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Wed Feb 08 13:15:20 BRT 2023
Organização | GESTÃO PÚBLICA
Gestão Pública Empreendedora

As ações dos governos podem contribuir com os pequenos negócios, nas cidades, nos estados e no país

· 12/12/2022 · Atualizado em 08/02/2023
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Uma gestão empreendedora diz respeito à implementação de ações e que tenham como principal objetivo incentivar a criatividade e inovação nas empresas. Mas, será que esse mesmo princípio vale para as empresas públicas?

Há mais de 20 anos que o Sebrae tem se dedicado a fomentar iniciativas empreendedoras nos municípios, por exemplo, por meio do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

São premiadas aquelas cidades que demonstrarem ter contribuído, em diversos quesitos para a melhoria da competitividade dos negócios e da qualidade de vida das pessoas no seu território.

Com essa e outras ações, o Sebrae tem incentivado o empreendedorismo governamental, que pode ser considerado uma metodologia para garantir resultados de qualidade para a gestão pública. 

Um dos aspectos da reinvenção da administração pública a partir das premissas do empreendedorismo governamental, leva em consideração a adoção de métodos que são estrategicamente voltados para a entrega de qualidade dos serviços públicos, o que somente torna-se possível partindo de um princípio: considerar os cidadãos como clientes.

Gestão empreendedora significa estar voltada para resultados. Pressupõe agilidade, dinamismo e flexibilidade.

Abaixo, alguns princípios que devem ser considerados no empreendedorismo governamental:

1. Usuários como clientes

O termo cliente está associado ao ato de comprar/contratar um produto ou serviço do setor privado. No caso da gestão pública, esse termo se torna um paradigma uma vez que, os clientes são os próprios cidadãos que usufruem de serviços públicos oferecidos e gerenciados pelo estado. 

Trabalhar os usuários como clientes do estado, muda completamente a visão que um agente passa a ter do outro, exigindo do estado mais atenção à satisfação dos seus clientes, por exemplo.

Mas, incorporar a ideia de usuário/cidadão como clientes no serviço público não elimina o princípio de equidade da gestão governamental, mas coloca à vista da gestão pública políticas de justiça redistributiva. 

2. Atuação pública medida na entrega de resultados 

Avaliar a gestão pública pelos resultados alcançados é uma medida importante e contribui para a visão empreendedora aplicada ao estado. 

Contudo, é importante haver critérios bem específicos para avaliação dos resultados em cada setor de atuação do estado.

3. Descentralização da autoridade

O usuário/cliente deve ser chamado para participar ativamente das decisões das gestões públicas. Neste caso, a gestão pública deve se pautar por ser mais horizontal que vertical. Considerar o usuário/cliente como parte fundamental na tomada de decisões, ajuda a descentralizar a gestão pública a garantir resultados de qualidade para as demandas da população.

Reconfigurar as políticas públicas de incentivo à economia e integração social do Brasil nunca foi tão importante. Empreendedores públicos devem estar preocupados com o aumento da capacidade do governo para responder às questões de qualidade de vida, saúde e segurança das pessoas, por exemplo.

Ao estado, cabe o papel de ser o iniciador, facilitador e acelerador de um processo de transformação por meio do compartilhamento prático do exercício de governar, com criatividade e atenção aos cidadãos, mantendo uma atitude empreendedora, mas também de equidade.

O Sebrae desenvolve diversas ações neste sentido. Conheça uma delas aqui.

Fonte:https://open.spotify.com/episode/45ijnvXg5F6TuMF7lZ6QRY?si=adb81924b34e4ce1&nd=1

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