this is an h1

this is an h2

Tue May 10 15:59:53 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Evite perdas na piscicultura utilizando a previsão do tempo

Os peixes são muito sensíveis a variações de temperatura. Assim, saiba como usar a previsão do tempo para evitar grandes perdas na produção.

· Atualizado em 10/05/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

A agricultura e a piscicultura, no Brasil, são duas das áreas mais afetadas não apenas pelas fortes chuvas, mas também por períodos de seca e altas de temperatura. Assim, para evitar perdas, o produtor rural deve se atentar à previsão do tempo.

Neste ano, por exemplo, só na região de Minas Gerais, 127 mil produtores rurais sofreram com as chuvas de janeiro e fevereiro. Um dos principais problemas foi com o escoamento da produção, segundo dados do portal Sea Food.

Do mesmo modo, a maior parte da atividade pecuária é realizada ao ar livre no nosso país. Os produtores, portanto, são diretamente afetados pelas variações de temperatura e condições climáticas.

Nesse sentido, por mais que o período de chuva seja bastante aguardado, o seu excesso também traz consequências desastrosas. Ela, por exemplo, afeta diretamente a qualidade da água dos rios, trazendo partículas muitas vezes danosas à produção. Além disso, pode ocasionar o rompimento de reservatórios e barragens e influenciar na turbidez da água.

A temperatura e a piscicultura

A falta de sol provoca a redução da produção de oxigênio pelas algas. Essa alteração, associada à elevação da temperatura de rios, lagos e mares, eleva a taxa de mortandade dos peixes, que são ectotérmicos, ou seja, não controlam a temperatura corporal.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, algumas temperaturas são críticas. Enquanto, como vimos, poucas espécies resistem às mais elevadas, a maioria morre nas mais baixas. O mestre e doutor em aquicultura Giovanni Resende destaca que quanto mais frio, menor o interesse dos peixes em se alimentarem e o seu desempenho zootécnico.

Além disso, os animais não aguentam oscilações térmicas muito bruscas. Elas os estressam, principalmente os mais jovens, que precisam de tempo para se adaptarem às mudanças.

Para cada espécie existe uma temperatura ideal; o produtor deve fazer uma pesquisa antes de se iniciar na cultura. Isso é essencial para criar um ambiente adequado.

E então, produtor, quer mais dicas de piscicultura? Continue lendo o artigo e depois aproveite os demais conteúdos da Agência de Notícias Sebrae.

Produção sustentável de peixes contribui para a preservação de espécies nativas

Startup desenvolve solução para otimizar o manejo e aumentar a produtividade de tilápias

A chegada do outono e do inverno e a piscicultura

A previsão do tempo pode mudar em curto prazo, mas geralmente tem-se um bom índice de acertos, permitindo ao produtor se programar para períodos com frio intenso. Épocas como outono e inverno, por exemplo, precisam de mais atenção.

Com temperaturas mais baixas, os peixes ficam mais suscetíveis a doenças. Isso, aliado ao fato de, no Brasil, a psicultura ser praticada predominantemente em ambientes abertos, pode trazer certos problemas. Estes, porém, podem ser contornados com o emprego de algumas técnicas, como:

  • Garantir a qualidade da água;
  • Realizar monitoramento constante;
  • Manter densidades populacionais menores;
  • Realizar suplementação antes de períodos estressantes;
  • Prestar atenção na temperatura da água ao alimentar os animais;
  • Garantir o controle físico-químico da água

Gostou do artigo? Quer receber conteúdos exclusivos sobre piscicultura e aquicultura? Acesse o nosso canal do Telegram. Aproveite e leia esse artigo da Agência Sebrae.

Embrapa e Sebrae fomentam projetos em parceria para cadeias de alimentos e bebidas

Telegram

Sebrae Aquicultura

Conteúdos exclusivos sobre o segmento. Conecte-se a ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?