this is an h1

this is an h2

Wed Mar 01 19:00:12 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Logística global é estratégica para grandes volumes de embarque

Empresas que têm grandes volumes de embarque adotam a logística global para ter maior controle dos processos de planejamento de transporte internacional

· Atualizado em 01/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Organizar a cadeia de suprimentos e logística para promover uma atmosfera confiável para os negócios, com ganhos de escala em curto e longo prazo, tornou-se mais que um desafio, mas uma estratégia de sobrevivência no comércio exterior.

As empresas líderes mundiais esforçam-se para reduzir os custos de transporte e melhorar os níveis de serviço por meio da logística global. Como resultado, o setor está se tornando uma função comercial cada vez mais estratégica em empresas onde tradicionalmente não fazem parte do escopo de atividades. 

Por serem muito dinâmicos, os negócios em logística estão em constante mudança. Para se adaptarem às diversas mudanças no mercado, na velocidade que exigem, é preciso desenvolver conhecimentos multidisciplinares em diferentes tipos de legislações, bem como as melhores práticas em transporte, armazenamento e distribuição.

Outra necessidade deste mercado, é conhecer aspectos legais e burocráticos para a concretização das atividades relacionadas ao comércio internacional.

Atribuições da logística global

Dentre as atribuições da logística global, estão a monitorização dos serviços ao cliente, desde o recebimento até a entrega do pedido, o que chamamos de cadeia global.

Para o gerenciamento das informações logísticas, há necessidade do gerenciamento local, dentro das regras globais, tendo em vista as características e necessidades específicas dos mercados locais.

A logística global exige ainda uma visibilidade ampla, isto é, da cadeia total, com fluxo de informações reais, adequado e transparente. Um correto e eficiente gerenciamento da cadeia logística global permite obter serviços com o melhor custo possível. 

Por outro lado, a terceirização é uma tendência e uma realidade nas transações internacionais, onde grande parte do processo logístico, como serviços de transporte, armazenagem e controle de estoque, estão cada vez mais na mão de especialistas ou parceiros logísticos. 

Oportunidades e desafios da logística global

Em tempos de comunicação conectada, a integração de informações já não é mais uma novidade no mundo dos negócios. Desde a revolução da comunicação e dos transportes, estamos passando por um período de crescimento exponencial de integração social, econômica e cultural.

Do ponto de vista econômico, essa integração cria tanto oportunidades quanto desafios.

A compreensão da incidência de tributos e a mensuração dos estoques de uma empresa estão fortemente relacionados e compreender como um afeta o outro, o que é fundamental para a condução financeira dos negócios. 

No comércio internacional, para cada processo há dois ou mais países envolvidos, suas soberanias territoriais e suas legislações aduaneiras. Esse é um desafio que será constantemente abordado pelos negócios logísticos, que estão fortemente impactados por acordos comerciais, oscilações das moedas, fechamentos e aberturas de fronteiras.

Maior controle dos processos

Empresas com grandes volumes de embarque em regiões específicas estão assumindo maior controle dos processos de planejamento de transporte internacional.

Embora a maioria das empresas tenha regras comerciais fixas para determinar a rota para países específicos de origem e destino, eles agora estão se movendo em direção a um processo mais dinâmico, no qual podem tomar decisões em portos, em modos terrestres e transportadores, e buscar oportunidades de consolidação em todo seu volume de embarque.

Não há como dissociar as questões políticas aos cálculos incidentes aos processos de importação e exportação.

A entrada e saída de bens e serviços de um território ao outro, traz à ciência logística a possibilidade e a necessidade de se reinventar, para poder manter uma estrutura de rede global, que atenda às necessidades de um mercado em constante transformação.

Vale lembrar que o comércio internacional é uma atividade complexa que exige conhecimento e capacitação em diversas áreas.

Muitos acreditam que as negociações podem ser bem resolvidas com o simples conhecimento do idioma do cliente com o qual se está negociando, mas esse é somente um dos passos para que o produto adquirido chegue até o consumidor final.

Para aproveitar os benefícios da logística global, as empresas precisam avaliar fatores como redes de distribuição física, estruturas de trilhas, estratégias de modo e requisitos de capacidade. 

As vantagens para o desenvolvimento da logística global efetiva são muitas: as novas oportunidades de receita de novos mercados são as mais óbvias, mas também pode haver economias de escala aumentadas e menor custo de abastecimento para tudo, desde componentes até mão de obra.

Conhecer em detalhes as especificidades deste setor é o primeiro passo para reduzir custos com transporte e atingir a melhor eficiência.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?