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Tue Apr 18 14:07:03 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Empreender na indústria de alimentos traz riscos e oportunidades

Negócios com alimentos apresentam riscos, mas também é um dos setores mais promissores da economia brasileira com muitas oportunidades para empreender.

· Atualizado em 17/04/2023
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A indústria de alimentos é um dos setores mais promissores da economia brasileira, com altas taxas de abertura de pequenas empresas de alimentos e bebidas, segundo levantamento do Sebrae.

Afinal de contas, diferente da moda e de outros setores de consumo supérfluo, as pessoas sempre precisarão consumir alimentos. Entretanto, isso não significa que investir em uma empresa para a produção de alimentos seja um caminho sem riscos.

Alguns setores da indústria de alimentos estão sujeitos a sazonalidade e por isso é preciso contar que haverá épocas de “vacas magras” no negócio. É o caso, por exemplo, de sorveterias, que costumam “bombar” no verão, mas ficam quase sem movimento no inverno.

Cenários econômicos também influenciam, pois produtos mais caros podem encalhar em prateleiras em épocas recessivas.

Outro fator que pode atrapalhar o negócio é uma possível mudança de regras sanitárias, como a proibição total de óleos e gorduras parcialmente hidrogenadas (gorduras trans) em alimentos, que passou a valer a partir de janeiro de 2023. 

Hoje, o setor de alimentos é um dos mais importantes da economia brasileira, pois emprega perto de 20% dos trabalhadores das indústrias e registrou um crescimento de 16,9% em seu faturamento em 2021 em relação ao ano anterior, com uma receita de R$ 922,6 bilhões, resultado que representa 10,6% do PIB nacional. 

Mas investir é sempre assumir um risco e, apesar de o setor de alimentos ser uma boa opção, não está descartada uma eventual quebra.  

Muitos empreendedores iniciam um negócio sem considerar todos os fatores em jogo – como o perfil dos clientes, a concorrência e os possíveis fornecedores – e acabam “dando com os burros n’água”.

O desconhecimento de regras de proteção para os colaboradores pode causar um acidente e isso pode prejudicar muito a empresa em termos de multas e indenizações.  

Outro risco é a falta de cultura empreendedora. Muitos investidores reclamam da falta de incentivos do governo e da escassez de apoios e parcerias.

Frequentemente, a ideia é que vão fazer um volume X de produtos e ganhar Y, mas se esquecem de considerar que há impostos a pagar, fornecedores que precisam garantir fluxo contínuo para os insumos etc. Então, chega uma hora em que não conseguem mais tocar o negócio dos seus sonhos no mundo real. 

Apesar de tudo, as dificuldades não são motivos para desanimar. Uma vez superados esses desafios, as possibilidades na indústria de alimentos são enormes, pois trata-se de um mercado promissor que a cada dia tem novidades.

É preciso estar sempre atento ao cenário competitivo e encontrar formas de se adequar a ele. Um exemplo é a procura de máquinas e equipamentos que possam incrementar a produção.

Também é importante acompanhar o surgimento de novas tendências, como acontece hoje com o aumento da demanda de refeições por delivery e, consequentemente, o avanço das dark kitchens, que processam alimentos apenas para entrega.  

Um lance importante é que as oportunidades devem aumentar nos próximos anos, com o desafio de produzir alimentos dentro de uma agenda sustentável, com bom uso dos recursos naturais.

É bom também ter em conta que cresce a cada dia a procura por alimentos saudáveis e, com isso, nascem novos nichos promissores – como “carnes” vegetais, produtos para necessidades específicas (como diabéticos e celíacos), refeições prontas para dietas especiais etc. 

Para aumentar as chances de sucesso, o empreendedor deve adotar algumas estratégias para manter a sua empresa bem posicionada neste mercado. É bom criar promoções constantemente para atrair os clientes.

Eles são fisgados pela promoção, mas frequentemente compram outros itens ao visitar a loja. Aliás, um e-commerce, ou loja virtual, é fundamental nos dias de hoje e vai ampliar o seu público consumidor. Além isso, é fundamental investir na comunicação, fazendo a ponte entre sua empresa e seus clientes.  

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para orientar empreendedores que desejam investir no ramo de alimentação. Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.

Leia também:

Empreendedorismo brasileiro: quais são os desafios e as oportunidades 

Entenda a importância da colaboração corporativa nos pequenos negócios

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