Saiba tudo sobre o FBA de uma das maiores vendedoras on-line do mundo.

O Amazon FBA (Fulfillment by Amazon) é uma solução logística da Amazon Brasil para desafogar as demandas dos vendedores do marketplace, colocando todo o processo de logística de entrega a cargo da companhia.
Então, se você já vende na Amazon ou quer começar a vender por lá, precisa conhecer melhor o FBA.
Quando falamos sobre Fulfillment by Amazon, é importante entender que existem atualmente dois sistemas na Amazon Brasil relacionados ao FBA: o FBA e o FBA Onsite.
Essa diferenciação de modelo logístico foi criada pela Amazon para oferecer uma experiência mais completa e possibilidades aos vendedores da plataforma (também conhecidos como sellers). Conheça a diferença entre eles:
O Fulfillment by Amazon (FBA)
O fulfillment by Amazon é direcionado a quem vende no marketplace da Amazon e quer terceirizar 100% da logística de entrega dos produtos oferecidos na plataforma. Neste modelo logístico, a Amazon é quem estoca, embala e envia os seus produtos para o cliente.
Funciona assim: você compra seus produtos para revender ou desenvolve seus próprios produtos, se for o caso.
Uma vez que você passa a fazer parte do FBA, você pode enviar esses produtos que estão no seu estoque para o centro de distribuição da Amazon mais próximo.
Nesse centro de distribuição (CD), seus produtos ficarão estocados até que sejam vendidos dentro do marketplace pela sua loja. Assim que a venda for realizada, a própria Amazon vai realizar todo o processo de atendimento, embalagem e envio até a casa do seu cliente.
O FBA Onsite
O segundo modelo logístico oferecido é o FBA Onsite, que é direcionado àqueles vendedores do marketplace que terceirizam apenas parte do processo.
Neste caso, você, como lojista, mantém os produtos no seu próprio estoque e faz o controle do inventário dedicado à Amazon, usando o sistema operacional Onsite.
Quando o pedido é realizado, a Amazon retira o produto no seu endereço, faz a entrega para o consumidor e cuida de todo o pós-venda, realizando atendimentos relacionados a devoluções e demais contatos dos clientes.
A maior diferença aqui é que o programa Onsite é restrito e limitado a alguns parceiros. Para conseguir, é necessário se inscrever e passar por uma avaliação interna antes.
Vantagens do FBA para o vendedor da Amazon
Os vendedores que utilizam o Fulfillment by Amazon recebem um selo Prime que lhes garante maior visibilidade na plataforma, além de aceleração das venda.
Abaixo, algumas das vantagens que o selo Prime traz para o lojista, confira:
1. Amazon Prime e entregas grátis
O selo Prime oferecido aos lojistas que usam o FBA permite que dê frete grátis a todos os clientes que possuem o Amazon Prime. Além disso, as entregas também são mais rápidas, já que são realizadas pela malha logística da Amazon e parceiros, o que atrai a atenção do consumidor.
2. Atendimento ao cliente
Com a o FBA, haverá uma equipe da Amazon pronta para responder a dúvidas relacionadas ao pedido e entrega. Inclusive, o cliente pode entrar em contato por telefone ou e-mail, a qualquer momento do dia, que será respondido.
Além disso, caso o cliente queira trocar ou devolver o produto, pode contar com a ajuda do Centro de Devoluções on-line, facilitando o processo. A equipe de atendimento que recebe o comunicado de devolução encaminha diretamente para o centro e lá é resolvido.
Do ponto de vista empreendedor é ótimo, porque o único custo que você terá que arcar para ter esse serviço é a taxa de processamento de devoluções, mas ela é apenas para algumas categorias de produtos.
3. Melhoria de performance
O selo Prime oferecido aos lojistas que usam o Fulfillment by Amazon ajuda nas métricas de desempenho no marketplace, dando maior visibilidade à loja. Isso acontece porque o selo mostra que todo o processo logístico é de responsabilidade da Amazon – a companhia que cuida de toda a parte de envio e atendimento para você – e, como o FBA é um programa de alto desempenho logístico, entende-se que o desempenho da sua conta também vai melhorar.
Quanto custa o FBA
O Amazon FBA cobra uma tarifa de logística por cada item enviado, além de ter uma taxa de coleta e armazenamento. O cálculo por item enviado é feito com base no peso do produto e dimensão do produto, considerando o que for maior entre cubagem ou peso real.
Este é o cálculo:
Tarifa de logística = O maior entre peso unitário ou peso dimensional + peso da embalagem.
A tarifa de coleta será cobrada por caixa, com base no peso e no endereço de coleta. Aplicável apenas para a forma de envio Coleta FBA – Logística da Amazon (serviço opcional).
Fora as taxas do FBA em si, ainda há a cobrança da comissão por produto que já é padrão da plataforma, mesmo para sellers que não utilizam o programa de logística.
Como usar a logística da Amazon
Confira os quatro passos para você se inscrever para participar do Fulfillment da Amazon e garantir todas essas vantagens:
1. Crie sua conta na Amazon e configure a Logística
Se você ainda não vende no marketplace da Amazon, vá lá no site da Amazon e faça o seu cadastro bem rápido.
Para isso, você precisa:
- Uma conta de e-mail;
- Nome do titular da conta;
- Conta bancária;
- Informações da sua empresa como razão social, endereço da empresa, nome comercial;
- Cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diners e Elo).
Depois de se cadastrar, entre na Seller Central, que é o menu onde você acompanha tudo das suas vendas.
2. Inclua os produtos no catálogo
O próximo passo é cadastrar os seus produtos na plataforma para que eles apareçam no inventário da Logística da Amazon. Lembre-se: tire boas fotos do produto, faça uma descrição detalhada, com todas as informações relevantes (cor, preço, tamanho etc.).
3. Deixe os produtos prontos para o estoque na Amazon
Chegou a hora de deixar tudo prontinho para levar os seus produtos para a distribuidora mais próxima da sua região. Assim, você garante que o produto tenha um transporte seguro e protegido até ele chegar no centro de distribuição.
O ideal é que você siga as recomendações de preparação da Amazon e os requisitos de envio e rastreamento. Você encontra todas essas informações no Seller Central.
4. Entregue os produtos nas distribuidoras Amazon
Por último, entregue os seus produtos para a Amazon. O marketplace recomenda que você crie um plano de envio e inclua nos pacotes as etiquetas de identificação da Amazon. Além disso, você precisa enviar o inventário, junto com os produtos, para os centros de distribuição da Amazon.
Desde 2000, a Amazon ajuda empreendedores a aumentar as vendas e alcançar novos clientes no mundo inteiro. Agora, você também pode aproveitar os milhares de clientes ativos dentro do site, os diversos benefícios e as chances de vender muito que a Amazon Brasil oferece para você.
Saiba mais
Curso: O que é marketplace e como isso pode ajudar o seu negócio
Curso: Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais
Curso: Como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. 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Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Sep 20 00:01:28 BRT 2025
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
Sat Sep 20 00:00:48 BRT 2025
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.