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Mon Jun 05 19:23:42 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Já ouviu falar de ansiedade empreendedora?

Silenciosa, mas extremamente prejudicial, ela acomete muitos empreendedores, mesmo que eles não se deem conta disso.

· 16/02/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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A maioria das pessoas tende a ver empreendedores em dois extremos: ou eles são heróis que lutam grandes batalhas diárias e o fazem pelo bem da sociedade, ou são loucos que seguiram um caminho desconhecido e arriscado, negando um salário e estabilidade. 

Mas a verdade é que o empreendedor está naquele meio termo entre esses dois extremos. Ele segue um propósito maior, um sonho ou desejo que mereça todo o esforço e risco que ele está passando. Mas isso não significa que ele deixe de sentir medo ou saudades da estabilidade.

E esse é um sentimento que muitos empreendedores têm dificuldade em externalizar. Com tanta pressão, é comum que esses homens e mulheres mantenham suas emoções fechadas em algum canto escuro da mente.

O excesso de responsabilidade, as longas horas trabalhadas sem garantia de sucesso, as constantes rejeições do mercado ao seu negócio, o número de pessoas que acessam e solicitam decisões a todo o momento, o excesso de tarefas, as mudanças cada vez mais rápidas do mercado, tudo isso gera uma constante ansiedade presente em praticamente todos os empreendedores. 

Essa ansiedade pode gerar um tipo de empreendedor: o famoso workaholic.

O empreendedor ansioso tende a se jogar de cabeça no trabalho. O acúmulo de tarefas diárias faz com que trabalhe 12, 14, 16, até 20 horas seguidas. Dorme pouco e já acorda com a cabeça cheia de informações e decisões que precisa tomar ao longo do dia, tem pouco tempo para amigos e família, seu hobby é o seu trabalho, suas férias são sempre curtas e de alguma forma conectado com a empresa.

Problemas de saúde, irritabilidade, perda de memória, queda constante na produtividade, falta de criatividade, estagnação do negócio, desmotivação, esses são alguns dos sintomas comuns que o empreendedor workaholic pode apresentar com o passar do tempo.

Por mais sedutor que pareça, focar sua vida apenas no trabalho pode gerar grandes limitações para o seu negócio. Sem novas referências externas e com a criatividade em baixa, o empreendedor sente muita dificuldade para pensar no futuro do seu negócio, ficando estagnado nesse estado de constante desespero.  Crescer, nessa situação, está fora de cogitação, já que isso, na sua percepção, demanda maior dedicação e tempo.

Mas, existem algumas estratégias que podem te ajudar, se está vivendo um processo desses:

  1. Autoconhecimento – os empreendedores têm muita dificuldade de parar e olhar para as suas necessidades mais intrínsecas, vivendo a vida como se sempre estivesse atrasado. Jornadas de autoconhecimento permitem parar, refletir e adquirir um olhar sistêmico sobre o seu contexto para encontrar maneiras de equilibrar os pratos da balança entre trabalho e vida pessoal.
  2. Inclua a meditação nas suas atividades diárias – a meditação pode ser um importante recurso para diminuir a ansiedade. Existem diversos tipos de meditação, procure aquela que se adapta melhor ao seu dia a dia, começando sempre de forma mais simples e usando o menor tempo possível. No começo, pode ser 5 minutos por dia – depois, vá aumentando de acordo com a sua conexão com a atividade.
  3. Busque um profissional externo – essencial para que você possa compartilhar suas aflições e desafios vivenciados no dia a dia do negócio. O objetivo é que ele possa te apoiar no processo de visualizar de forma mais ampla tudo o que está acontecendo, com um olhar neutro de quem está de fora. Isso pode te apoiar muito a diminuir este estado de solidão empreendedora e ansiedade e, ao mesmo tempo, te fortalecer para continuar caminhando. 
  4. Se tiver colaboradores, invista nas suas lideranças para que elas possam ser mais atuantes no negócio trabalhando como lideranças empreendedoras, que te apoiam também nas tomadas de decisão e na visão estratégica da empresa. Fortaleça e capacite suas lideranças para que sejam multiplicadoras da cultura e do propósito da organização.
  5. Construa metas e objetivos e envolva as lideranças nas decisões estratégicas para alcançá-los.
  6. Estruture a sua organização para ter processos claros, descritivos de missões de cargos, normatizações e excelentes processos de recrutamento e seleção para que a jornada de experiência do seu cliente seja excelente, gerando baixos níveis de conflitos e problemas e aumentando resultados constantemente. 

Não é fácil nem rápido colocar tudo isso em prática, sendo necessário muita dedicação e empenho, mas, os resultados valem a pena. 

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do IG Sebrae AL

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