this is an h1

this is an h2

Sun Jun 11 02:39:48 BRT 2023
Empreendedorismo | COLABORAÇÃO
Empreendedorismo: protagonismo sem individualismo

Empreender não deve ser um ato solitário, muito pelo contrário. O networking é fundamental para o sucesso nos negócios.

· Atualizado em 11/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Às vezes algumas pessoas sonham em ser empreendedoras para serem “donas do seu tempo”, terem tudo “em suas mãos” e todos “sob o seu comando”. Mas, a realidade se mostra bem diferente e para prosperar nos negócios é necessário ter empatia, humildade e sobretudo, saber trabalhar e gerir equipes.

No ambiente empresarial, cabe, sim, ao empreendedor, como protagonista do seu negócio, estabelecer regras gerais para que a sua empresa possa alcançar os objetivos desejados. Para isso, ele deve ter características como proatividade, liderança, autocrítica e muito senso de justiça.

O empreendedor deve ter a visão macro do caminho a ser seguido, por meio de um planejamento e avaliando todos os elementos. Contudo, o protagonismo do empreendedor nunca deve se transformar em individualismo, pois, para qualquer negócio prosperar, serão sempre necessárias outras pessoas – colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes etc.

Um empresário individualista só pensa no alcance do sucesso do seu negócio, sobrepondo seus valores individuais em detrimento dos valores de sua equipe, ou seja, vive em busca incansável pelo que deseja, independentemente dos objetivos individuais dos membros de sua equipe.

O efeito disso é que, em pouco tempo, sem a interação e motivação necessárias a uma equipe de elevado desempenho, a performance começa a diminuir e os resultados não aparecem, crescendo na empresa um clima de descontentamento, competição e rivalidade.

Mas, um empreendedor pode e deve estar focado nos objetivos do negócio, porém sem abrir mão do capital humano, que é o combustível de qualquer empresa.

Algumas características de um empreendedor protagonista:

  • proatividade: ter iniciativa em busca de oportunidades e antecipar-se aos acontecimentos;
  • mindfulness:é estar em sintonia com o que acontece à sua volta em estado mental de concentração. É o alinhamento com as pessoas e, além disso, efetuar uma leitura correta do ambiente de negócios;
  • aprendizado constante: o conhecimento permite a atualização e deve ser um processo contínuo (aprender e desenvolver-se sempre);
  • empatia: estabelecer vínculos fortes, construídos pela capacidade de enxergar e interagir com outras pessoas. É a capacidade de sentir e entender como o outro se sente;
  • atitude: é uma das principais caraterísticas do empreendedor protagonista. É fazer as coisas acontecerem, transformando ideias em ações concretas;
  • audácia: ousadia para superar limites, aproveitar oportunidades e correr riscos calculados;
  • significado: ter um propósito e sentido em suas ações, com paixão pelo que faz. Assim, é possível dar motivação à equipe;
  • ter responsabilidades: agir com postura ética e integridade, assumindo as consequências dos seus atos e omissões. O protagonismo também pressupõe que o empreendedor seja líder, exemplo e referência;
  • inovação: deve ser uma prática constante e sistemática.

Seja sempre o protagonista do seu negócio e do seu mercado, mas lembre-se sempre das pessoas que o ajudam a construir os seus sonhos.

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal YT Sebrae: https://www.youtube.com/watch?v=82TBwiKN1no

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?