this is an h1

this is an h2

Tue May 23 22:20:57 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Inovação ajuda pequenos negócios a ganhar competitividade

Ao contrário do que muita gente pensa, a inovação está ao alcance dos pequenos negócios e ajuda empreendimentos a crescerem, aproveitando oportunidades.

· 18/05/2023 · Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A inovação está ao alcance dos pequenos negócios e pode ajudar empresas a ganhar mais competitividade e aumentar o faturamento. Afinal, inovação é a melhoria de um produto ou processo dentro de uma empresa, e como os pequenos negócios têm regras menos rígidas do que as grandes corporações, eles têm melhores condições de inovar. 

Além da melhoria de produtos e serviços, a inovação também favorece a otimização das operações diárias e o aumento da base de clientes.

Há vários tipos de inovação e cada empresa deve escolher aquela que melhor se adequa à sua realidade e objetivos. Conheça as principais formas de inovação para turbinar a sua empresa:  

  • Inovação incremental: concentrada em melhorias graduais em produtos ou serviços existentes, aprimorando a qualidade, o design ou adicionando novas funcionalidades que melhor atendem às necessidades dos clientes. Por exemplo, um pequeno negócio que fabrica móveis inova incrementalmente quando adiciona novos designs e materiais para melhorar a durabilidade e a estética dos produtos. 
  • Inovação de processo: melhoria dos processos internos de um negócio, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade. O objetivo é otimizar as operações diárias e reduzir o tempo e o esforço necessários para concluir tarefas. Por exemplo, um pequeno negócio que produz alimentos pode inovar no processo de produção, tornando-o mais eficiente e reduzindo o desperdício. 
  • Inovação em marketing: os pequenos negócios podem inovar no modo de vender seus produtos ou serviços ao identificar novos canais de marketing – como mídias sociais ou influenciadores digitais – para chegar a um público maior e mais diversificado e melhorar a percepção de marca. Por exemplo, um pequeno negócio que vende roupas pode inovar em marketing ao se concentrar em influenciadores digitais populares em plataformas como o Instagram, aumentando sua exposição a novos públicos. 
  • Inovação no modelo de negócios: a inovação em modelo de negócios se concentra em como um negócio gera receita e cria valor para seus clientes. Para isso, os pequenos negócios podem oferecer novos produtos ou serviços, ajustar sua estrutura de preços ou criar novas parcerias estratégicas. Por exemplo, uma pequena empresa que vende cosméticos pode inovar em seu modelo de negócios ao oferecer uma assinatura mensal que inclui novos produtos e descontos exclusivos. 

Usualmente, a empresa busca inovar a partir de seus próprios recursos e conhecimentos, sem depender de parcerias ou aquisições externas. Essa estratégia, conhecida como inovação tradicional, pode ser uma forma de manter a independência e o controle sobre o processo de inovação, mas pode também limitar o acesso a novas ideias e conhecimentos.  

Há contextos em que a inovação é necessária até como estratégia de sobrevivência do negócio.

Um exemplo é a inovação defensiva, quando a empresa busca defender a sua posição no mercado, geralmente em resposta a uma ameaça ou mudança no ambiente competitivo.

A inovação oportunista ocorre quando a empresa busca aproveitar oportunidades de mercado ou tecnológicas que surgem de forma inesperada, sem um planejamento prévio, lançando um produto novo em resposta a uma tendência nova, como fez a Lupo ao usar suas máquinas para fazer máscaras durante a pandemia. 

Uma forma de aproveitar a oportunidade de mercado criada por uma inovação bem-sucedida, mas sem o risco e o investimento de desenvolver algo totalmente novo, é a inovação imitadora. Ela acontece quando a empresa busca copiar uma inovação já existente no mercado.

É possível também adotar uma estratégia cooperativa com a chamada inovação dependente, quando a empresa busca inovar em parceria com outras empresas, instituições ou mesmo o governo. Essa estratégia pode ser uma forma de compartilhar riscos e custos com outras entidades, além de permitir o acesso a recursos e conhecimentos que a empresa não possui. 

Diferentes tipos de inovação podem ser bem-sucedidos para os pequenos negócios no Brasil, dependendo do setor, mercado e contexto específico. A chave para o sucesso é identificar áreas que precisam de melhoria e ser criativo na abordagem. A inovação é um processo contínuo e deve estar presente em todas as etapas da vida de uma empresa, desde a criação até a consolidação no mercado.

O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam promover inovação em suas empresas. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

Saiba mais 

Conheça os tipos de estratégias de inovação

Trabalho remoto nas empresas é uma conquista da transformação digital. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?