Oportunidades em franquia de móveis exigem baixo investimento e têm retorno rápido, com boas perspectivas de faturamento.
O aquecimento do setor imobiliário está também dando um impulso para a venda de móveis. Afinal, casa nova exige uma reorganização do espaço.
O Brasil é o 6° produtor mundial de móveis e o segmento é o 8° colocado em termos de geração de empregos. Mas pouca gente sabe que não é preciso investir uma grande fortuna para trabalhar com móveis ao optar pelo sistema de franquia, por exemplo.
O Brasil exporta móveis para 120 países e ocupa uma posição invejável no mercado, graças a uma série de fatores, como matéria-prima abundante, design e tecnologia. As oportunidades estão presentes tanto para móveis planejados quanto para móveis modulados.
Vale lembrar que os móveis planejados são aqueles feitos sob medida, de acordo com a necessidade do cliente, e podem ser personalizados, o que traz maior sofisticação. Já os móveis modulados são fabricados com medidas e cores padronizados e, por isso, costumam ser bem mais baratos.
A franquia de móveis é uma ótima oportunidade de investimento, pelas seguintes razões:
- Baixo investimento: com cerca de R$ 100 mil é possível adquirir uma franquia para começar a trabalhar com mobiliário planejado. Isso porque é preciso adquirir apenas algumas peças para fazer um showroom, sem ter que investir em estoques. O retorno do investimento ocorre a partir de 15 meses.
- Amplo mercado para a venda: com o incremento do home office, as pessoas começaram a investir mais em seus espaços. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o setor faturou R$ 6,1 bilhões apenas no mês de julho de 2022, um aumento de 2% sobre o mês anterior. Isso mostra que o mercado brasileiro está em crescimento.
- Sustentabilidade: o Brasil é rico em matérias-primas para a indústria moveleira e a produção de marcas franqueadas se preocupa com a sustentabilidade, tanto dos materiais como de seus processos. Isso é mais um atrativo para uma clientela seleta e disposta a gastar.
- Tecnologia de fabricação: diante do clima brasileiro, a indústria de móveis brasileira acabou por criar uma série de tecnologias para melhorar seu produto. Umidade e pragas como cupins são frequentes, mas os móveis brasileiros são feitos para resistir a isso, garantindo a satisfação dos clientes.
Investir em uma franquia em vez de uma loja independente traz uma série de vantagens, a começar pelo treinamento e assistência da franqueadora.
O franqueado tem assessoria para definir sua clientela e para escolher seu ponto de venda. Assim, o investidor não precisa ir pelo método de tentativa e erro até achar a fórmula certa para o negócio deslanchar.
O Sebrae dispõe de uma série de ferramentas para ajudar empreendedores e oferece orientação em suas unidades. Caso precise de orientação, procure a unidade mais próxima.
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Wed May 15 11:51:18 BRT 2024
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O que é um MEI e como funciona? O MEI, sigla para microempreendedor individual, é uma categoria de empreendedorismo que permite a formalização de negócios individuais de maneira simplificada. Ele funciona como uma pessoa jurídica, o que possibilita a emissão de notas fiscais e o acesso a benefícios previdenciários. Quero abrir um MEI grátis
Wed May 15 11:51:03 BRT 2024
Plano de Negócios: o que é, como fazer e modelo do Sebrae
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Wed May 15 11:48:25 BRT 2024
Decidiu empreender em 2023? Veja como abrir um MEI de graça
Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2023 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2023? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre 67 e 72 reais a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 159,40 e R$ 164,40. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Acompanhe novos conteúdos de seu interesse em nossos canais no Telegram! Telegram Sebrae MEI Canal dedicado a compartilhar dicas, ideias e informações de interesse dos microempreendedores individuais (MEI).
