this is an h1

this is an h2

Sat Nov 26 23:58:00 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Lago de Furnas gera prosperidade com o turismo

Minas tem tesouros naturais que atraem visitantes e geram oportunidades para os negócios locais, como o Lago de Furnas.

· 17/11/2022 · Atualizado em 26/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Minas Gerais tem um mar, e, nele, podem ser encontrados muitos tesouros. O Lago de Furnas é conhecido como o “Mar de Minas”, e os negócios que surgiram com suas águas constituem hoje uma importante fonte de renda para 40 municípios da região. A economia local ganhou força com inúmeros empreendimentos turísticos, que vão de pousadas a bares, restaurantes, lojas e operadoras de turismo local, entre outros.

Essa história começa no final da década de 1950 quando o então presidente, o mineiro Juscelino Kubtschek, iniciou a construção do que seria uma das maiores obras de engenharia da época: a hidrelétrica de Furnas. Para isso, foi feita uma barragem que inundou uma área de 1.400 quilômetros quadrados, um dos maiores lagos artificiais do mundo, deixando um corpo d’água tão grande que parece um mar. As águas do Lago de Furnas, hoje, alimentam as turbinas de nove hidrelétricas, sendo Furnas a principal, e o turismo recreativo na região.

Vale lembrar que quanto mais o turismo se desenvolve, maior é a oportunidade de novos negócios locais, como hotéis, estradas, comunicações, restaurantes, artesanato e entretenimento. O resultado é um círculo virtuoso que gera mais emprego e renda com os bens e serviços consumidos pelos turistas. Para se ter uma ideia, Minas Gerais hoje fatura R$ 18 bilhões ao ano com a visita de 27 milhões de turistas, e o Lago de Furnas é um dos principais atrativos do estado.

O fascínio do local se deve em grande parte à beleza dos cânions e às inúmeras trilhas e cachoeiras da região que encantam os amantes da natureza. Muitas famílias tiram o seu sustento com a operação de barcos turísticos e pesqueiros, além de outras atividades relacionadas ao turismo, como hospedagem, transporte e alimentação. 

Os turistas encontram várias atrações flutuantes, como bares e restaurantes, e até mesmo uma pousada que funciona em um barco ancorado em Capitólio. As lojas da região oferecem produtos típicos de Minas como a “bala do tropeiro”, uma bala que tem sabor de feijão tropeiro, além de queijos e doces artesanais. 

Os serviços de transporte são uma boa opção para empreendedores. O aeroporto mais próximo fica em Ribeirão Preto, a 200 quilômetros de distância. A operação de passeios turísticos, de lancha ou de chalana também garante a diversão dos turistas e os negócios. Os passeios que saem da Ponte do Rio Turvo ou do bairro Escarpas do Lago têm duração de quatro a oito horas, e os preços variam, conforme a duração e o tipo de embarcação escolhidos. 

Além disso, é possível oferecer serviços como passeios por terra para ver as belezas do local. Algumas cachoeiras têm acesso pago, mas também há belos locais que têm entrada livre, como a Cachoeira do Filó, uma queda d’água deslumbrante em meio a um cenário de muito verde. Os turistas podem se encantar também com um passeio panorâmico de helicóptero pelo local, que sai do Restaurante do Turvo. Sites de dicas de viagem oferecem muitas informações sobre o turismo na região para que você possa programar os roteiros a oferecer aos seus clientes.

Mas, os cuidados com a segurança não podem ficar em segundo plano. Em épocas de chuvas, é comum o fenômeno da cabeça d’água, quando um grande volume de água aparece subitamente em um rio, podendo provocar acidentes graves se as pessoas estiverem próximas. Passeios a pé que começam do alto de cachoeiras e vão até o nível da água também podem ser perigosos já que as pedras próximas são escorregadias. 

É bom dizer que os cuidados com a segurança se intensificaram desde o acidente no cânion de Capitólio, em janeiro de 2022, quando um paredão de pedra desabou atingindo embarcações turísticas. Hoje, equipes inspecionam os locais antes de liberar a entrada de turistas, por isso, se você pretende atuar nesse segmento, esteja atento às orientações de segurança.

A perspectiva é que novas oportunidades surjam com a volta dos turistas ao Mar de Minas, principalmente com a volta das atividades no período pós-pandemia. Para aproveitar essa onda, é bom fazer um planejamento realista e adotar medidas que possam melhorar a experiência do turista. Um bom ponto de partida é o Portal Ecoturismo do Sebrae. Também é bom investir em inovação digital, como a utilização de plataformas digitais para administrar reservas e divulgar os negócios. 

Saiba Mais: 

O Sebrae oferece diversos cursos on-line para quem deseja atuar na área, como atrativos turísticos, que ensina a elaborar e implantar um plano de ação para desenvolver ou aprimorar atrativos turísticos, gerando oportunidades de negócios.

Conheça o Guia para o turismo no novo normal.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?