Para uma empresa de pequeno ou médio porte, que vê seu potencial de crescimento, mas está estagnada, essa pode ser uma boa opção

Um investidor-anjo, normalmente, é uma pessoa física que usa o seu próprio dinheiro para investir em empresas relativamente novas e que possuem alto potencial de crescimento. Geralmente, são empresários bem-sucedidos que já possuem muita experiência adquirida ao longo de suas carreiras, sem falar no capital conquistado. Via de regras, os investimentos realizados rondam entre 5% e 10% do seu patrimônio.
O investimento anjo é, normalmente, feito nas etapas iniciais do desenvolvimento de startups que demonstrem alto potencial de retorno e tenham faturamento abaixo de R$ 1 milhão por ano. Mas, se a empresa não estiver no estágio inicial, mas apresentar um plano de crescimento realista e bem estruturado, poderá atrair esse tipo de investidor também.
As características mais procuradas e admiradas por esses investidores são:
- Conhecimento de mercado;
- Dedicação e envolvimento com o negócio;
- Humildade;
- Persistência.
Onde encontrar um investidor-anjo
Investidores-anjos estão sempre em busca de negócios inovadores para expandir o seu portfólio de atuação e diversificar os seus investimentos. Participar de palestras e cursos ministrados, ou que tenham a participação desses profissionais, é uma boa maneira de estar mais próximo deles e, quem sabe, conseguir apresentar o seu projeto.
Se quiser, pode tentar também uma abordagem direta, enviando um e-mail ou outra forma de contato com o investidor-anjo que pretende trazer para o seu negócio.
Mas, o ideal, é estabelecer contato com alguém que tenha relação com esse investidor e, dessa forma, solicitar que lhe apresente pessoalmente.
Como apresentar um projeto para um investidor-anjo
Conseguiu um horário para falar com investidor pode não ser tarefa simples, mas, uma vez conseguida, cada minuto conta, por isso, faça uma apresentação clara e breve, otimizando o seu tempo e, principalmente, o tempo desse profissional.
Não se esqueça que o perfil de todo investidor tende a ser uma pessoa que recebe diversas abordagens durante o dia. Além disso, ele dedica parte do seu tempo para cuidar dos outros negócios nos quais já investe.
O seu pitch (também chamado de discurso de elevador) não deve durar mais do que 10 minutos. A ideia é “vender” de maneira rápida. Por isso, ele deve trazer dados e informações que chamem a atenção, tais como:
- Qual é a solução inovadora que você está trazendo;
- O potencial de crescimento e tamanho do seu mercado de atuação;
- As projeções financeiras e de cenários para os próximos anos;
- O percentual de participação do investidor-anjo em troca do capital aplicado.
Como conseguir um investidor-anjo
Não é qualquer ideia incrível que atrai a atenção de um investidor-anjo. Quem busca esse tipo de investimento, precisa ter uma ideia inovadora, mas também demonstrar profundo conhecimento do mercado e muita competência – precisa provar que pode ser um empreendedor brilhante – para executar a ideia.
Os principais requisitos para encontrar um investidor anjo:
- A empresa precisa apresentar algum tipo inovação. Pode ser um produto, serviço ou modelo de negócio inovador ou uma forma inovadora de comercialização, por exemplo;
- O negócio deve ser escalável e não pode ser facilmente “copiável”;
- A empresa deve ter bom potencial de crescimento e rentabilidade;
- O mercado de atuação deve ser amplo;
- É preciso ter um plano bem estruturado, que detalhe necessidades atuais e resultados esperados.
O mais importante: seja transparente e esteja com tudo em ordem para aumentar suas chances de fechar o investimento.
Saiba mais
Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:
- Curso Como Planejar o seu Negócio
- Curso Como elaborar um plano de negócio
- Curso Como ter ideias criativas e inovar na prática?
- Curso Ganhe mercado com o plano de marketing
Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.
Foi um prazer te ajudar :)