Sat May 11 00:02:40 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Apr 27 00:01:49 BRT 2024
Gestão do tempo: como otimizar o uso do seu tempo
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Fri Apr 12 15:16:55 BRT 2024
Startups brasileiras oferecem soluções inovadoras no mercado externo
Startups brasileiras estão desbravando o mercado externo oferecendo soluções tecnológicas inovadoras, algo que faz parte da cultura nacional, de grande criatividade. Entretanto, o processo de internacionalização envolve burocracias, algumas barreiras comerciais e que exigem um conhecimento prévio e um preparo por parte dos empresários. Nessa área, tamanho não é documento pois não há qualquer impedimento quanto ao porte das empresas que desejam iniciar o processo de expansão internacional. Se a empresa oferecer produtos ou serviços atrativos e diferenciais e estiver bem estruturada em seus processos, a internacionalização pode ocorrer sem grandes problemas, mas é preciso se preparar. Muitas empresas começam no mercado interno com grande potencial, mas não se estruturam adequadamente e aí aparecem problemas quando se lançam à aventura de conquistar novos mercados no exterior. É preciso ter uma equipe de vendas e de assistência técnica bem afinada para não dar vexame. Além disso, o pós-venda é importante, assim como vários outros procedimentos que devem estar estruturados primeiro no mercado interno. Além disso, é importante estudar um bom planejamento estratégico para conquistar o mundo. Você acha que seria interessante lançar o produto no mercado português em primeiro lugar pela facilidade do idioma? Mas já pensou que esse é um mercado pequeno e que dificilmente vai fazer diferença no seu faturamento? A inovação que você oferece é interessante para que tipo de mercado? Uma vez estabelecida uma estratégia, é importante cuidar de registrar as patentes para se proteger. A patente que você registrou aqui só tem validade no território nacional e, enquanto você tenta vender a sua solução tecnológica lá fora, uma empresa estrangeira pode registrar sua inovação em outro mercado e deixá-lo na mão. Não há necessidade de registrar sua patente em 200 países, apenas escolha os mercados-chave em que você pretende atuar. Outro ponto importante é conhecer bem o mercado em que você pretende lançar sua inovação: que demandas ele tem, qual o volume de vendas que se pode esperar, que legislação regula a área... Só assim você poderá colocar o pé para fora do Brasil sem tropeçar. O Sebrae tem uma parceria com a Apex Brasil focada na internacionalização das startups por meio do programa Startup OutReach Brasil, que visa a atender empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejam expandir sua atuação para o exterior. Este programa também apoia os empresários do segmento que desejam fazer o “soft landing”, termo que designa a entrada de empresas em um novo mercado de forma mais fácil, segura e bem-sucedida. Um exemplo de inovação brasileira que está conquistando novos mercados é o da T4S Technology for Safety - uma startup de soluções tecnológicas contra o roubo de cargas fundada em 2017. A empresa criou um sistema que utiliza de forma combinada 5 soluções para evitar o roubo de carga, como o bloqueador do veículo, a blindagem elétrica do baú de carga e um conjunto de câmeras com inteligência artificial que identifica eventuais perseguições aos veículos protegidos, entre outros recursos. A T4S tem como clientes no Brasil empresas multinacionais, além de clientes no exterior, o que aumenta a credibilidade da empresa. A startup investe em novas formas de comunicação utilizadas para divulgar e comercializar seus produtos. Em 2018, a empresa registrou uma patente na Rússia, a primeira feita fora do Brasil. Atualmente a T4S tem nove patentes concedidas no exterior, além de vários processos em análise. O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam exportar tecnologia desenvolvida por suas statups. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! Saiba mais com os conteúdos do Sebrae Planejamento para acessar mercados internacionais E-book: Exportação de serviços: tecnologia, informática e comunicações
Thu Mar 28 11:46:37 BRT 2024
MEI precisa declarar imposto de renda pessoa jurídica e pessoa física?
Uma dúvida que sempre surge na cabeça do Microempreendedor Individual (MEI) todos os anos por esta época é: Preciso declarar imposto de renda Pessoa Física? Ou pessoa jurídica? Ou os dois? Pois é. Esta dúvida é totalmente compreensível. As regras parecem não ser muito claras, as informações, disponibilizadas pela mídia principalmente, na maioria das vezes deixam a situação ainda mais confusa.Mas este artigo tem por finalidade esclarecer estas dúvidas e clarear o entendimento para quem é MEI. Inicialmente podemos dizer que o MEI está obrigado por lei a efetuar a Declaração de Faturamento da pessoa jurídica. Todos os anos até o dia 31 de maio o MEI deve realizar, no site do Simples Nacional ou no Portal do Empreendedor, a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual - DASN-SIMEI. Nesta declaração o MEI deve informar o total de seu faturamento bruto do ano anterior. Podemos dizer que fazendo isto o MEI está cumprindo a sua obrigação como Pessoa Jurídica junto à Receita Federal. Seria assim o equivalente ao que uma empresa que não seja MEI faz na sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Mas