this is an h1

this is an h2

Fri Jul 14 17:20:56 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Jovem empreendedor: crie sua marca pessoal para o bem dos negócios

Quem está empreendendo digitalmente precisa pensar na importância da construção de uma persona e da própria imagem pessoal para os negócios da empresa

· Atualizado em 14/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em tempos cada vez mais digitais, ter uma presença forte e positiva nas redes sociais não é mais opcional para os negócios, é essencial. Mesmo assim, vale lembrar que as pessoas gostam de pessoas, por isso, é importante criar algo que conecte o seu público-alvo com o seu negócio, ou, em maior escala, com sua marca.

Os clientes gostam de saber quem é a pessoa por trás do produto ou serviço, saber quem ela é, do que gosta de fazer nas horas vagas ou o que gosta de ouvir e comer. Tal aproximação, mesmo que pelos aplicativos e telinhas dos smartphones, vai criando relevância e confiabilidade para a marca. 

Por terem nascido em uma era já totalmente digital, os jovens da geração Z (nascidos entre 1997 a 2010) encaram naturalmente a sua presença nas redes sociais e todo o movimento no mundo virtual. Mas sempre é bom reforçar para aqueles que se encaminham para o empreendedorismo o poder de uma marca pessoal forte, “o ser antes de aparecer”. E isso significa prestar atenção na gestão, seja nas estratégias de marketing pessoal como no que se mostra constantemente ao mundo. 

Aprender com os influenciadores digitais e seus exemplos de marca pessoal 

Os exemplos da importância da imagem pessoal para os negócios são os influenciadores digitais, que estão em todos os segmentos bombardeando seguidores com dicas de produtos e serviços com seus avais. Não por acaso, muitos influenciadores começaram a lançar suas próprias empresas e com grande sucesso. A credibilidade que conquistaram junto aos fãs e que eram compartilhadas com produtos parceiros agora fica a serviço particular. 

Então, se você tem uma marca ou está pensando em criar uma, lembre-se de que um dos primeiros passos é ter um vínculo com o cliente para garantir resultados positivos para o negócio. Para quem está empreendendo digitalmente, em geral o público mais jovem e mais conectado, a construção da marca pessoal faz parte do pacote.

Estar bem-posicionado como marca pessoal ajuda a elevar a empresa para um patamar acima ou ainda mais alto. Ajuda não só a vender seu produto ou serviço como também atrai pessoas que queiram trabalhar com você. Sob sua liderança, os colaboradores aumentam engajamento com projetos e, com isso, os resultados do negócio.

Assim como as marcas constroem sua imagem percebida por meio de identidade visual, tom de voz, propósito, valores, promessa, posicionamento e muitos outros recursos de design, uma pessoa também pode se beneficiar desses princípios para entregar valor na sua marca pessoal. 

Para saber mais com Sebrae 

Segundo uma pesquisa de 2021 realizada pelo Sebrae Delas Mulher de Negócios, 59% das mulheres empreendedoras de Santa Catarina são do tipo MEI (microempreendedor individual). Os números nacionais também são parecidos, 57% dos negócios liderados por mulheres são MEI, de acordo com o Instituto Rede Mulher Empreendedora. Os números são significativos porque demonstram o quanto, no universo do empreendedorismo feminino, a imagem de uma marca ou empresa está atrelada à empreendedora por trás dela. São cabeleireiras, terapeutas, designers, cozinheiras, empreendedoras que, muitas vezes, são o cartão de visitas de sua própria marca. Leia mais no artigo que o Sebrae Santa Catarina produziu sobre a marca pessoal das mulheres empreendedoras. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?