this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 02:24:11 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreender com pouco dinheiro exige planejamento eficiente

Confira algumas dicas para empreender com sucesso, mesmo com pouca disponibilidade de dinheiro.

· 28/02/2023 · Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ter muito dinheiro em caixa nem sempre é condição fundamental para empreender um novo negócio ou mesmo para fazer uma empresa crescer. A falta de recursos é um dos principais desafios para o empreendedorismo, afinal, os recursos financeiros para negócios iniciantes e microempresas podem ser escassos. Apesar das dificuldades, empreender com pouco dinheiro não é impossível, desde que o empresário invista em um planejamento eficiente.

 

Administração eficiente 

Se você decidiu empreender com pouco dinheiro em caixa, é hora de administrar seus custos de forma eficiente. Dessa forma, a pouca disponibilidade de recursos pode transformar-se em oportunidade. Veja como:

1. Controle o que entra e sai de seu caixa

Organize os dados relativos à movimentação do caixa para administrar melhor o seu negócio. Lembre-se que essas informações devem ser utilizadas para ajudar na tomada de decisões, por meio da ferramenta “fluxo de caixa”, que controla todos os recebimentos e pagamentos em um determinado período, com o objetivo de manter o saldo bancário positivo, acima de tudo, evitando prejuízos e garantindo a gestão a curto, médio e longo prazo.

2. Tenha atenção às vendas diárias

Manter o controle de vendas atualizado diariamente é essencial não só para o caixa como também para planejar o futuro da empresa.

3. Não “sangre” o caixa da empresa

Os gastos pessoais do dono da empresa precisam estar alinhados às suas necessidades, no entanto, não podem extrapolar o que a empresa pode pagar. Defina seu salário por meio de um pró-labore de acordo com a média que o mercado pagaria pela atividade e responsabilidade a ser executada.

4. Atenção ao estoque

A gestão correta do estoque  depende do equilíbrio entre compras, armazenagem e entregas, com controle das entradas e o consumo de materiais e insumos, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes

5. Atenção aos impostos mensais

Entender o funcionamento da arrecadação tributária é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Informe-se sobre a carga tributária da sua empresa e qual é o atual regime tributário para tecer estratégias de crescimento. Esteja sempre sintonizado com a área contábil em relação a esse tema.

6. Saiba como acompanhar as metas estabelecidas

Todo planejamento de metas a curto, médio e longo prazo precisa de acompanhamento de resultados. Para isso, utilize os indicadores definidos na construção dessas metas e as métricas coletadas, pois vão contribuir para identificar o quanto estão próximas ou distantes de alcançar o sucesso. Lembre-se que o demonstrativo de resultado do exercício (DRE) faz parte deste processo e deve ser acompanhado mensalmente.

Empreender com poucos recursos pode ser um grande desafio, mas, também pode abrir oportunidades para que o empreendedor encontre possíveis “ralos” abertos que trazem dificuldades ao seu caixa. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?