as obrigações do microempreendedor para com a Receita Federal não param por aí. Esta é apenas a primeira parte. Tomando por base o faturamento anual é necessário calcular o lucro do MEI pois este valor deve ser informado É preciso calcular corretamente os lucros obtidos com a atividade do MEI para fazer corretamente a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, caso o microempreendedor precise declarar. É necessário efetuar alguns cálculos para se ter a certeza exata de como agir corretamente para não ficar com problemas em relação ao fisco. O seu compromisso como Pessoa Jurídica basicamente se resume a duas obrigações: pagar todos os meses a DAS-MEI e todos os anos, até o dia 31 de maio, efetuar a DASN- SIMEI informando à Receita Federal o seu Faturamento Bruto do ano anterior, conforme descrevemos acima. Como pessoa física, todos os anos ele precisa verificar se terá ou não a obrigação de fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) ou IRPF, chamada oficialmente pela Receita Federal de Declaração de Ajuste Anual. Esta declaração normalmente neste ano de 2023 tem seu prazo final em 31 de maio. Quando realiza a DASN-SIMEI o MEI deve informar somente as receitas, ou seja, o total recebido no ano anterior, no exercício de sua atividade como MEI. Quando está no seu momento “Pessoa Física” ele precisa prestar contas de todas as suas atividades como qualquer outro cidadão brasileiro prestando à receita federal informações sobre todas as suas rendas, seus investimentos, seu patrimônio e até suas dívidas, se for o caso. No que se refere às rendas, além daquelas relacionadas as suas atividades como MEI, deve declarar todas outras fontes de renda que possuir, como salários, caso tenha emprego formal, aluguéis, lucros ou dividendos de seus investimentos, aposentadorias ou outros benefícios como Bolsa Família, Auxílio Emergencial/Auxílio Brasil ou qualquer outra renda tributável recebida em 2022. Abaixo descrevemos como deve ser realizado o cálculo para definir o rendimento tributável das atividades do MEI 1° passo - Calcular o valor tTotal de todas as despesas do MEI no ano de 2022 Para este cálculo é necessário possuir os valores de todas as despesas do MEI (água, luz, telefone, compra de mercadorias, custo manutenção de equipamentos, salários caso tenha empregado, aluguel de espaço, entre outras) referente ao ano de 2022. Anote este valor. Ele será para utilizado nos cálculos seguintes. 2° passo - Calcular a parcela da receita bruta usenta de imposto de renda A Parcela Isenta é uma fração da sua receita bruta que não será tributada. O percentual depende do tipo de atividade do seu negócio e corresponde a: 8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga. 16% da receita bruta para transporte de passageiros. 32% da receita bruta para serviços em geral. Anote o valor da parcela isenta. Ele será usado para preencher a seção “Rendimentos Isentos - Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”, da sua Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. 3° passo - Calcular o rendimento tributável do MEI O rendimento tributável será o resultado da conta: Receita bruta - (menos) bespesas - (menos) Parcela Isenta. Anote o valor da parcela tributável. Ele será usado para preencher a seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ” da sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Se este cálculo já resultar em um rendimento tributável acima de R$ 28.558,70, significa que somente por isso, você já estará obrigado a efetuar a declaração como pessoa física. Se este valor for menor ou igual a R$ 28.558,70 o MEI deverá verificar se está enquadrado em uma ou mais das condições obrigatórias que exigem que o contribuinte realize a declaração como pessoa física.Quem é obrigado a fazer a DIRPF? Para este ano de 2023 estão obrigados a declarar o IRPF todos os cidadãos que atendam uma ou mais das seguintes condições: - Renda tributável, (resultado do MEI somado às outras rendas tributáveis) superior a R$ 28.559,70 no ano de 2022; - Recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00 ou que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto; - Possuía, em 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00; - Efetuou operações em bolsas de valores cujo somatório de vendas, inclusive isentas, foi superior a R$ 40.000,00; - Obteve, na atividade rural, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50; Como se pode perceber existem muitas situações a serem analisadas para definir se o contribuinte será ou não obrigado a efetuar a declaração de imposto de renda como pessoa física. Conforme já descrevemos acima, para a situação do MEI é necessário analisar e calcular qual foi o seu rendimento tributável proveniente da atividade como MEI. Caso o resultado for inferior a R$ 28.558,70, e não possuir qualquer outra renda, nem se enquadrar em qualquer das outras obrigações, o MEI não será obrigado a efetuar a declaração como Pessoa Física. Porém, mesmo que o resultado da renda tributável do MEI seja abaixo do limite, se ele tiver outras rendas é necessário somar a renda do MEI com a s outras e se este total ultrapassar os R$ 28.558,70 deverá realizar a declaração. Assim sendo, é possível que somente as outras rendas não o obriguem a declarar, somente as rendas do MEI também não o obriguem a declarar, mas quando somadas ele poderá estar obrigado a declarar. Importante