this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Galo da Madrugada traz alegria e oportunidades de negócios no Carnaval

Maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada gera oportunidades de emprego e negócios para milhares de pessoas no Carnaval de Recife.

2 min de leitura · Atualizado em 05/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Após dois anos de pandemia, o Carnaval deve voltar em 2023 a todo vapor. A maior festa popular do Brasil está presente em todo território nacional, porém, ela se apresenta com singularidades regionais, o que torna a festa ainda mais rica e diversificada. No Recife, o grande destaque é o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Livro Guiness dos Recordes, o bloco costuma levar às ruas mais de dois milhões de foliões.

O Galo da Madrugada começou de forma muito despretensiosa. Ele surgiu quando um grupo de cerca de 75 amigos resolveu, a duas semanas do Carnaval, fazer o bloco para resgatar o Carnaval de rua no Recife. Eles fizeram uma “vaquinha” para contratar 22 músicos e, por falta de tempo e dinheiro, improvisaram uma fantasia: saíram todos vestidos de fantasmas, com um lençol. O bloco fez sua primeira aparição às cinco horas da madrugada do dia 23 de janeiro de 1978 no bairro de São José, centro da capital pernambucana.

Nos anos seguintes, o pequeno bloco foi crescendo a ponto de uma só orquestra não dar conta da imensidão de foliões que se juntavam à folia. Em 1994, o Galo da Madrugada ganhou notoriedade ao constar no Livro Guiness como o maior bloco do mundo. Em 2017, o bloco recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, do governo federal. O cortejo foi crescendo e, desde 2018, passou a ser iniciado mais tarde, às nove horas da manhã, com a folia indo até as 18h30. Hoje, há inúmeros blocos espalhados pelo Brasil que surgiram inspirados pelo Galo da Madrugada.

Hoje, o Galo da Madrugada gera mais de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda com a contratação de 30 trios elétricos, 30 bandas de frevo, 200 diretores coordenadores do desfile, cerca de duas mil pessoas de apoio etc. Ao longo de quase meio século, muitos artistas foram revelados na folia que conta com a participação de cerca de dois milhões de foliões que brincam democraticamente sem nenhuma distinção de cor, credo, classe social e orientação sexual.

Além disso, o bloco também representa um aumento na renda de cerca de 30 mil pessoas como costureiras, vendedores ambulantes, montadores de estruturas para camarotes, rede hoteleira, taxistas, restaurantes, lanchonetes, guias de turismo, seguranças etc.

Empreendedor, prepare seu negócio para receber os foliões!

Saiba mais:

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece uma série de cursos e assistência em suas unidades para empreendedores que desejam explorar as oportunidades de negócios proporcionadas pelo Carnaval.

Entre os cursos on-line disponíveis para ajudar empreendedores que queriam investir em oportunidades no Carnaval recomendamos o Iniciando um Pequeno Grande Negócio e o Como devo Agir para Liderar e Promover a Criatividade e a Inovação?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.