this is an h1

this is an h2

Tue Feb 14 19:50:29 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Fazendo a diferença: inovação e valores humanos na educação

A educação se faz com os saberes, mas também ensinando para crianças e jovens os valores dos quais carece a sociedade atual.

· 14/12/2022 · Atualizado em 12/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma questão importante e que vem sendo levantada por educadores é a crescente necessidade da inserção de valores humanos no processo educacional. Mas, o que vem a ser isso? Isso significa uma tentativa de ter uma atitude diferente e pró-ativa diante de quadros cada vez mais alarmantes de violência, de banalização da vida, de intolerância, de posturas antiéticas, de corrupção, de desrespeito pelo próximo, que tomamos conhecimento todos os dias pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Essa postura pró-ativa pode ser abraçada pelos educadores no sentido de levar a educação ao seu expoente máximo, que é formar pessoas.

A verdadeira função de um educador deve ser reconhecer o potencial, as tendências, as inclinações genéticas, as aptidões já existentes no aluno e aprimorar essas potencialidades. O ensino deve considerar a realidade sociocultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o conhecimento que ele traz de casa no processo da transmissão do conhecimento. Somente assim será possível formar cidadãos realmente capazes de interferir positivamente no ambiente em que vivem. Infelizmente, no Brasil, são poucas as escolas que possuem este pensamento e estas condições.

Neste sentido, a inovação pode ser uma grande aliada dos educadores, auxiliando na construção de uma nova mentalidade, um novo paradigma, contribuindo para a formação integral das crianças e dos jovens. Para isso, devem ser exploradas novas formas de pensar e de abordar a realidade inspiradas pelas dinâmicas da inovação. Ao mesmo tempo, mantendo os estudantes atentos às questões éticas e ao esforço por colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da sociedade e das comunidades, assegurando o bem-estar dos cidadãos, sem promover condições para que haja um afastamento dos valores básicos da civilização.

A inovação é geralmente entendida como um fenômeno do domínio tecnológico. Mas ela está presente em todas as formas de comportamento humano e é importante, não só para todos os setores da economia, como para todos os aspetos da vida social e cultural.

As mudanças tecnológicas impõem ligações fortes e mais continuadas com o sistema educacional, de forma a adaptar as metodologias de ensino e aprendizagem, a garantir as qualificações que os estudantes necessitam no futuro e a abrir a sala de aula para matérias que respondem às novas necessidades da sociedade e da economia. Nos dias de hoje, a mudança tecnológica está acontecendo de forma mais rápida e mais ampla do que no período da revolução industrial. As tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, a robótica, a automação, “big data”“machine learning”, a impressão 3D, a internet das coisas, os carros autônomos, estão mudando e continuarão a mudar o mundo.

Mas, diante de limitações tecnológicas, outras vias podem ser encontradas para a promoção de uma educação mais conectada com a realidade dos alunos. O principal é que a ação pedagógica seja estruturada de forma a buscar potencializar o processo de ensino-aprendizagem, respeitando o contexto e as necessidades dos alunos e gerando engajamento e reflexão não apenas para o conteúdo, mas para a realidade vivenciada. Por isso, os projetos educacionais inovadores precisam avaliar sua eficácia e realizar as adaptações sempre que for necessário. 

Além disso, é importante aferir os resultados das ações pedagógicas, que se referem não somente pelos efeitos gerados após a sua execução, mas também pela percepção por parte dos alunos e no desempenho deles.

O Programa Educação Empreendedora SEBRAE tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes dos ensinos fundamental, médio, superior e profissional, tornando essas discussões mais amplas e acessíveis.

Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

 

 

Fonte: https://cer.sebrae.com.br/blog/inovacao-valores-humanos-na-educacao/

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?