lembrar também que o fato de ser obrigado a declarar não necessariamente e significa que terá que parar algum imposto. Muito pelo contrário. Em muitos casos existe um valor já recolhido na fonte e que agora na declaração de ajuste pode até ser ressarcido. Por isso a importância de se analisar bem a situação para ter-se a certeza de estar fazendo o procedimento correto e ficar com a sua situação em dia perante a Receita Federal. Abaixo descrevemos 3 exemplos de como calcular o rendimento tributável do MEI: Exemplo 1) MEI do setor de serviços Microempresário Individual (MEI) que atua no setor de serviços e teve uma receita bruta total de R$ 80.000,00 em 2022 e teve despesas comprovadas de R$ 19.000.00, os cálculos são feitos desta forma: Faturamento bruto = R$ 80.000,00 Percentual não tributável (32% da Receita bruta): R$ 80.000,00 X 0.32 = R$ 25.600,00 Despesas comprovadas = R$ 19.000,00 Rendimentos tributáveis MEI: Receita bruta - Parcela isenta (32%) - Despesas Comprovada = R$ 80.000,00 - R$ 25.600,00 - R$ 19.000,00 = R$ 35.400,00Confira os valores na tabela a seguir: DESCRIÇÃO VALOR RECEITA BRUTA (RB) R$ 80.000,00 PARCELA ISENTA (PI) = RB X 0,32 (R$ 80.000,00 X 0,32) R$ 25.600,00 DESPESAS (D) = SOMA DE TODAS AS DESPESAS DO MEI R$ 19.000,00 RENDIMENTO TRIBUTÁVEL= RB - PI - D= R$ 80.000,00 - R$ 25.600,00 - R$ 19.000,00 R$ 35.400,00 Neste caso, como os rendimentos tributáveis ultrapassam R$ 28.559,70, ele estaria obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, independentemente de estar incluso em qualquer das outras condições de obrigatoriedade. Neste caso o preenchimento na Declaração de Ajuste Anual seria da seguinte forma: Ficha de Rendimentos Isentos - Lucros e Dividendos recebidos pelo titular: R$ 25.600,00. Ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ: R$ 35.400,00 Exemplo 2) MEI do Setor de Comércio Microempresário Individual (MEI) que atua no Comércio e teve uma Receita Bruta Total de R$ 75.000,00 em 2022 e teve despesas comprovadas de R$ 41.500.00, (incluindo os custos de aquisição das mercadorias que foram revendidas), os cálculos são feitos desta forma: Faturamento = R$ 75.000,00 Percentual não tributável (8% da Receita bruta) = R$ 75.000,00 X 0,08 = R$ 6.000,00 Despesas comprovadas = R$ 41.500,00 Rendimentos tributáveis MEI: Receita Bruta - Parcela Isenta (8%) - Despesas Comprovada = R$ 75.000,00 - R$ 6.000,00 - R$ 41.500,00 = R$ 27.500,00 Confira os valores na tabela a seguir: DESCRIÇÃO VALOR RECEITA BRUTA (RB) R$ 75.000,00 PARCELA ISENTA (PI) =RB X 0,08 (R$ 75.000,00 X 0,08) R$ 6.000,00 DESPESAS (D) = SOMA DE TODAS AS DESPESAS DO MEI R$ 41.500,00 RENDIMENTO TRIBUTÁVEL= RB - PI - D= R$ 75.000,00 - R$ 6.000,00 - R$ 41.500,00 R$ 27.500,00 Neste caso, como os rendimentos tributáveis ficaram abaixo de R$ 28.559,70, ele não estaria obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Assim seria necessária verificar se ele possui outras rendas que somadas a esta ultrapassem os R$ 28.558,70 ou se está enquadrado em alguma das demais obrigatoriedades. Caso tenha que declarar o preenchimento seria desta forma: Ficha de Rendimentos Isentos - Lucros e Dividendos recebidos pelo titular: R$ 6.000,00. Ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ: R$ 27.500,00. Exemplo 3) MEI do Setor de Transporte de Passageiros Microempresário Individual (MEI) que atua no transporte de Passageiros e teve uma Receita Bruta Total de R$ 70.000,00 em 2022 e teve despesas comprovadas de R$ 30.000.00, os cálculos são feitos desta forma: Faturamento = R$ 70.000,00 Percentual não tributável (16% da Receita Bruta) = R$ 70.000,00 X 0,16 = R$ 11.200,00 Despesas comprovadas = R$ 30.000,00 Rendimentos tributáveis MEI: Receita Bruta - Parcela Isenta (16%) - Despesas Comprovada = R$ 70.000,00 - R$ 11.200,00 - R$ 30.000,00 = R$ 28.800,00 Confira os valores na tabela a seguir: DESCRIÇÃO VALOR RECEITA BRUTA (RB) R$ 70.000,00 PARCELA ISENTA (PI) =RB X 0,16 (R$ 75.000,00 X 0,16) R$ 11.200,00 DESPESAS (D) = SOMA DE TODAS AS DESPESAS DO MEI R$ 30.000,00 RENDIMENTO TRIBUTÁVEL= RB - PI - D= R$ 70.000,00 - R$ 11.200,00 - R$ 30.000,00 R$ 28.800,00 Aqui, como os rendimentos tributáveis ficaram acima de R$ 28.559,70, ele já estaria obrigado a fazer a DIRPF em função do MEI. O preenchimento seria desta forma: Ficha de Rendimentos Isentos - Lucros e Dividendos recebidos pelo titular: R$ 11.200,00. Ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ: R$ 28.800,00. Em qualquer das situações sempre o microempreendedor só fará uma Declaração como Pessoa Física (DIRPF) onde deverá incluir todas as informações requeridas, tanto aquelas relativas ao seu rendimento tributável como MEI, quanto aquelas relativas a outras rendas ou bens e investimentos. Se, após analisar estas informações, você MEI, ainda está com dúvidas, sugerimos consultar uma agência do Sebrae ou Sala do Empreendedor, ou consultar um profissional de contabilidade. Eles poderão lhe ajudar e passar todas as informações. Dica importante O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br PARA SABER MAIS: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line O que você precisa saber antes de virar MEI Principais obrigações do MEI Plano de Negócios Portal do Empreendedor: Verifique se você atende as condições para ser MEI Obrigações e direitos Perguntas frequentes Atividades prmitidas O que você precisa saber antes de se tornar um MEI?
