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Fri Oct 07 17:12:02 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Identidade MEI: já pensou num bom nome para a sua marca?

Entre os benefícios está o direito de explorar o nome e o conceito da marca comercialmente, evitando plágios. Confira o primeiro artigo da série Identidade MEI.

· Atualizado em 07/10/2022
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Você sabia que grandes marcas hoje mundialmente conhecidas, como a Uber e a AirBnB, começaram como pequenos negócios, de forma simplória, e em pouco tempo de mercado tomaram grande proporção? Isso nos leva a pensar que cuidar desde cedo do conceito da marca ajuda a traçar melhor o propósito da empresa e facilita a trajetória em busca do sucesso comercial.

Nesse sentido, é essencial pensar no nome da marca. Muitos, ao abrir um novo negócio com poucos recursos e estrutura, pensam que não há necessidade de cuidar desse aspecto e acabam deixando de lado um processo que ajuda a empresa a conquistar um espaço de destaque.

Posicionar-se no mercado com credibilidade e entrega de valor o que se reflete no relacionamento com os clientes , bem como ter o direito de explorar comercialmente o nome e o conceito da marca, evitando plágios, são alguns dos benefícios de pensar em um bom nome para a marca e registrá-lo. Essa ação contribuirá para a construção da identidade da empresa, facilitando que ela seja reconhecida no mercado. E com o MEI (Microempreendedor Individual) não é diferente.

Formalizar a empresa é um passo importante no início da jornada empreendedora, e isso exige uma série de decisões que irão marcar o DNA do negócio, entre elas a escolha do nome da marca. É como diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”, ou seja, o significado, o conceito e a representação figurativa da marca são um dos bens mais preciosos que uma empresa pode ter, e por isso ela não deve contar somente com a sorte para a escolha deles.

Decidir o nome e planejar a logo da sua microempresa engloba aspectos fonéticos, gráficos e até filosóficos que dizem muito do que se pretende oferecer ao mercado, como deseja tratar seus clientes e a qualidade na entrega de valor, o que requer, portanto, um estudo mais dedicado sobre os aspectos mais marcantes do negócio e quais os possíveis problemas que a empresa deseja resolver para o público, oferecendo soluções que as pessoas realmente percebam e valorizem. Ter isso em mente é fundamental, principalmente porque, em um mundo tão visual e dinâmico como o que vivenciamos, frações de minutos podem ser decisivos e mágicos para sensibilizar e “fisgar” potenciais clientes.

Como registrar

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão competente para realizar o registro da sua marca. Ele é responsável pela gestão de todo o sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de Propriedade Intelectual. O registro da marca do microempreendedor protege o uso do nome e evita plágios, que podem confundir e interferir no relacionamento com o seu público. É importante destacar que, assim como acontece com a formalização como MEI, no Portal do Empreendedor, o processo de registro da marca é feito no próprio site do INPI, on-line e de forma descomplicada.

Acompanhe, a partir deste artigo, uma série de conteúdos que tratam de maneira mais pontual e técnica a importância de o MEI pensar bem no nome da marca de sua nova empresa, a fim de possibilitar uma melhor aceitação no mercado e credibilizar novos clientes.

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Análise de negócio: pesquisa de mercado

Branding: por que ele é importante para sua empresa


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