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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreender na área de Estética

Para empreender e alcançar o sucesso na área de estética, é preciso, além de formação e capacitação, atitudes empreendedoras.

· 17/02/2023 · Atualizado em 24/08/2023
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O mercado de estética é bastante amplo e oferece múltiplas possibilidades de empreender, crescer e ter um bom retorno financeiro. 

Existe um mercado bastante promissor para a atividade de estética. Pesquisa da Opinion Box, realizada em janeiro de 2022, com 2.147 participantes brasileiros, revelou que 41% dos entrevistados fariam ou teriam vontade de fazer um procedimento estético. Além disso, 50% das pessoas relacionam sua aparência à felicidade e 24% já mantêm uma rotina de cuidados com a pele.

A regulamentação da profissão de esteticista, se deu por meio da Lei 13.643/18, que definiu a sua atuação e atribuições e, ainda, a obrigatoriedade de formação acadêmica para atuar profissionalmente como esteticista. Para quem pretende empreender, recomendamos que o profissional se formalize e, caso queira abrir uma empresa, pesquise o mercado e a melhor forma para abrir o seu negócio e atuar de forma legal. Para isso, deve buscar um contador qualificado e orientação do Sebrae e outras associações do segmento de estética.   

O profissional da estética pode atuar em centros de estética e em diversos outros locais, como salões de beleza, spas, academias, hotéis etc. Pode também atuar de forma autônoma e abrir o seu próprio negócio.

Segundo Márcia Larica, presidente da Anesco (Associação Nacional de Esteticistas e Cosmetólogos), a associação pode ajudar os profissionais de estética em sua atuação profissional, uma vez que ela representa a categoria junto aos órgãos governamentais, congressos e simpósios e junto às instituições de ensino superior por todo o país, orientando os profissionais e zelando sempre pela ética e transparência, com a finalidade de defender sempre o interesse de toda a classe de esteticistas.

No quesito dos serviços oferecidos, existem diversas opções, desde atividades de embelezamento mais simples, nas quais não é requerida uma formação superior, até procedimentos estéticos mais complexos que podem ser realizados apenas por profissionais com formação superior e que são geralmente oferecidos por clínicas estéticas especializadas.

Deve-se atender os regulamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e as boas práticas de  biossegurança, além das leis estaduais, municipais e federais.

A área de estética exige também outros cuidados como um olhar humanizado para as pessoas, inovação e tecnologia, eficiência, segurança e qualidade e atenção à boa gestão do seu empreendimento e da sua carreira.

Dr Hugo Turovelzky, profissional renomado no setor, diz que muito mais do que atuar na aparência, a área de estética cuida das pessoas. Os benefícios de tratamentos estéticos geram reflexos não só no aspecto físico, mas também trabalham o lado emocional e trazem mudanças na autoestima. 

Edna Onodera, fundadora de uma das redes de franquias mais conhecidas do país, sempre esteve muito à frente do seu tempo e acreditou que a alta tecnologia viria com força. Além disso, sua trajetória mostra alguns pontos importantes em uma empresa de estética como: a importância da inovação e qualidade, o bom relacionamento com os clientes, um trabalho em equipe motivador e produtivo, a eficiência e segurança dos tratamentos oferecidos e a necessidade de um modelo de gestão e controle viável e replicável em todas as unidades.

A consultora Giovana Quini, mentora de profissionais, diz que quem deseja obter sucesso na área de estética deve se enxergar como uma empresa e quem quer empreender na área de estética tem que olhar para a sua atividade como um negócio que só se tornará lucrativo se tiver gestão. Ela diz que o segredo para se tornar uma esteticista bem-sucedida é aprender a fazer a gestão de seu negócio, conhecer e aplicar as ferramentas certas, e que isso não significa que você vai precisar fazer tudo sozinha, mas que precisa dominar ferramentas de gestão para se diferenciar dos seus concorrentes.

Felipe Abrahão, professor e especialista em gestão de estética e saúde, diz que a gestão é uma ciência de organização e essencial para a saúde e vida da empresa, um cuidado especial e necessário todos os dias. Por isso, você, da área da estética, deve ter atenção em relação à gestão financeira e aplicar ferramentas de controle como: planejamento orçamentário, fluxo de caixa e retorno sobre o investimento. 

Saiba mais sobre Tendências e Perspectivas do mercado de estética e spas no Brasil no artigo e vídeo com Gustavo Albanesi, CEO do Grupo Buddha Spa e Presidente da Abes Brasil (Associação Brasileira de Estética e Spas).

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