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Tue Jan 31 23:11:08 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Inovações no varejo: a gamificação e o consumidor

Entenda como a estratégia de gamificação pode melhorar as vendas e promover a fidelização do cliente no varejo.

· Atualizado em 31/01/2023
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Qual é o seu objetivo neste momento: ampliar o volume de vendas de um produto? Divulgar e disseminar um novo produto ou serviço? Seja qual for, você sabia que é possível utilizar estratégias de gamificação para alcançá-los? A gamificação é uma metodologia que se utiliza de dinâmicas similares aos jogos para criar processos (digitais ou analógicos), com o propósito de engajar as pessoas de forma divertida, criativa e ativa.

Por esse motivo, muitas corporações, organizações e negócios estão utilizando-se dessa metodologia como uma ferramenta de aprendizagem, treinamento, capacitação e motivação das equipes, mas também são muitas as empresas que já se utilizam dela para promover vendas, produtos ou mesmo para fidelizar clientes, por meio de estratégias que vão desde uma cartela de pontos, programas de fidelidade (trocas de selos de compra, por exemplo) até atividades de interação nas redes sociais, envolvendo desafios.

Outra forma de apresentar seus produtos e sua marca é por meio de hotsites e aplicativos personalizados em que você consegue divertir seus clientes e interagir com eles. Nessas interações, você pode apresentar notícias sobre o seu negócio e sobre outros assuntos de interesse do consumidor. Por exemplo, se sua loja vende roupas e acessórios, que tal um desenvolver um espaço com atividades voltadas para a criação de looks? Você pode aproveitar para incluir os seus produtos, notícias, entre outras informações. Ou, se tem uma loja de artigos esportivos, pode criar um aplicativo com treinos para serem feitos em casa.

Use a criatividade e aproveite os benefícios da gamificação (veja no infográfico) para fidelizar o seu cliente.

Aproveite para fazer os nossos cursos EaD: Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor (entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram) e Criatividade (O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos). 

Saiba mais acompanhando a nossa série Inovações no varejo e fique por dentro das principais mudanças e tendências para o varejo.


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