Mon Mar 25 16:04:15 BRT 2024
5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
A Páscoa é a época mais doce de todas, isso todo mundo já sabe. Junto com as festas de fim de ano, é a data que mais movimenta as micro e pequenas empresas que têm como produto principal o chocolate. A Páscoa apresenta inúmeras oportunidades para criar campanhas, propagar a marca e alavancar negócios durante as celebrações. No entanto, como se destacar no meio de tantas ofertas? É preciso focar produtos pouco atendidos pela indústria tradicional. Explore ingredientes selecionados e diferenciados. Por exemplo, além do tradicional ovo de chocolate, os de colher, bombons de licor, trufas, colombas, brownies e cupcakes são alguns dos produtos artesanais que se destacam em relação aos vendidos em grandes mercados. Preparamos cinco dicas que vão te ajudar a bombar durante as comemorações de Páscoa e que podem ser uma boa ideia para campanhas durante todo o ano. 1. Pense fora da caixinha Pode parecer estranho, mas não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. Aproveite também o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades. Você pode usar o Instagram para postar fotos dos seus produtos, divulgar preços ou até mesmo apostar em promoções para os seus clientes. O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para divulgar vídeos promocionais do seu negócio, mostrando seu processo de criação e opções de produtos disponíveis. O WhatsApp Business vai ajudar com as encomendas. O Facebook Messenger também. Ele pode ficar conectado ao seu perfil comercial nesse canal. 2. Aposte na customização Lembre-se de que cada cliente é único. Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização com opção de encomendas personalizadas. Dar ao cliente possibilidades de escolha e de combinação de sabores e produtos é uma solução que oferece mais autonomia a ele e que pode atender a um público maior. Lembre-se de que alguns clientes estão em busca de verdadeiros presentes em forma de doce. Outros procuram pequenas lembrancinhas. Por isso, é muito importante conhecer o seu público-alvo e apresentar propostas diferenciadas para os principais perfis de consumo. 3. Explore também novos nichos de mercado Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias. 4. Conquiste pelo recheio Investir na diversificação de sabores é uma opção de negócio altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa. Aposte em um leque de opções que envolva recheios tradicionais, frutas e também sabores regionais. Dessa forma, a sua empresa valoriza os gostos do cliente e aproveita vantagens características que a sua região oferece. 5. Ofereça brindes ou mimos Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes. Não se esqueça de que existem diferentes possibilidades para pagamento em cartão, como crédito e débito. Portanto, vale a pena investir e pesquisar sobre as opções e escolher alguma que se encaixe melhor no seu negócio.
