this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 01:44:22 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Integração lavoura-pecuária: vantagens para a produção rural

Entenda mais sobre a importância dessa técnica e conheça o exemplo de sistema lavoura-pecuária do Rio Grande do Sul.

· 04/04/2023 · Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) consiste em um formato de produção com destaque no Brasil, onde sistemas agrícolas e pecuários são operados na mesma área. É uma verdadeira revolução na gestão das fazendas pecuárias diante de problemas recorrentes de práticas agrícolas de monocultura e demasiada exploração ambiental.

Para que você compreenda melhor, é como se o produtor rural trabalhasse para aproveitar a pastagem para a produção agrícola. Os cultivos mais comuns são de milho, sorgo, arroz e soja.

Algumas das principais vantagens da aplicação desse sistema é que:

  • Aumenta a eficiência da produção;
  • Auxilia na recuperação de solos;
  • Atua na redução da emissão de poluentes; 
  • Permite o cultivo de forrageiras e grãos. 

Sistema ILP no Rio Grande do Sul

Um dos estados com maior destaque na aplicabilidade sistema de integração lavoura-pecuária é o Rio Grande do Sul, conhecido com um dos principais sistemas sustentáveis do Brasil. 

O ILP é o mais longevo experimento de integração lavoura-pecuária do sul do país. Com 20 anos de história, essa ferramenta é exemplo de sustentabilidade e garante rentabilidade e alta produtividade, tanto para lidar com o gado, quanto para lidar com a lavoura. 

Potencial do sistema de integração lavoura-pecuária 

O Brasil tem cerca de 160 milhões de hectares de pastagens e 60 milhões de culturas/lavouras a serem produzidas e executadas no país, logo, o sistema ILP tem o potencial enorme de ser trabalhado além do que tem sido. 

Ainda mais com o aumento da conscientização sobre a busca da sustentabilidade, recuperação do solo, incorporação de carbono nos solos brasileiros e recuperação de pastagens degradadas. Então, o sistema é visto como fundamental para o produtor de hoje. 

Dentro dessa importância não só ambiental e sustentável, também há a preocupação da utilização de atividades dentro da propriedade para gerar uma otimização do uso de recursos naturais. De modo que as áreas produtivas do nosso país cooperem com os ciclos produtivos (seja pecuária, seja lavoura), o que impacta diretamente no faturamento desse negócio rural.

Como funciona a análise do Sebrae

De acordo com o analista de articulação de projetos do Sebrae/RS, Juliano Bolzoni, toda a atuação do Sebrae é feita a partir de um diagnóstico dos recursos naturais da propriedade, das atividades agrícolas (seja o plantio de grãos, milho, soja) e também da pecuária intensiva. A especificação dessas atividades integradas dentro do sistema produtivo, faz com que o produtor tenha um olhar diferente no seu manejo. Aí, é preciso fazer um replanejamento das suas atividades. 

Você quer compreender detalhes desse assunto? Então, confira na íntegra o programa Prospera Agro – Integração Lavoura-Pecuária | AgroMais.

Leia também: Manejo lavoura-pecuária contribui para sustentabilidade ambiental

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?