this is an h1

this is an h2

Fri Mar 17 02:54:56 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Ligue o radar para manter o seu negócio saudável

O que saber para resolver os problemas rapidamente e manter seu negócio saudável.

· Atualizado em 17/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A falência é um assunto muito temido entre os empresários. Mas, é muito importante antecipar os problemas e solucioná-los em tempo para manter a saúde de sua empresa. Elaboramos este artigo, baseado no post do Sebrae São Paulo, para você resolver os problemas antes que seja tarde.

Um dos problemas mais comuns que podem levar a empresa à falência é a falta de planejamento. Toda ação dentro da empresa começa com um projeto, por isso faça um planejamento estratégico antes de iniciar qualquer etapa. Levante informações sobre o mercado, quais seriam os possíveis clientes, os fornecedores etc. Nunca saia da prancheta até tudo isso estar muito bem decidido.

Tenha uma certeza: sempre é possível melhorar, e você deve perseguir esse objetivo o tempo todo. Sempre faça questão de manter e aumentar a qualidade do seu negócio. Estabelecer metas e buscar processos mais simples e eficientes são passos importantes para o seu crescimento e, com certeza, seus clientes vão lembrar de você por isso. Desta forma, você vai se diferenciar.

Sempre saiba o que está acontecendo no seu negócio. Muitas empresas fecham por erros fatais que poderiam ser evitados se fossem percebidos lá no início. Um bom gestor precisa ter um olhar geral da empresa, não dá para ficar focado apenas na sua rotina de trabalho. Se tem alguém que não pode ser o último a saber de alguma coisa importante da empresa, é você.

Por isso, também crie controles eficientes para cada área do seu negócio e lembre-se sempre de analisar esses controles para achar os pontos que podem ser melhorados. Com tantas referências e dados que uma empresa exige, é comum o empresário perder o controle. Seja na parte financeira, no controle de estoque ou na gestão de pessoas, se esses dados ficarem meio perdidos, o caminho para a falência é inevitável.

Então, pegue outra estrada - a da organização! A dica é pensar em um sistema prático e preciso para gerenciar e arquivar suas informações. Hoje em dia, por exemplo, existem os sistemas de armazenamento em nuvem digital, que são ferramentas incríveis para organizar arquivos e colaboram demais para que você tenha mais espaço físico na sua empresa, segurança e acesso mais fácil às informações.

Muitas empresas vão à falência também porque ficam, literalmente, para trás - não inovam, não se reinventam. Imagina se você fosse dono de uma videolocadora há alguns anos, e não percebesse que era hora de repensar o seu negócio? O que você estaria fazendo agora? Elas praticamente nem existem mais!

Então, dê uma olhada no que a concorrência anda fazendo. Para inovar, é sempre bom comparar o seu serviço com o de outra empresa do ramo e ver como você pode se destacar no meio. Mas, observe principalmente as demandas dos clientes, o que eles querem, como querem e o que gostariam de ter, mas, muitas vezes, nem descobriram ainda.

Sabe aquela frase famosa “O cliente sempre tem razão”? Então, é isso! Quando falamos da variação da qualidade do seu serviço ou produto, essa é a pura verdade: a opinião do cliente é algo valioso e pode ser transformador para o seu negócio! Se possível, faça pesquisas de satisfação e, no caso de ter um contato próximo, pergunte, converse, aceite possíveis críticas e coloque um plano de melhora em ação.

Com estas atitudes, a saúde do seu negócio estará em um bom caminho. Entretanto, você pode fazer também um diagnóstico da condição econômica da empresa e analisar os indicadores essenciais da área. Entre os principais, citamos:

  • Faturamento bruto e líquido: é fundamental para comparar o resultado e a meta definida previamente e verificar o êxito da estratégia;
  • Encontrar o ponto de equilíbrio financeiro: é o ponto onde a receita e a despesa se anulam, ou seja, não há lucro e nem prejuízo. A partir deste ponto, você conseguirá saber se seu negócio será lucrativo ou se precisará ajustar estratégias e produtos ou serviços;
  • Manter o nível de endividamento total sob controle: significa a quantidade de recursos provenientes de financiamentos ou empréstimos;
  • Avaliar bem os custos fixos e variáveis: os custos fixos não variam conforme o volume de vendas (insumos, mão de obra, comissões). Nos custos variáveis, devem estar incluídos os custos de produção e comercialização. 

Analisar a saúde financeira da empresa é importante para avaliar se ela se sustentará no curto, médio e longo prazo. Sem isso, é difícil estabelecer medidas de recuperação ou manutenção da sua atividade. Este outro artigo do Sebrae pode te dar mais informações.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores.

Guia de Indicadores aplicados ao Varejo.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?