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Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Identidade MEI: use toda a força da sua marca

No terceiro artigo da série Identidade MEI, saiba por que criar uma marca é ir além de pensar somente na forma gráfica.

· 26/09/2022 · Atualizado em 10/10/2022
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Criar e desenvolver uma marca para posicioná-la adequadamente no mercado é um processo que vai muito além de pensar somente nos aspectos gráficos envolvidos. É preciso pensar em um plano de intenções que o microempreendedor individual (MEI) deseja oferecer para o mercado e, a partir daí, criar as conexões entre a marca e o cliente.

É sabido que marcas proporcionam emoções nas pessoas: estamos rodeados de sinais, cores, formas e grafias que incentivam a intenção de compra, a memória afetiva, a persuasão de uma ideia ou o levantamento de interesses. Atualmente, elas estão desenvolvendo cada vez mais proximidade e empatia com o seu público, por meio de uma personalidade própria, autêntica e criativa. Pensar na mensagem que a empresa deseja comunicar, seu posicionamento e o atendimento ao público ajuda a definir traços, cores, formas e grafias da logomarca. E tudo isso é inspirado diretamente na experiência do cliente, que precisa ser observada e estudada dia a dia.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) conceitua marca como um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço. Em outras palavras, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível e que possui como função identificar e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. Para ter exclusividade sobre uma marca, é preciso fazer seu registro no portal do INPI.

Mas fique atento: o processo de criação de uma marca envolve uma série de aspectos conceituais do negócio. Já pensou se esforçar bastante para pensar em logo, símbolos, cores, enfim, em toda identidade visual da sua marca, e depois descobrir que alguém já fez esse registro primeiro? Então, é melhor verificar antes no site do INPI se o nome desejado está disponível.

Depois de tudo conferido e se o nome da sua marca estiver disponível, é chegado o momento de definir a identidade visual, que é o conjunto de características entre elas, as conceituais que representam a empresa e respondem às seguintes perguntas: o que fazemos? Para quem fazemos? Como vamos gerar receita?

A identidade visual de uma empresa reúne elementos de design, como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores, as imagens e também alguns aspectos não tangíveis, entre eles sensações, valores e princípios a serem transmitidos pela empresa/marca. É esse todo que vai compor os materiais de comunicação da empresa, criando a identidade da marca no mercado e posicionando-a por meio da transmissão de valores, mensagens e diferenciais. Todos esses itens estarão no manual da marca que vai nortear as ações de marketing e divulgação.

Lembre-se de que o impacto visual da marca é o primeiro contato com o público, então é preciso dedicar uma atenção especial a esse aspecto, a fim de causar uma boa impressão da empresa. 

Aproveite para fazer os cursos que o Sebrae disponibiliza e que vão ajudar você a tomar decisões sobre a sua marca. É só clicar nos links a seguir. Em nosso próximo conteúdo, apresentaremos os requisitos necessários para compor a sua marca, de acordo com o INPI. Venha conosco nesta jornada. 

Análise de negócio: pesquisa de mercado

Branding: por que ele é importante para sua empresa

Como planejar o seu negócio


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