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Mon Aug 07 17:57:20 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Jogos de computador como plataforma de ensino do empreendedorismo

Usar a tecnologia a favor dos negócios é algo que não pode ser esquecido pelas empresas, ainda mais se o público-alvo forem os jovens.

· 28/02/2023 · Atualizado em 07/08/2023
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O Roblox é um jogo muito popular entre crianças e jovens, tendo um viés educativo e dinâmico. Ele permite que a criança crie o que imaginar, dando autonomia nessa criação e desenvolvimento.

Esse estímulo aos processos criativos e ao desenvolvimento se alinha com o empreendedorismo, transformando o jogo em uma ferramenta associada à metodologia. Afinal, uma das principais competências abordadas na metodologia de Educação Empreendedora é incentivar o pensamento inventivo, a criatividade e a tomada de decisões nos estudantes.

O Roblox foi desenvolvido pelos engenheiros David Baszucki e Erik Cassel com o objetivo de despertar o interesse de crianças pela física. A ideia inicial da plataforma envolvia a criação de objetos de forma lúdica e educacional para o aprendizado da ciência. Após o lançamento da plataforma em 2005, os estudantes exploraram o potencial de Roblox criando e desenhando mundos e objetos de forma interativa. Eventualmente, uma atualização que garantiu suporte à criação de jogos foi adicionada, permitindo que qualquer usuário criasse seu próprio game.

O Roblox, ao longo dos anos, defendeu uma nova categoria de realidade virtual, chamada de “co-experiência humana”, uma forma de interação social que combina jogos, entretenimento, mídia social e até brinquedos.

A Roblox plataforma consiste em três partes principais:

  • Cliente Roblox: o aplicativo voltado para o consumidor que permite aos usuários a exploração de mundos digitais 3D;
  • Estúdio Roblox: a caixa de ferramentas que permite aos desenvolvedores criar, publicar e operar experiências 3D;
  • E a Nuvem Roblox: a infraestrutura subjacente que alimenta o Roblox Client e o Roblox Studio.

Atualmente, a Roblox já é uma das plataformas de metaverso mais populares. O jogo reúne mais de 45 milhões de usuários diariamente, a maioria da Geração Z ou ainda mais jovem. Estes jogadores já gastaram mais de US$ 1 bilhão em itens digitais, como acessórios para seus perfis virtuais e upgrades nas partidas. 

Uma pesquisa recente da Obsess apontou que três quartos dos jogadores da Geração Z já compraram itens digitais para seus avatares de jogos de vídeo game, com um interesse particular de customização de suas aparências virtuais. A pesquisa também indicou que em torno de 20% dos usuários de Roblox fazem essas mudanças em seus avatares diariamente.

Isso já faz da plataforma um ambiente muito procurado pelas empresas para apresentar os seus produtos aos jogadores. Mas, mais do que gerar maior retorno financeiro, o uso do metaverso para se comunicar com o público jovem deve ser focado em construir lealdade com a marca e criar uma comunidade – o que impacta nas vendas, é claro.

Fique de olho nas novidades e saiba o melhor momento para aproveitá-las a favor do seu negócio.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do IG do Sebrae MS

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