this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 15:15:13 BRT 2023
Empreendedorismo | META
Estabeleça metas para a sua loja de material de construção

Entenda qual a importância das metas e veja como elas podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de vendas de materiais para lojas de construção é muito vasto, então o empreendedor encontrará nele diversas oportunidades de comércio. Esse tipo de estabelecimento pode se classificar como lojas de materiais básicoselétricoshidráulicoshome centers ou lojas de tintas.

Independentemente de qual segmento for escolhido, é muito importante entender a importância do planejamento. O planejamento nas áreas de atendimento, organização e finanças vai otimizar o funcionamento da sua empresa em diversos setores. 

Hoje, o Sebrae quer te explicar como você pode obter resultados incríveis ao estabelecer metas objetivas para a sua loja de material de construção. Vamos lá?

Como definir metas que colaborem com o crescimento da loja?

Para começar a definir o seu plano de metas, você pode seguir um passo a passo simples, mas muito eficaz:

  1. Saiba quais são os seus objetivos

Qual o objetivo da sua loja de construção? Aumentar o número de vendas? Atrair mais clientes? Expandir a sua capacidade de estoque? Fazer uma parceria com construtoras renomadas? Então, a primeira dica é: para descobrir qual o melhor caminho a seguir, saiba aonde quer chegar. Para isso, liste todos os objetivos que pretende alcançar com o seu negócio.

  1. Crie metas

Depois de listar os seus objetivos, chegou a hora de racionalizar o processo com as metas. Estas são o conjunto de ações necessárias para alcançar um determinado objetivo e podem ser definidas pelo prazo de alcance, como: metas de curto, médio e longo prazo.

Vamos supor, por exemplo, que instituir uma parceria com uma construtora seja um dos objetivos da sua loja. Antes de alcançá-lo, você precisará aumentar a sua receita, então aumentar as vendas deve se tornar uma meta. 

Qual o valor de ganhos que a sua empresa precisa ter antes de firmar uma parceria? O aumento de vendas deve ter um foco, no qual o número de vendas te levará ao número de ganhos esperado.

  1. Estabeleça prazos, tarefas e métricas

Entretanto, para atingir as metas definidas, é preciso segmentar ainda mais esse processo. E sabe como você pode fazer isso? Com a distribuição de tarefas. Nessa etapa, os prazos ganham datas, os objetivos se distribuem em diversas tarefas direcionadas e as metas viram números. Para que tudo saia conforme o planejado, crie um cronograma detalhado de atividades por setor.

Veja outro exemplo: se você quer faturar um valor X, defina o número exato de vendas e determine quantas vendas devem ser realizadas por dia para bater a meta daquele mês. 

  1. Coloque o plano em prática

Depois de estudar e organizar todo o processo de metas, chegou a hora de colocar o plano de metas em ação! Esse período é oportuno para realizar os testes iniciais na loja, já que, se tudo correr bem na primeira semana, o empreendedor poderá seguir o cronograma. Ter clareza na organização de objetivos e na definição de metas, prazos e tarefas é imprescindível para obter ótimos resultados.

  1. Acompanhe o processo

A depender dos resultados, altere as metas, prazos ou o que for necessário. Revise o seu plano de metas constantemente e tenha liberdade para optar sempre pelo que for melhor para a sua empresa.

Quais estratégias adotar para favorecer o alcance de metas?

Tenha técnicas de gestão aplicadas à sua empresa que facilitem a divisão de tarefas para cada setor. A organização, o diálogo e os feedbacks são algumas ferramentas que servem de “termômetro” para identificar se a execução do plano de metas está indo bem.

Depois da disposição das atividades, é necessário supervisionar os colaboradores na fase de teste e na fase de ação. Antes mesmo da execução do plano, é importante promover reuniões, treinamentos e capacitações para que os funcionários alcancem as metas da loja.

Não se esqueça de reconhecer o trabalho da equipe e de valorizar os colaboradores de destaque. Para incentivar o alcance de metas, desenvolva programas como negociação de folgas, lanches coletivos ou até mesmo gratificações financeiras. Essas ações tornarão o ambiente corporativo mais saudável e os colaboradores ficarão cada vez mais motivados para obter sucesso.

Se você gostou das dicas, acesse o Portal do Sebrae e confira a diversidade de conteúdos para alavancar os negócios de microempreendedores.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?