Mon Mar 25 13:35:10 BRT 2024
Férias escolares: oportunidade para o turismo em família
Chegou o momento tão esperado pelas crianças e adolescentes, as férias escolares! Neste período, muitas famílias aproveitam para descansar, viajar e também recarregar as energias. Por isso, é uma das épocas mais aguardadas pelas empresas de turismo. Além do recesso escolar e das festas de fim de ano, como Natal e Réveillon, o início do verão movimenta a busca por destinos diferentes. Explorar novos lugares é sempre uma experiência única. Além de todos os benefícios do descanso nas férias escolares, viajar em família possibilita estreitar os laços e escapar da agitação do cotidiano de trabalho e estudos. Neste cenário, as empresas do setor turístico são importantes aliadas das famílias, já que podem proporcionar momentos inesquecíveis para todos. Não só em dezembro, mas também em janeiro e julho, aumentam as chances de bons negócios para empresas especializadas em passeios, restaurantes, guias turísticos, agências de viagem e companhias aéreas. Nesta época, cresce a demanda e ocupação em hotéis, pousadas, aluguel de imóveis, entre outros meios de hospedagem. Férias escolares aumentam a concorrência entre as empresas São inúmeras as oportunidades para o setor turístico no período de férias escolares: clubes, colônias de férias, excursões guiadas, acampamentos. Esse último caso, por exemplo, é ideal para reunir crianças e jovens cujos pais não podem tirar férias no mesmo período. O mais importante é que as empresas e empreendedores do segmento turístico ofereçam possibilidades diferentes para o turista. Inovar é estabelecer uma diferença com a concorrência, e em um setor tão competitivo como o do turismo, todo diferencial é super importante. Em qualquer setor, ser criativo e inovador é essencial. Para isso, o primeiro passo é conhecer o seu público, ou seja, o perfil do seu potencial consumidor. O Sebrae oferece um curso especial para você aprender como conhecer e valorizar seu cliente. Clique aqui e compreenda as técnicas para aumentar e melhorar suas vendas. Sucesso da empresa de turismo requer estratégia de venda Na época de férias escolares, as empresas e empreendedores do setor de turismo também têm a oportunidade de prestar consultoria para as famílias com a indicação dos mais variados tipos de passeios e programas turísticos. Além disso, podem ajudar a definir um roteiro, a cidade ou paisagem a ser visitada, hospedagem, alimentação, entre outros. Importante pesquisar como os concorrentes estão oferecendo os pacotes de viagens. Muitas agências brasileiras de turismo comercializam passagens aéreas com descontos específicos para crianças de até seis anos de idade, por exemplo. Não podemos esquecer que fora dos períodos de férias, muita gente viaja a negócios. E isso significa mais viagens, e mais oportunidades. Em todos os casos, garantir a comodidade, segurança e infraestrutura é fundamental. Atualmente, com o avanço do acesso ao 5G e das plataformas de e-commerce, a influência da internet é enorme nos negócios de todos os setores. Aprenda com o Sebrae a fazer o planejamento da sua empresa de turismo para vender pela internet e saiba como os quatro pilares do marketing (produto, preço, praça e promoção) agem nos resultados. Clique aqui e faça o nosso curso sobre canais de comunicação e de vendas pela internet. Importante destacar que além de gerar negócios para o setor turístico, as viagens neste período de férias escolares trazem diversos benefícios para as famílias. Confira alguns deles: Lugares para visitar nas férias escolares Há locais incríveis espalhados pelo Brasil que garantem a diversão da família toda. Mesmo que não saia da sua cidade, é possível realizar um pequeno roteiro turístico para conhecer lugares muitas vezes despercebidos, como uma estação de trem, um museu, uma praia ou um parque. Os passeios ao ar livre são ótimas formas das crianças entrarem em contato com a natureza, além de incentivar a curiosidade. O turismo brasileiro oferece muitas opções especialmente direcionadas às famílias, como parques temáticos, hotéis e resorts, que oferecem infraestrutura e diferentes programações para atender da melhor forma possível as aspirações das crianças e jovens. Veja três sugestões de viagens que a sua empresa pode indicar: 1. Rio Quente Resorts (Goiás): Localizado a 170 km de Goiânia e 310 de Brasília, fica no município goiano de Rio Quente, em uma região conhecida por suas águas termais. Conta com aproximadamente 50 hectares de muito verde e fácil acesso. Os pacotes de viagem para Rio Quente são bastante requisitados. Para uma maior comodidade, é indicado realizar reservas, principalmente em época de temporada como nas férias escolares. 2. Beach Park Suite Resort (Ceará): Localizado a vinte minutos de Fortaleza, o Beach Park é um grande empreendimento turístico na praia Porto das Dunas. O lugar é conhecido por sua beleza natural, tecnologia e muita diversão. Em uma estrutura com mais de 200 mil metros quadrados, o local une parque, três resorts e um hotel, além de um agradável espaço na praia, onde os visitantes podem ter uma inesquecível experiência gastronômica. 3. Beto Carrero World (Santa Catarina): O parque temático oferece diversão para todas as idades, mas especialmente às crianças. O parque é dividido em sete distintos temas, com cerca de 70 atrações, em uma área de 1,5 milhão de metros quadrados. O parque conta com brinquedos radicais, 170 espécies de animais, entre outros atrativos. A chegada da época das férias escolares representa um aquecimento da indústria do turismo em família. As crianças e os pais aproveitam para viajar e se reconectar. Conhecer lugares diferentes é sempre uma experiência interessante, deixando para trás a rotina estressante. As empresas de turismo, além de vender os pacotes de viagens, precisam saber vender a importância do descanso e a oportunidade que as famílias terão de respirar novos ares, conhecer cidades e pessoas novas. Cair na estrada e aproveitar a vida com a família, é isso que faz tudo valer a pena!
