this is an h1

this is an h2

Mon Apr 10 19:28:20 BRT 2023
Organização | QUALIDADE
Entenda a importância do controle de qualidade industrial nas IBTs

IBTs necessitam de um processo de controle de qualidade industrial bem definido, que permita identificar e corrigir erros de forma mais assertiva.

· Atualizado em 10/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O controle de qualidade industrial nas Indústrias de Base Tecnológica (IBTs) é fundamental para garantir a excelência dos produtos que vão para o mercado. Com um processo de controle de qualidade bem definido, quando algo vai mal, os erros são facilmente identificados e corrigidos. Ao passo que, quando não existe esta preocupação, os erros podem passar despercebidos na indústria e só aparecer quando já estão nas mãos do consumidor.  

Tal resultado certamente vai gerar prejuízos para as empresas. Muitas vezes, será preciso fazer recall (quando os erros são graves e oferecem risco à vida humana), devoluções e manutenção no tempo de garantia, o que gera custos desnecessários. Outra consequência é o seu produto funcionando com qualidade inferior, o que pode afetar a credibilidade e o futuro da marca.  

O que é controle de qualidade industrial 

Controle de qualidade industrial é um sistema adotado para mensurar a qualidade dos serviços e produtos fabricados por uma empresa. A base para estabelecer esse sistema são sempre parâmetros técnicos previamente estabelecidos.  

Tal processo identifica defeitos, erros e falhas no produto, impedindo que isso chegue até o cliente. A longo prazo, o objetivo é alcançar crescimento e rentabilidade, reduzindo desperdícios. 

O controle de qualidade industrial deve ser adequado às necessidades de cada indústria, considerando o tipo de atividade desempenhada. Não deve ser restrito a apenas um procedimento, mas englobar recursos humanos, materiais e equipe como um todo, sempre com foco na organização da produção para que ela seja mais eficiente.  

Conheça ferramentas de controle de qualidade industrial 

  • Diagrama de Pareto: facilita a visualização das causas mais importantes de um problema. É muito utilizado para determinar e tratar não conformidades no processo produtivo e identificar pontos a serem aprimorados. 
  • Diagrama de causa e efeito: também conhecido como Espinha de Peixe e Diagrama de Ishikawa, permite identificar, classificar e manifestar possíveis causas de problemas, apontando a solução considerada ideal. 
  • Fluxograma: é uma ferramenta de planejamento voltada para a identificação do melhor fluxo a ser percorrido ao longo do processo produtivo. Sua vantagem é trazer símbolos e gráficos que permitem uma visualização mais clara das etapas. 

Quais são os benefícios do controle de qualidade industrial? 

Os benefícios do controle de qualidade industrial são sentidos em diferentes aspectos, entre eles:  

  • Consistência dos produtos, permitindo que a empresa mantenha o padrão de excelência estabelecido em cada produção concluída;  
  • Melhor desempenho, com redução de retrabalho e consequente aumento da produtividade;  
  • Com o aumento da produtividade da equipe como um todo, não será preciso consumir mais tempo para consertar problemas de um lote defeituoso; 
  • Satisfação do cliente, que sempre vai receber um produto de qualidade;
  • Fortalecimento da marca, que ganha relevância no mercado em consequência da satisfação dos clientes.  

Não deixe para depois os erros que podem ser corrigidos hoje. Sem controle de qualidade industrial, sua empresa corre o risco de entregar produtos que deixam a desejar, o que causará a perda de clientes. Invista em conhecimento e implemente um programa efetivo de qualidade no seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?