this is an h1

this is an h2

Sat Jul 30 12:41:41 BRT 2022
Organização | ESTOQUE
Faça uma gestão eficiente do estoque e amplie as vendas

Uma cobertura de estoque adequada garante que não haja acúmulo inútil de produtos e que o cliente sempre encontre o que deseja em sua loja.

· Atualizado em 30/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Quando o cliente procura algum produto em sua loja – física ou virtual – e não encontra porque o estoque esgotou, as duas partes saem frustradas. O cliente, porque não encontrou o que buscava na loja em que escolheu. E você, por conta da venda perdida. Pior, talvez você até perca o cliente.

No lado oposto, um estoque abarrotado de produtos que demoram a sair significa um aumento nos gastos com armazenamento, limpeza e segurança. Nesses tempos de alta de inflação, significa também uma perda direta de dinheiro já que, muitas vezes, você não conseguirá repassar a variação de preços na hora de vender o produto. 

Confira, então, algumas dicas para obter uma gestão eficiente do estoque e não enfrentar os dois problemas descritos acima.

Cobertura de estoque

Para você alcançar a gestão ideal, é preciso conhecer a cobertura de estoque. Trata-se do índice que mede o tempo que cada produto permanece no estoque. 

O primeiro passo é calcular a média de vendas do produto, dividindo o número de peças comercializadas por um determinado período. Assim, se você vendeu 30 peças em 30 dias, a média de vendas é de um produto por dia.

Agora, você vai dividir o estoque do produto pela média de vendas. Se você tem 150 peças em estoque e vende, em média, um produto por dia, sua cobertura de estoque é de 150 dias. 

A cobertura ideal

As melhores práticas de mercado utilizam duas alternativas de cobertura de estoque.

1 - Cobertura 2– Neste caso, você mantém um estoque de duas vezes o que espera vender em um determinado período. É o índice ideal quando o produto tem pronta entrega do fornecedor.

2 - Cobertura 3 – Estoque três vezes maior do que as vendas previstas para o período. Esse índice é indicado quando o produto não tem pronta entrega.

Uma cobertura de estoque superior a 4 indica gestão ineficiente; você está perdendo dinheiro. E, de acordo com os especialistas, a adoção da melhor cobertura permite que você reduza o estoque em 10% a 25%.

Outras medidas

Você pode adotar várias outras medidas, além de melhorar a cobertura, para garantir a gestão ideal de seu estoque. Uma delas é conhecer o lead time, isto é, o tempo que o produto leva para chegar às mãos do consumidor, desde o pedido. Isso permitirá um planejamento ainda melhor, com a consequente redução do estoque necessário para a reposição.

Loja Física/Loja Virtual

O planejamento e o controle de estoques tornam-se ainda mais importantes se você combina a loja física com o e-commerce. Sim, porque não há nada mais frustrante do que o consumidor escolher um produto ou uma promoção no seu website e receber uma mensagem dizendo que o estoque terminou. Assim, se você aderiu ao comércio eletrônico, esteja seguro de que sua loja virtual está perfeitamente conectada com o estoque físico.  

Há, no mercado, a preços razoáveis, diversos softwares de ERP (sigla, em inglês, de Enterprise Resource Planning ou planejamento dos recursos da empresa), que permitem um controle detalhado dos estoques e “conversam” com a loja virtual. Mas, se a sua empresa ainda não tem condições de adquirir um ERP, uma planilha simples de controle resolve o problema.

Agora é com você: planeje seus estoques com cuidado e faça as vendas decolarem!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?