Mon Mar 11 09:46:29 BRT 2024
Motéis são grande oportunidade para o mercado de turismo
Motéis são opções de hospedagem cercados de preconceitos e alvos de piadas, mas, na realidade, são locais preferenciais para casais celebrarem datas importantes, como aniversários de namoro ou casamento, encontros românticos absolutamente lícitos, noitadas em um ambiente com mais luxo e conforto do que a própria casa, e por aí vai. Fato é que os motéis são hotéis que oferecem muito mais do que camas redondas e banheiras de hidromassagem para os hóspedes e representam excelentes oportunidades de negócio para o setor hoteleiro e o mercado de turismo em geral. A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), entidade que representa a motelaria, destaca que o mercado é grande e muito promissor para empreender. O nome, uma junção de motor e hotel, indica que a principal característica do tipo de hospedagem é ser de curta duração, para viajantes de passagem. Em geral, a estadia oferecida compreende entre duas e 12 horas de permanência. Alguns deles oferecem, inclusive, uma refeição como café da manhã, almoço ou jantar. Outros têm como atrativo quartos temáticos ou mimos como teto solar, poltronas especiais ou até mesmo pista de dança. Evidentemente que comodidades como um bom chuveiro, aparelho de ar-condicionado, TV a cabo ou acesso a filmes e outras são indispensáveis. Ainda, lembrando que, apesar do que foi destacado no início desse texto, a discrição deve sim fazer parte do pacote, contemplando garagens individuais e outros itens que evitem o encontro entre os hóspedes que entram e aqueles que estão saindo. Além da privacidade, a própria escolha da localização do motel é um passo essencial para obter sucesso. Os locais mais indicados são ruas não residenciais, bairros mais comerciais ou próximos a centros como universidades, hospitais, avenidas movimentadas ou estradas com bom fluxo de carros. A estrutura física de um bom motel precisa comportar uma cozinha de bom tamanho, recepção, lavanderia ou área de suporte para envio e recepção das roupas de cama e banho, sala de administração, estacionamento com garagens individuais e espaço para vans. Não custa destacar que a equipe de atendimento deve ser muito bem treinada, e os meios de pagamento devem ser identificados com um nome fantasia. Mesmo que os hóspedes sejam um casal comemorando 50 anos de união de papel passado, pode ser desagradável uma fatura de cartão de crédito que indique um nome exótico estar nas mãos de uma secretária ou conta da família. Assim, o número de funcionários, embora dependa do porte do estabelecimento, pode ser calculado como em média 15 pessoas para um estabelecimento de 15 quartos, sendo algo em torno de três recepcionistas que vão atuar em sistema de escala, pois o local irá funcionar 24 horas por dia, um auxiliar administrativo, cinco camareiras, um cozinheiro e dois ajudantes de cozinha, dois seguranças e um gerente. O retorno financeiro pode levar cerca de cinco anos, para que o valor do investimento retorne com lucros. Pequenos empreendedores têm a chance de criar um bom e próspero negócio ao investir em um motel. Como o período de permanência é curto, a fidelização dos hóspedes deve ocupar um papel importante na estratégia de marketing dos motéis. Estude, pesquise e planeje com cuidado, e crie um ambiente agradável e um estabelecimento de sucesso! Saiba Mais: Planeje suas metas e resultados Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos
Fri Mar 08 13:45:46 BRT 2024
Empreendedorismo e maternidade: pode ser uma equação possível?
Conciliar carreira e maternidade costuma ser um grande desafio para muitas mulheres. A chegada de um filho traz desafios e mexe com emoções tão intensas que tudo parece estar meio fora do lugar. Existem algumas mulheres que contam com ajuda dos parceiros, ou que têm rede de apoio de familiares ou amigos, mas, mesmo assim, as atividades são inúmeras e os afazeres parecem não ter fim, especialmente quando é chegada a hora do retorno ao trabalho. Mas, de outro lado, tem aquelas mulheres que precisam, desde o início, dar conta de tudo sozinha – quer seja por escolha própria ou por falta de opção. Em meio ao turbilhão de emoções e afazeres, muitas mulheres optam por dar uma pausa na carreira, especialmente aquelas que atuam no mercado formal. Assim, decidem percorrer outros caminhos profissionais e um deles é a criação de um negócio próprio. Mas, como conciliar o empreendedorismo com a rotina de cuidados com o bebê, além dos papéis de esposa, filha, estudante, dona de casa, dentre muitos outros? Desafios do empreendedorismo materno A gestão de qualquer negócio é uma tarefa que exige esforço e dedicação, mas quando se trata do próprio negócio, essa atividade se torna ainda mais desafiadora. No Brasil, as mulheres têm optado cada vez mais por esse caminho profissional, sobretudo após a chegada dos filhos. De acordo com um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020 – que é o principal estudo sobre empreendedorismo mundial – cerca de 55,5% dos