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Sat Feb 25 16:59:52 BRT 2023
Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Empreender é um ato de vontade, mas sobretudo, de planejamento

Iniciar um negócio pode não ser complicado, mas mantê-lo vai requer planejamento, persistência, resiliência e, sobretudo, tempo.

· Atualizado em 25/02/2023
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Empreender é o sonho de muita gente. Seja por oportunidade ou por necessidade, antes de dar os primeiros passos, é importante que o futuro empreendedor tenha a maior consciência possível dos desafios e da dedicação necessária ao sucesso de qualquer negócio.

Isso envolve planejamento, investimento, estudos de mercado e diversos fatores que são decisivos para a prosperidade.

Qualquer pessoa pode começar a empreender, pois existem inúmeras possibilidades de negócios de todos os tamanhos e segmentos. Para iniciar essa jornada, é necessário:

  • Uma oportunidade de mercado;
  • Uma boa ideia;
  • Um plano de negócios;
  • Capital inicial de acordo com o tamanho da empresa;
  • Muito foco, paciência e determinação para seguir em frente.

Esses elementos podem ser mais simples ou mais complexos, dependendo do seu objetivo com o empreendedorismo. Hoje, é possível começar um negócio individual em casa com o mínimo de investimento, por exemplo.

Além disso, o comércio eletrônico está cheio de oportunidades e não para de crescer. Para empreender nessa área, basta abrir uma loja virtual e saber o que vender para ganhar dinheiro na internet.

A seguir, algumas sugestões de como iniciar um negócio com mais segurança e chances de sucesso:

  1. Estude: há diversos cursos gratuitos para empreendedores

Comece por cursos básicos de empreendedorismo, depois vá para estratégia e plano de negócios, inovação, vendas e marketing (inclusive digital). Avalie também cursos técnicos específicos de acordo com sua especialização ou ideia de negócio. Ao estudar, anote suas dúvidas e monte um questionário para as conversas com especialistas.

O Sebrae possui alguns que poderão lhe ajudar:

  1. Converse com empreendedores estabelecidos 

Empreendedores normalmente são muito acessíveis para compartilhar suas histórias e aprendizados. Vasculhe na sua lista de amigos (e também de amigos de amigos) e certamente irá conseguir agendar algumas conversas.

Uma vez com o empreendedor, escute atentamente a história de cada um e tente identificar pontos em comum. Não deixe de perguntar sobre os principais acertos e também sobre os erros e saiba distinguir o que se adequa à sua situação. As mesmas dicas valem para especialistas no tema e professores.

  1. Encontre uma oportunidade

Basicamente, você precisa encontrar uma “brecha” para entrar na competição, que pode ser:

  • Uma demanda por um produto ou serviço que ainda não existe no mercado;
  • Uma necessidade do consumidor que não é totalmente satisfeita pelas empresas do segmento, seja em termos de qualidade da solução, atendimento, experiência de compra, entre outros fatores;
  • Uma oportunidade de oferecer produtos e serviços complementares ou substitutos a soluções já existentes.
  1. Conheça a persona

Se você já tem claro a sua ideia de negócio, precisa saber se há demanda para ela. Veja bem, de nada adianta ter um conceito ultra inovador, mas impossível dos clientes se interessarem.

Para entender a demanda, você deve realizar pesquisas de mercado para saber se as pessoas vão comprar o produto. Isso pode ser feito no “boca a boca”, com amigos e familiares, mas há maneiras mais profissionais para isso, com empresas especializadas nessa questão.

Ao fazer essa pesquisa de mercado, o futuro empreendedor sabe também qual o seu público-alvo, ou seja, a persona e como ela se comporta na hora de comprar.

  1. Faça um plano de negócios

Esse documento vai guiar todas as atividades, detalhando cada item necessário para os trabalhos. Com isso, vai apresentar a visão estratégica e financeira do empreendimento, ou seja, abordar os custos estimados e como a empresa vai se organizar.

Abaixo, mostramos alguns pontos desse documento:

  • Estudo de mercado;
  • Descrição do serviço;
  • Modelo de negócios;
  • Nome e área de atuação;
  • Plano financeiro.
  1. Considere contratar uma consultoria especializada

A contratação de serviços de consultoria é a forma mais fácil de conseguir orientação, mas também é mais cara. Portanto, deixe essa alternativa para quando já tiver avançado o máximo que conseguir em termos de planejamento. Ao fazer isso, suas perguntas serão mais assertivas e a consultoria mais produtiva.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CfojOmaMB2j/?utm_source=ig_web_copy_link

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