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Wed Apr 19 15:47:32 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Gestão da inovação torna empresas mais flexíveis e ágeis

Gestão da inovação sistematiza a criação e aplicação de ideias para que as empresas possam criar com base nas demandas e oportunidades do mercado.

· Atualizado em 19/04/2023
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Neste momento de forte concorrência e necessidade de criar diferenciais para conquistar clientes, a gestão da inovação tornou-se imprescindível para garantir o sucesso das indústrias de base tecnológica. Isso implica em sistematizar a criação e aplicação de ideias. 

Por definição, a gestão da inovação trata do processo de gerenciar novas ideias, desde a sua origem até a sua aplicação prática, de modo a materializar pensamentos inovadores e torná-los soluções úteis ao negócio. 

A inovação pode vir de todos os players do negócio, bem como se destinar a melhorias e otimizações internas e externas da empresa. 

Alguns aspectos da inovação: 

  1. Grau de novidade – inovação radical ou incremental? 
  2. Plataformas e famílias de inovação. 
  3. Inovação descontínua – o que acontece quando as regras do jogo mudam? 
  4. Nível da inovação – em um componente ou na arquitetura? 
  5. Tempo/oportunidade – o ciclo de vida da inovação. 

Colocar uma ideia disruptiva em prática é uma coisa. Sistematizar a inovação como instrumento de geração de valor é outra. E isso exige uma cultura inovadora. Por isso, os profissionais devem entender os objetivos a serem alcançados e os meios para fazer isso.  

Estas são algumas das práticas adotadas por uma gestão da inovação em plena execução: 

  • Mapeamento de oportunidades e ameaças; 
  • Reformulação e revisão de processos visando à redução do retrabalho ou otimização da atividade; 
  • Incentivo à criatividade; 
  • Capacitação constante; 
  • Coordenação e controle de atividades; 
  • Análise e otimização do uso de recursos (humanos e tecnológicos); 
  • Construção e fortalecimento de relações (internas e externas à empresa); 
  • Identificação e desenvolvimento de talentos. 

A gestão da inovação estabelece as bases para o desenvolvimento de ações a partir do controle estratégico. Isso significa promover a criação e utilização de novos produtos e serviços apostando em planejamento e previsibilidade.

Afinal, inovar requer investimento e investir exige análise de objetivos e da probabilidade de obter bons resultados. 

A partir desta nova forma de trabalhar, as empresas se aproximam de fornecedores, clientes, parceiros estratégicos etc. para alinhar objetivos e trabalhar com cooperação.

Na gestão da inovação, cada vez mais empresas atraem clientes e fornecedores para participar do desenvolvimento de ideias e produtos. Consequentemente, a empresa se torna mais flexível, ágil e capaz de criar com base nas demandas e oportunidades do mercado. 

Vantagens competitivas da gestão de inovação 

O primeiro passo é mapear oportunidades e riscos em cada atividade. Isso deve ser feito tanto para os negócios – para coletar dados e gerar insights sobre possíveis novos produtos e serviços – quanto nos departamentos, onde o método de trabalho deve ser melhorado continuamente. 

Também é crucial trabalhar com a previsibilidade: sempre que uma oportunidade é identificada, a ideia concebida deve ser alvo de uma análise de lucratividade para fugir de investimentos incertos. Boas ideias sem garantia de retorno podem comprometer as finanças da empresa.   

Somado a isso, temos a gestão de equipes criativas: saber usar com inteligência os recursos à disposição não envolve apenas rever softwares e outras ferramentas.

É preciso conhecer os profissionais, envolvê-los nas discussões estratégicas e colocá-los em atividades nas quais eles podem ter maior rendimento. Para isso, é preciso investir em líderes capazes de motivar as equipes, algo que começa pela valorização do trabalho individual e coletivo. 

Exemplos de mudanças inovadoras realizadas pela gestão da inovação nas IBTs:  

  • Produto: inovação relacionada ao produto/serviços que a empresa oferece; 
  • Processo: inovação na forma como os produtos/serviços são criados e entregues; 
  • Paradigma: mudanças nos modelos mentais que orientam o que deve ser feito na empresa. 

Para chegar em um modelo sustentável de gestão da inovação, tenha uma estratégia definida, conte com um modelo de gerenciamento eficiente, crie um programa e invista em uma cultura de inovação. 

Investir na gestão da inovação requer mudanças significativas e desafiadoras, mas que podem ser enfrentadas com tranquilidade pelas empresas que acreditam na criatividade e no potencial de suas equipes. Saiba mais sobre inovar para competir neste artigo do Sebrae. 

Saiba mais: A indústria 4.0 e o admirável mundo da automação

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