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Tue Feb 21 16:55:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Internacionalização é vantagem competitiva para todo tipo de negócio

Internacionalização das atividades comerciais permite às empresas brasileiras se diferenciarem da concorrência e expandirem seus negócios com maturidade.

· 17/01/2023 · Atualizado em 21/02/2023
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A internacionalização de empresas é uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Atuar em segmentos e regiões geográficas diferentes pode ser uma ótima alternativa para organizações que buscam se diferenciar no mercado, crescer e expandir seus negócios, abrindo novas frentes de comercialização. 

Mas você sabe como é feita a internacionalização de um negócio? Começa com a decisão da empresa de iniciar suas atividades comerciais em outro país, podendo passar por diversas fases de desenvolvimento, até sua integração total com territórios estrangeiros.

Internacionalizar o capital produtivo e a produção de um bem ou produto exige muita maturidade das empresas. Pressupõe que as cadeias de abastecimento e distribuição estejam planejadas e prontas para serem acionadas assim que a produção for exigida. 

Sem o prévio conhecimento das cadeias de suprimento, transporte, logística e canais de escoamento da produção do país em que se almeja entrar, a operação de produção se torna inviável. Por isso, muitas indústrias que internacionalizam sua produção precisam complementar seu portfólio, adaptando-o à nova geografia e cultura. 

A maturidade empresarial se refere, também, à importância da marca ser conhecida. Esta é uma vantagem para entrar em qualquer mercado. Além disso, o suporte gerado por ter processos corporativos robustos, permite iniciar a atuação em outro país de forma mais estruturada e com maior controle de riscos.

Internacionalização das empresas brasileiras começou em 1941

O grau de internacionalização, de forma geral, vem aumentando gradualmente, apesar de ser em ritmo lento. Das empresas que atuavam no exterior em 2006, 13% tinham operações fora do país, com fábricas, escritórios e centros de distribuições. Atualmente, já são 22%.

Hoje, pouco mais de 500 empresas brasileiras são internacionalizadas, com operações físicas no exterior, para além de exportações. Isso representa somente 0,01% do total de empresas registradas no país. 

O setor de manufatura é o que mais possui empresas internacionalizadas, com 50% do total. Em seguida, vem serviços e varejo (43%) e recursos naturais (7%). Os subsetores mais internacionalizados são construção civil e indústria química, com grau médio de internacionalização de 38% e 34%, respectivamente.

Segundo a Fundação Dom Cabral, o processo de internacionalização das empresas brasileiras, que teve início em 1941 com o Banco do Brasil, intensificou-se nos anos de 1990 e 2000. A América do Sul é a região que mais recebeu empresas brasileiras na última década, com a entrada de 63 empresas. 

Ferramenta de expansão de negócios

Com o surgimento de novos modelos de negócios, que incentivam a terceirização da produção - com coordenação de parceiros locais - a internacionalização tornou-se ferramenta de expansão de negócios para as empresas nacionais.

A empresa pode não ter fábrica própria, mas fecha parceria para a produção, venda e distribuição. Além disso, o comércio eletrônico ajuda nas estratégias de internacionalização, criando oportunidade de colocar o produto nacional lá fora. 

O processo de internacionalização inclui diversas formas de contato entre a empresa e o mercado exterior, passando pela simples exportação de produtos até a produção em escala no mercado internacional. Algumas das principais vantagens da internacionalização de empresas são:

  1. Ganho de novos mercados;
  2. Diminuição de custos;
  3. Acúmulo de experiências de mercado;
  4. Criação de uma marca global;
  5. Diluição de riscos.

Para o sucesso de um projeto de internacionalização é fundamental:

  1. Compreender o mercado de atuação;
  2. Entender a demanda e a capacidade de produção;
  3. Enquadrar a empresa nos requisitos técnicos e na legislação;
  4. Traçar estratégias de comercialização.

Um fator que impulsiona a expansão de empresas para fora do país é que quanto maior o grau de internacionalização, melhor o desempenho das companhias no exterior. Elas se tornam mais conhecidas e adquirem competências para atuar no mercado global. Além disso, soma-se a experiência que a internacionalização exige e ensina para o time da empresa. Que tal pensar nesta ferramenta de expansão para os seus negócios?

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