uma empresa.

A marcenaria artesanal foi o caminho encontrado por ele para empreender. O artesanato é um segmento bastante propício e atraente para iniciar a empreender, porque um dos maiores investimentos é em conhecimento e em desenvolvimento de habilidades para domínio de uma técnica. Assim, para começar a movimentar o negócio, a confecção dos primeiros produtos não fica dependente de grandes investimentos nem tampouco da contratação de muitas pessoas para viabilizar a entrada no mercado. É possível fazer de maneira menos onerosa o teste de um produto, assim como testar mercado e identificar mais rapidamente o público-alvo.

O primeiro produto que Nicolas confeccionou foi uma mesa para responder a uma demanda pessoal. Em seguida, por curiosidade, um dos atributos fundamentais também para um empreendedor, se envolveu na fabricação de um produto mais elaborado e que requer outro tipo de conhecimento, além da técnica de marcenaria. Nicolas fabricou um sofá, um produto que envolve tanto o trabalho de marcenaria, quanto o de estofador. 

O sofá foi o primeiro produto que o empreendedor anunciou na internet e se lançou no mercado digital. Foi o primeiro passo dado em relação à conquista de clientes que não necessariamente estavam vinculados à sua rede pessoal de relacionamento. Em seguida, anunciou a mesa que foi o produto que trouxe a confiança necessária, o faturamento de que ele precisava para continuar investindo no negócio e a convicção de que estava no caminho certo.

Do ponto de vista de diferencial de mercado, Nicolas identificou que, embora o mercado de móveis tenha muitos concorrentes, a maioria investe na produção de móveis em MDF - sigla em inglês Medium Density Fiberboard ou, chapa de fibra de madeira de média densidade. A produção artesanal de peças em madeira maciça é cada vez mais difícil de ser encontrada. Assim, ele percebeu que este é um nicho de mercado dentro do segmento de móveis no qual pode se destacar mais facilmente e ter uma concorrência menor.

Um dos principais desafios deste mercado é produzir peças que tenham um bom design aliado a um bom acabamento para se atingir um padrão de cliente com maior poder aquisitivo que tenha condições de adquirir peças com maior valor agregado. Além disso, o perfil de cliente que valoriza este tipo de produto está em busca de peças mais exclusivas, como são as que resultam de um trabalho feito à mão.

Um dos gargalos deste tipo de segmento é a dificuldade de aumentar a escala de produção mensal, sem comprometer a qualidade do produto. Para isto é necessário investir em treinamento, capacitando mão de obra e implantar processos eficazes de controle de qualidade de produção. Esta fase de crescimento do negócio deve ser muito bem planejada para não comprometer a qualidade associada à marca, um dos principais ativos a serem conquistados por qualquer marca que se posicione de maneira diferenciada e que opte por ofertar ao mercado produtos com maior valor agregado.

A comunicação clara com o cliente também é um fator muito importante para conseguir se posicionar corretamente no mercado. Assim, uma das estratégias corretamente utilizadas por Nicolas e que serve de lição para empreendedores que queiram atuar neste segmento é fazer um projeto e apresentar para o cliente aprovar antes de executá-lo. Assim, a execução do produto customizado, se dá após o cliente ter visualizado como ficará o produto.

Para jovens que queiram empreender, o exemplo de Nicolas é inspirador e quebra o paradigma de que jovens não têm credibilidade no mercado. A persistência, o profissionalismo e a competência de Nicolas têm rompido as barreiras que supostamente poderiam dificultar o seu percurso como empreendedor. Ele já conquistou a confiança dos fornecedores; e com os clientes que ainda se mostram inseguros em apostar no profissionalismo de um jovem, a clareza na comunicação e o cumprimento com tudo que foi acordado, sem atraso de prazos e a entrega do produto da maneira como foi prometida para o cliente, são os principais fatores para a conquista de confiança.

O Sebrae é um aliado que pode ajudar os jovens empreendedores a compreenderem seu mercado de atuação, bem como ajudar no aprimoramento de estratégias e na elaboração de um Plano de Negócio, que é um instrumento eficiente para prever e minimizar riscos que podem surgir.

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