Lançar um curso on-line pode ser mais simples do que você pensa. Leia e tenha uma ideia clara do que deve ser feito.
![Imagem de destaque do artigo](/Sebrae/Portal Sebrae/Artigos/Imagens/imagem_transformaçao-digital_ja-pensou-em-criar-um-criar-um-curso-on-line-veja-como_garota.jpg)
Qualquer pessoa que deseja aprender novas habilidades e técnicas pode encontrar na internet alguém disposto a ensinar. Há muitos cursos, gratuitos e pagos.
Os cursos gratuitos têm a capacidade de atrair novos clientes para quem ensina. E os cursos pagos também encontram público, porque oferecem uma forma rápida e econômica para o interessado aprender com quem sabe.
Quem paga por um curso deseja encontrar tudo já pensado e estruturado, em vez de trilhar sozinho o caminho para o conhecimento, que pode ser bem mais longo e difícil.
Por este motivo, oferecer cursos on-line, pagos ou gratuitos, é uma ótima forma de empreender.
O avanço dos cursos on-line
Em dez anos, o número de novos alunos da educação superior a distância cresceu mais de 370%. De 2009 a 2019, o Brasil saltou de 330 mil pessoas para mais de um milhão e meio de estudantes matriculados.
As pessoas estão investindo em educação para aprimorar suas habilidades e competências, atraídas pelas vantagens de estudar pela internet. Os motivos são muitos:
-
Mobilidade: os cursos podem ser acompanhados de qualquer lugar.
-
Economia de tempo: não há necessidade de deslocamento para assistir às aulas.
-
Flexibilidade: possibilidade de estudar sem horários fixos, preestabelecidos.
-
Acesso democratizado ao conhecimento: contar com uma boa conexão é o único pré-requisito para o aluno.
Há também mais ferramentas e recursos para quem deseja preparar e vender cursos on-line.
Considerando que há um mercado a ser explorado, é preciso agora aprender a criar cursos on-line para o seu negócio.
Escolha uma plataforma
Plataformas de educação on-line a distância são espaços pensados especialmente para este propósito. Elas oferecem funcionalidades essenciais para as aulas, como tecnologia para exibir as aulas, acompanhamento de conteúdo e gestão de pagamentos.
E também possibilitam boa melhor experiência ao usuário, com interfaces amigáveis e intuitivas, a fim de facilitar a navegação e o contato entre estudantes, professores, tutores e suporte técnico.
Estas são algumas plataformas para quem tem interesse em vender cursos on-line:
Cada uma delas apresenta planos e funcionalidades diferentes. Parar escolher a plataforma para o seu negócio, leve em conta características como os níveis de personalização, o suporte oferecido, a possibilidade de utilizar programa de afiliados e a integração com os meios de pagamento.
2. Identifique seu público e seu nicho de atuação
Antes de oferecer qualquer solução na internet, é importante definir uma persona (às vezes, até mais de uma), que seria o seu cliente ideal. Ao construir um perfil de cliente ideal, procure compreender o comportamento dele, seus desejos, necessidades e desafios – e busque construir um serviço assertivo para essas pessoas, que as ajude a resolver seus problemas e atender às suas expectativas.
Uma das etapas fundamentais para criar um curso on-line consiste em descobrir a identidade do seu nicho de atuação. Procure responder estas perguntas:
-
Qual é o nível de escolaridade do meu público?
-
Em que área trabalha?
-
Qual é a faixa etária?
-
O que ele espera aprender?
-
Quais desafios ele quer superar?
-
Quais desejos e sonhos ele tem?
-
Quais problemas visa a resolver ao buscar conhecimento?
-
Onde costuma procurar capacitação?
3. Defina o formato do curso e produza um material de qualidade
Depois de criar uma persona e compreender o público que deseja atingir, comece a planejar o formato e o conteúdo a ser oferecido. Esta etapa (construir um curso on-line) só deve ser feita a partir das informações coletadas anteriormente.
Se você vai, por exemplo, ensinar Excel a pessoas com mais de 65 anos, é indispensável oferecer um material de apoio, como um PDF que possa ser impresso, pois os alunos vão precisa deste apoio. E o conhecimento deve ser separado por etapas, para deixar clara a visualização da jornada de aprendizado.
Ainda neste exemplo, procure gravar os vídeos em uma linguagem mais formal, para ficar mais próximo do modo de falar da faixa etária. Encontros semanais ao vivo também podem fazer parte da estratégia, pois um acompanhamento mais de perto irá reforçar o sucesso do cliente e do objetivo do curso.
Independentemente da persona ou do exemplo, é preciso produzir vídeos com alta qualidade de imagem e som. Ruídos e imagens ruins afastam os compradores e desmerecem o material, mesmo que o conteúdo em si (o conhecimento que se deseja transmitir) seja bom.
4. Divulgue seu curso
Agora que você tem conhecimento da plataforma, da persona, do formato e do conteúdo, é chegada a hora mais importante de como vender cursos on-line: a divulgação.
Valendo-se do conhecimento que você adquiriu sobre seu público até aqui, vai ser possível traçar uma boa estratégia de marketing para atrair os consumidores certos. Por isso, antes de partir para a ação, defina a mensagem, os canais e um calendário estratégico para o lançamento do curso.
Se você já tem uma base de clientes, use o e-mail marketing, com cupons de desconto para inscrições antecipadas. Crie uma estratégia visando a recompensar quem indicar amigos ou invista em programas de afiliados, dando comissão para quem trouxer alunos.
Além das ações de marketing de conteúdo nas redes sociais, separar um orçamento voltado aos anúncios é outra possibilidade de alcançar potenciais clientes na internet. Google Ads e posts patrocinados no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn podem ser ótimas opções, dependendo de sua persona.
Siga estes passos e você estará familiarizado com o passo a passo essencial de como montar um curso on-line. O ensino a distância (EAD) pode ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, compartilhar conhecimento e construir relacionamentos e satisfação.
Artigo feito com apoio do texto Como criar cursos on-line e vender o que você e sua empresa sabem fazer, do Sebrae em Minas Gerais.
Conteúdos relacionados
Defina a persona e construa uma relação ideal com seu público
Criação de roteiro e gravação de aulas on-line (vídeo)
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!