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Thu Feb 02 12:43:39 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Locação de veículos têm perspectivas de crescimento

Setor de locação de veículos vem crescendo continuamente, fornecendo frotas a empresa e carros por assinatura e deve se expandir mais com volta do turismo.

· Atualizado em 02/02/2023
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Os brasileiros começam a descobrir as vantagens de alugar um carro, e isso abre novas oportunidades para quem quer investir no setor de locação de veículos. Cada vez mais pessoas optam por não ter um carro próprio e fazer uma locação mensal, semestral ou até anual, o chamado carro por assinatura. Além disso, as pessoas estão voltando a circular pelas ruas e a viajar, o que muitas vezes exige um carro. 

Os primeiros negócios de locação de veículos surgiram em meados da década de 1950 em São Paulo. Na época, os empresários de revendas de usados começaram a alugar os automóveis como atividade suplementar. Foi quando um desses revendedores, Adalberto Camargo, vislumbrou no aluguel de carros um negócio promissor. Em 1956, ele se associou a empresários de outros setores em busca de financiamento para fundar a Auto Drive S.A. Indústria e Comércio, a primeira locadora de carros do Brasil. Na época, a frota de locação era constituída por fuscas da Volkswagen. 

Na metade da década de 1960, a atividade teve um grande impulso, ao importar a experiência norte-americana na área. O perfil da locação deixou de ser exclusivamente de contratos de curto prazo e passou a incluir empresas que utilizavam frotas de aluguel a longo prazo. Assim, redes internacionais de aluguel de automóveis chegaram gradativamente ao mercado brasileiro, e as empresas nacionais passaram a formar redes, utilizando o sistema de franquia, e pequenas empresas regionais também puderam se constituir. 

Ainda há muito espaço para o crescimento da locação de veículos no Brasil. Enquanto na Europa entre 55% e 60% das empresas privadas têm frotas alugadas, no país, esse índice é de apenas 20%. As pessoas físicas também estão descobrindo as vantagens do carro alugado, que tem manutenção garantida e, consideradas taxas e outras despesas, acabam saindo mais barato do que comprar um carro zero já que esse exige uma boa quantia à vista e o bem vai se desvalorizar em um prazo relativamente curto. A utilização de veículos alugados em turismo, de lazer ou de negócios, também é cada vez mais frequente. 

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), em janeiro de 2022, havia cerca de 13.900 locadoras de veículos no Brasil, das quais 2.601 ofereciam locação de carros com motoristas. A frota de locação tinha, nessa data, 1.136.517 veículos, sendo que a maioria (52%) era destinada à terceirização de frotas, o que inclui aluguéis de longa duração para empresas e órgãos públicos, carros por assinatura e locação para motoristas de aplicativos. O restante da frota era alugado por períodos curtos para turismo de lazer (32%) e para turismo de negócios (16%). 

O setor está em expansão acelerada, de acordo com a Abla. A entidade observa que, em 2021, as locadoras faturaram R$ 23,5 bilhões, um salto de 33,5% em relação ao ano anterior. O número de usuários também cresceu 12,3%, 44,6 milhões em 2020 para 50,1 milhões em 2021, mais do que no período anterior à pandemia, em 2019, quando foram registrados 49,6 milhões de usuários. 

A expansão também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1.136.517 veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020 (1.007.221 unidades). Em 2021, as locadoras compraram 441.858 carros zero quilômetro, equivalentes a 25,5% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no ano. Houve crescimento de 22,5% em relação às compras feitas em 2020 (360.567 unidades). 

Com o aquecimento do turismo após a retração no período mais crítico da pandemia, a perspectiva é de que o setor de locação cresça ainda mais. E o ingresso no mercado de locação não é tão complicado nem tão caro uma vez que há o sistema de franquias oferecido por várias bandeiras.  

Locação de carros, uma oportunidade na retomada do turismo nacional.

Saiba mais:  

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Entre os cursos on-line que indicamos para ajudar empreendedores que queriam investir na locação de automóveis, recomendamos o Empreendedor de Sucesso e o  Inovação e Possibilidades de Crescimento. Também está disponível na plataforma do Sebrae um treinamento sobre Como Aumentar suas vendas. 

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