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Wed Apr 19 16:52:40 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Gestão de projetos aumenta a eficiência (e os lucros)

Com um objetivo definido, a gestão de projetos permite à empresa acompanhar o processo do início ao fim, em busca do melhor resultado.

· Atualizado em 19/04/2023
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A gestão de projetos é uma especialidade da administração de empresas que parte da determinação de um objetivo (o projeto) para definir os conhecimentos, habilidades e recursos necessários (tempo e investimentos), visando alcançá-lo.  

Um projeto pode ser uma obra, um trabalho sob encomenda, a compra de uma máquina ou mesmo a mudança da sede da empresa. No livro Gestão de Projetos (Editora Campus/Elsevier), a autora Mary Duffy sintetiza:  

“Projeto é um trabalho a ser executado com um objetivo final bem definido. Nas empresas, em geral, projeto se refere a um conjunto de atividades relacionadas umas às outras, envolvendo habitualmente um grupo de pessoas que trabalham em conjunto em alguma coisa que será realizada uma única vez, durante um período que vai de um a 18 meses.” 

A gestão de projetos, então, corresponde à administração de todas as atividades voltadas para se alcançar esse objetivo.  

As fases 

A tradicional Harvard Business School, dos Estados Unidos, define três fases principais para a gestão de projetos: 

  1. Organização e definição: envolve a indicação de responsáveis e de suas funções, a formação da equipe, o levantamento de recursos, determinação dos prazos e resultados esperados, assim como a elaboração da metodologia e dos procedimentos a serem seguidos. 
  2. Planejamento: inclui a definição de um cronograma de ações, a análise de recursos, estruturação das etapas do projeto e o desenvolvimento de planos de gestão dos riscos  envolvidos no projeto. 
  3. Gerenciamento: abarca a execução das ações, as medidas corretivas (quando necessário), avaliação e monitoramento de resultados, até a conclusão do projeto. 

Metodologias de gestão de projetos 

Apresentamos a seguir algumas das metodologias mais utilizadas na gestão de projetos, no Brasil e no mundo. Mas há uma infinidade de outras alternativas no mercado à disposição do empreendedor.  

  1. Waterfall – Traduzida para o português como “cascata”, se caracteriza por estabelecer uma sequência lógica de ações. Ou seja, uma tarefa só pode ser iniciada após a anterior ser concluída.
  2. Caminho crítico - Estabelece ações centrais, elencando prioridades. 
  3. Scrum - Foca no alcance de pequenas metas, chamadas de sprints – e não no resultado final. Ao final de cada sprint, deve ser feita uma análise dos resultados.
  4. Kanban – Ferramenta desenvolvida no Japão, bastante visual, trabalha com um sistema de pistas, que revelam as expectativas de cada tarefa em termos de prazos, quantidade e qualidade.
  5. PERT – Sigla de Project Evaluation Review Technique (Técnica de Revisão de Avaliação de Projetos, em inglês), tem como principal característica o foco no tempo exigido para realizar uma determinada tarefa.
  6. Project Model Canvas - O Canvas é uma ferramenta visual bastante utilizada no Brasil, que simula um esquema de post-its para criar um plano de ação em conjunto com a equipe e facilitar a compreensão de todas as O Sebrae recomenda o uso do Canvas. Confira este material: Sebrae Canvas – Crie o seu modelo de negócios

Também existem no mercado inúmeros softwares que facilitam a gestão de projetos em todas as áreas. Entre eles, Trello, Google Planilhas, Artia, Deskaway, jxProjectMicrosoft Project e Teamwork. 

Para alcançar os objetivos 

Não há receitas prontas para o êxito de um projeto. Mas seguir as melhores práticas de gestão.

É fundamental para aproximar-se dos objetivos. Confira:   

  1. Selecionar um gerente de projeto com experiência, domínio dos conceitos e ferramentas técnicas, além de habilidade na gestão da equipe de trabalho. 
  2. Atribuir ao (à) gerente a responsabilidade pela escolha da equipe e delegar aos membros da equipe a decisão de escolher novos colaboradores. 
  3. Planejar em detalhe o projeto, começando pela perfeita compreensão do objetivo e prosseguindo com uma definição clara da missão a ser cumprida. Isso envolve a comunicação frequente com os clientes e com outras partes interessadas com poder de decisão. E que deverão avaliar e aprovar o projeto em todas as fases. 

Vantagens da gestão de projetos 

Adotar o conceito de gestão de projetos pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. A primeira é a previsibilidade, no que se refere a investimentos, prazos e resultados esperados.

Isso garante uma enorme segurança para o cliente, para a empresa e para os colaboradores, que podem acompanhar passo a passo o desenvolvimento do projeto. 

Esse acompanhamento pode gerar um maior envolvimento da equipe, o que representaria retornos importantes de produtividade. Sem esquecer da economia em tempo e recursos, que assegura maior competitividade para o seu negócio. 

Muito interessante, não é? Que tal conhecer um pouco mais sobre a gestão de projetos? Dê uma olhada neste material que o Sebrae preparou especialmente sobre o tema: Gestão de Projetos Empreendedores – Faculdade Sebrae. E bons negócios! 

Saiba mais: Mudança organizacional nas IBTs

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