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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Esmalterias: oportunidade diferenciada para empreender

Esse nicho de mercado deve ser bem planejado. Para se destacar, é preciso especialização, inovação e conhecimento das novas tendências e serviços. Confira!

· 14/06/2022 · Atualizado em 29/06/2022
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Há muito potencial no mercado de beleza e estética, o que pode gerar negócios tanto na indústria como no comércio e também na prestação de serviços relacionados aos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Neste conteúdo, falaremos especialmente das esmalterias como uma oportunidade de negócio rentável. E sabe por quê? Porque o Brasil é, nada mais, nada menos, do que o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos.

Esmalteria, o que é?

A esmalteria é um espaço de beleza cujo foco está nos serviços de manicure, pedicure e de produtos ligados a esmaltes.  Por isto, dizemos que é um negócio voltado a um nicho de mercado, ou seja, tem um público exclusivo.

Por que abrir uma esmalteria?

Muitos empreendedores se perguntam se vale a pena abrir uma esmalteria e se há público para este tipo de negócio. 

Para saber isso, uma boa avaliação do negócio vai te ajudar a decidir como você vai posicioná-lo. Por exemplo, você pode posicioná-lo como um negócio pequeno, com poucos profissionais, fazendo o básico e competindo diretamente com os salões de beleza; ou um lugar mais sofisticado, com especialização e inovação nos serviços, onde se pode pensar em um tíquete médio mais alto, que traga uma rentabilidade maior.

Deve-se também fazer um planejamento para avaliar se vale a pena abrir o negócio e quais os desafios e oportunidades que ele oferece. Assim, primeiramente, é preciso fazer um Plano de Negócios ou um Canva para avaliar se ele vale a pena para você, empreendedor.

O Sebrae Canvas, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para criar o seu modelo de negócios, tornar o seu projeto mais visual e tirar as suas ideias do papel!

Mas, vamos lá, quais seriam os motivos que levam o consumidor a preferir uma esmalteria ao salão de beleza?

O público que procura uma esmalteria busca por:

  • Especialização.
  • Inovação. 
  • Bem-estar. 
  • Esmaltes diferenciados e técnicas como “nail art”, que é uma forma mais artística de embelezar as unhas. 

Além disso, muitos consumidores querem simplesmente não precisar ouvir o ruído de secadores, ficar expostos a odores de tintura ou estar em um espaço onde haja muita movimentação de clientes e profissionais dentro do estabelecimento. Outros querem ir a um espaço dedicado, um local onde encontrem profissionais especializados em unhas e que conheçam melhor as novas tendências de mercado, eles desejam algo diferente, novas técnicas e até mesmo serviços mais sofisticados. E, ainda, há aqueçes que, além de buscar cores, desenhos, adesivos e outros atributos diferenciados, querem serviços diferenciados como: unhas de gel, acrigel e fibra de seda.

Serviços básicos

Se engana quem pensa que em uma esmalteria apenas se oferece o serviço de manicure e pedicure. Há muito potencial de serviços a oferecer.

Plano de negócios para a abertura da esmalteria

É com o auxílio do plano de negócios que você analisará a viabilidade da criação e tomará as decisões certas para se tornar um empreendedor bem-sucedido.

Dicas de plano de negócio

Você deve ter um plano de negócio que responda a essas questões:

  • Quanto custa montar o negócio?
  • Qual seu propósito? Para se abrir um negócio tem que se pensar se o negócio é viável em termos de mercado e no âmbito pessoal de quem vai empreender.

Além disso, é necessário saber:

  • Qual o capital de giro necessário à operação?
  • Qual o valor a ser cobrado por cada serviço ou produto?
  • Qual o ponto de equilíbrio?
  • Qual a estimativa de lucro?
  • Qual o prazo de retorno do investimento?


Passo a passo para a abertura

Com o plano de negócios em mãos, chegou a hora de constituir uma empresa e providenciar o que for preciso para abrir as portas. É bom contar com o auxílio de um contador para que tudo seja feito conforme a legislação.

Você precisará ainda:

  • Avaliar o local de abertura: escolher um ponto para a sua esmalteria;
  • Adaptar o ambiente às exigências legais e recomendações sanitárias;
  • Constituir a pessoa jurídica ou a sociedade, caso tenha algum sócio;
  • Definir a tributação mais adequada ao perfil do negócio: MEI, Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real;
  • Obter as licenças obrigatórias exigidas do Estado e Município, como alvará de localização, da Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, dentre outros;
  • Comprar equipamentos;
  • Fazer estoque de produtos e insumos;
  • Conhecer as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor;
  • Selecionar e treinar a equipe.

Depois de tudo pronto, é claro, está na hora de trabalhar a sua marca, de acordo com o melhor design para que sua marca represente os propósitos e valores do seu negócio; e atraia o público que busca por este serviço tão específico, mas também tão necessário para a beleza das unhas dos pés e das mãos.

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