this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 23:54:42 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Iemanjá recebe fiéis, admiradores e turistas

Festa centenária atrai milhares de turistas por todo o Brasil, contribuindo com o aumento de turismo nos destinos.

· 23/02/2023 · Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No dia 02 de Fevereiro de 2023, a Festa de Iemanjá completou 100 anos, celebração que inicialmente era realizada apenas em Salvador - Bahia e que hoje ocorre em várias cidades do Brasil. 

Antes de continuarmos falando sobre esta festa grandiosa que atrai milhares de fiéis e admiradores, vamos entender um pouco mais sobre as religiões de matriz africana e o sincretismo presente no evento. 

O sincretismo pode ser definido como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras religiões e tem suas maiores expressões no Brasil por uma questão histórica: a colonização, a escravização dos negros africanos e a imigração de europeus que formaram o povo brasileiro.

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nigero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”.

Ela é considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. É conhecida também como a rainha do mar e protetora dos pescadores e navegantes.

As principais religiões de matriz africana do Brasil são:

Candomblé, que é um termo genérico usado para designar tradições religiosas criadas ou recriadas no Brasil por povos originários, principalmente, de países atualmente conhecidos como Angola, Nigéria e República do Benim. 

A Umbanda, por outro lado, foi fundada por um brasileiro, Zélio de Moraes constituída a partir de influências africanas, cristãs, espíritas e indígenas. Ela é caracterizada, ainda, como uma religião que adota comunicações com espíritos, fruto da influência do espiritismo. 

Os escravos africanos eram obrigados a seguir a religião católica e como forma de contornar esta imposição e cultuar os seus orixás, eles usavam os santos da Igreja Católica para representar suas divindades. 

Por exemplo, quando rezavam para São Jorge, na verdade estavam cultuando Ogum, Iemanjá corresponde, no catolicismo, a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e à Virgem Maria.

Vamos conhecer algumas Festas de Iemanjá pelo Brasil:

A primeira e mais tradicional de todas é a que acontece em Salvador – BA, a tradição da festa em homenagem a Iemanjá teve início no ano de 1923, quando um grupo de 25 pescadores decidiu oferecer oferendas para a mãe das águas salgadas, com o intuito dela ajudar, pois os peixes estavam escassos no mar, desde então todo ano repete-se o ritual de agradecimento e pedido de fartura de peixes e mar tranquilo.

A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco saem em procissão até a casa da divindade, no rio Vermelho, onde depositam uma variedade de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados. A celebração também inclui o tradicional “Banho de pipoca” e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões e turistas, pulam para pedir sorte à Orixá.

  • Uma das maiores festas de Iemanjá ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devido ao sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes, no mesmo estado, em Pelotas a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai até o Porto de Pelotas e antes do encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa, as embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregam a imagem de divindade, proporcionando um encontro ecumênico assistido da orla por várias pessoas.
  • No Rio de Janeiro, o dia é de muita fé e homenagem, em 2023 o cortejo saiu da sede dos Filhos de Gandhi passando pelas ruas da Gamboa, na Zona Norte do Rio de Janeiro. "A Iemanjá tem uma importância muito grande pros Filhos de Gandhi. É o início do ano pro Afoxé Filhos de Gandhi", lembra Célio Oliveira, presidente do Afoxé Filhos de Gandhi. Os organizadores orientam os fiéis e turistas que as oferendas devem ser de objetos biodegradáveis.

Todo este sincretismo religioso possibilita que no dia 02 de fevereiro as pessoas comemorem juntas o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora (Navegantes, Candeias). 

Festas religiosas como a Lavagem das Escadarias do Bonfim e a festa de Iemanjá retratam um Brasil diverso, rico em sua cultura e tradições no qual católicos, espíritas, candomblecistas, evangélicos e profanos festejam juntos.

Mas como este tipo de evento pode contribuir para o aumento das vendas no meu negócio?

  1. O turismo religioso é um segmento forte do turismo e que vem crescendo mundialmente e também no Brasil.
  2. Falando especificamente da Festa de Iemanjá, não se engane, pois elas são realizadas em centenas de cidades pelo Brasil afora e muitas destas cidades não tem mar.
  3. Eventos religiosos movimentam toda a cadeia turística de uma cidade, os turistas vão precisar de serviços de transporte, alimentação e hospedagem.
  4. Artesanato, souvenires e outras lembranças podem atrair os turistas principalmente se feitas com referências à cultura local e ao evento. 
  5. Conhecendo a diversidade de eventos que acontecem na sua cidade e região será possível fazer um planejamento e desta forma atrair um maior número de clientes para o seu negócio. 
  6. Fazer parcerias com os organizadores de eventos pode contribuir para o aumento do número de turistas no seu empreendimento em períodos de baixa demanda.

Assista ao vídeo: Festa de Iemanjá completa 100 anos | BandNews TV

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor no sucesso do seu negócio.

Veja também a curadoria de inovação e possibilidade de crescimento.

O empreendedor também encontra os cursos pelo WhatsApp:

Empreendedor de sucesso - Sebrae: Vai ajudar você a elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.

Inovação e possibilidades de crescimento:  Você compreenderá o que é a importância de implementa-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios.

Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

Conheça também o curso on-line Como aumentar suas vendas.

O curso oferece capacitação para aumentar as vendas utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?