novos negócios nascidos nesse período, no Brasil, foram fundados por mulheres. Ainda segundo o GEM, as mulheres representam 46% das atuais empresas com até 3 anos de atividades. A verdade também é que, mesmo sabendo dos desafios e dificuldades, muitas mulheres optam pelo empreendedorismo depois da maternidade como forma de suprir as necessidades financeiras da família e para se resguardar de uma possível demissão, muito comum após o retorno da licença maternidade nas empresas. Para começar o seu novo negócio, algumas decidem colocar antigos projetos em prática, outras aproveitam a bagagem profissional como ponto de partida para modelar o negócio próprio. Mas, o grande objetivo dessas mulheres é trabalhar em um formato que permita mais flexibilidade para se dedicar também às necessidades do bebê. Mas, quais os principais desafios que essas mulheres e mães terão que lidar? Abaixo, listamos alguns deles: Gestão do tempo O tempo é o mais preciso e democrático recurso que existe, porque é igual para todos. Por isso, gerenciá-lo é importante, mas, no caso de quem empreende, se torna simplesmente crucial. Se forem consideradas as demandas da maternidade somadas às profissionais e aos demais papéis que uma mulher desempenha no seu dia a dia (esposa, filha, amiga, etc.), será necessário dividi-las em slots de tempo, lembrando sempre da possibilidade de haver imprevistos. A gestão da agenda e a não procrastinação das tarefas será fundamental para o sucesso do negócio. Rede de apoio Muitas mulheres não contam com apoio para realizar todas as tarefas do dia a dia. Mas, no caso de quem esteja na situação de empreendimento materno, uma rede de apoio será fatalmente necessária. Se a mãe empreendedora não pode contar com familiares e amigos, ela terá que considerar contratar pessoas que possam auxiliá-la com algumas atividades, tais como: limpeza e cuidados com a casa, babá ou escolinha por meio período para a criança, etc. Capacitação técnica Para as mães que não possuem capacitação técnica em empreendedorismo, será fundamental buscar um curso nesta temática. Algumas áreas que merecem destaque e que devem fazer parte dos conhecimentos da mãe empreendedora: Administração; Vendas; Gestão de pessoas; Marketing Digital; Finanças; Compras; Logística. Por isso, gerenciar o tempo, determinando dias e horários para cada atividade será determinante para que as coisas deem certo. Capacidade financeira Todo negócio precisa de investimento financeiro. Por mais que alguns custos sejam otimizados, ainda assim será preciso ter algum recurso. Mesmo um negócio que funcione em home office gera despesas, porque investimentos serão sempre necessários. Por onde começar? Por mais simples que seja um negócio, ele deve ser bem planejado, para que as suas chances de sucesso sejam aumentadas. Assim, o ponto de partida para investir em um negócio próprio é o planejamento. Elaborar o plano de negócios vai ajudar a ter uma noção exata dos esforços necessários, assim como a expectativa de retorno. Alguns itens que devem ser considerados: Plano de negócios Esse documento é essencial para orientar as decisões não apenas no começo, mas durante um período depois que a empresa estiver faturando. Ele funciona como um mapa contendo orientações essenciais para quem administra um negócio. Ele também será fundamental para que avaliar se a ideia da empresa é viável ou não. Pesquisa de mercado A pesquisa de mercado é fundamental para a identificação do público alvo, além de ajudar no entendimento das soluções que ele precisa. De acordo com essas informações, o produto ou serviço será moldado, de maneira a se tornar a melhor opção para “resolver” o problema dos clientes. Análise da concorrência Nenhum negócio é tão inovador que não tenha concorrência. Analisar a concorrência é observar o que os concorrentes vêm fazendo, buscando lacunas e oportunidades. Não é uma ação que visa copiar as estratégias, mas observar aquilo que a empresa poderá fazer melhor. Definição de metas Todo negócio precisa de indicadores e metas de desempenho para medir os seus resultados. Sem isso, será impossível saber se as ações estão gerando os resultados desejados e, mais do que isso, será impossível criar plano de melhorias. Então, é preciso ter coerência na definição das metas. Identifique metas para vendas, crescimento, custos, etc. De acordo com as metas traçadas, estabeleça planos de trabalho para que possa atingi-las. O empreendedorismo materno tem os seus desafios, mas, como tudo na vida, é possível gerar bons resultados, desde que a empreendedora tenha foco, disciplina, muita organização e resiliência. Além disso, o Sebrae possui o Programa Sebrae Delas, que é voltado para despertar e fortalecer a cultura empreendedora das mulheres, desenvolvendo conteúdos alinhados a gestão do negócio visando alcançar a sua maturidade e o seu crescimento. São workshops, capacitações, consultorias e muito networking para apoiar as mulheres empreendedoras. Fonte: https://open.spotify.com/episode/4uNGOAD0c85HzS99eaA9VY?si=258fc474dc394d66&nd=1