this is an h1

this is an h2

Sat Feb 04 19:43:13 BRT 2023
Empreendedorismo | FORMALIZAÇÃO
Formalizar o negócio – uma nova etapa para o empreendedor

Formalizar a estrutura do negócio é uma decisão importante, mas, muitas vezes, os novos empreendedoras não sabem por onde começar.

· 07/12/2022 · Atualizado em 04/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Por falta de conhecimento, ou mesmo por resistência à burocracia e aos custos, grande parte dos empreendedores tomam a decisão de não formalizar a empresa. No entanto, mesmo em um cenário de crise econômica, é possível perceber um aumento considerável no número de companhias devidamente registradas.

Mas, há vantagens na formalização da empresa?

A formalização é o que dá, oficialmente, vida a uma empresa. Trata-se do registro que regulariza a situação da pessoa que exerce uma atividade econômica diante da Receita Federal, da Prefeitura, da Junta Comercial e de outros órgãos responsáveis por licenciamentos — como o Corpo de Bombeiros.

Com a formalização e o registro a empresa, o empreendedor tem acesso a oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, o empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo.

Alguns empreendedores ainda não compreendem como isso é importante e perdem grandes oportunidades de crescer e se firmar no mercado. É sempre bom lembrar que a formalização é o primeiro passo para conquistar uma empresa próspera.

A seguir, listamos 6 benefícios que as empresas formalizadas passam a ter acesso:

  1. Benefícios previdenciários

O empreendedor que formaliza o seu negócio e torna-se um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, pode contar com benefícios previdenciários para si ou para os seus dependentes, já que a família tem acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão. Tudo isso traz mais segurança e tranquilidade ao empresário.

  1. Participar de licitações

Participar de licitações e poder fornecer produtos e serviços ao governo é uma maneira de ampliar a carteira de clientes e, como consequência, aumentar o faturamento. Mas, para que a sua empresa esteja envolvida nesses processos, é preciso que ela tenha um CNPJ e esteja formalizada.

  1. Produtos e serviços com condições especiais

Alguns produtos e serviços são mais baratos para empresas do que para pessoas físicas. Planos de telefonia móvel e planos de saúde estão entre os exemplos mais comuns. Sem dúvida, é uma economia que pode fazer diferença na hora de fechar as contas no fim do mês. 

  1. Chance de fazer mais negócios

Muitas companhias têm uma política de negociar exclusivamente com empresas. Isso quer dizer que, ao formalizar o empreendimento, você aumenta a chance de fazer negócios com outras empresas.

  1. Acesso ao crédito

Se precisar de um cartão ou qualquer outra modalidade de crédito para pagar as despesas ou aumentar o capital de giro da sua empresa, ter um CNPJ pode facilitar o processo, além de te dar acesso a linhas especiais de crédito que alguns bancos oferecem. 

  1. Comprar diretamente de fabricantes

Comprar direto da fábrica é outra vantagem relevante de quem atua formalmente no mercado. Em tempos de concorrência acirrada, é preciso praticar preços atrativos — e isso só é possível quando o valor de custo de suas mercadorias lhe dá uma boa margem de negociação.

Agora que já conhece os benefícios, dê o primeiro passo.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/formalizacao-primeiro-passo-para-o-sucesso-do-seu-negocio-2

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?