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Mon Sep 04 16:05:23 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Ludicidade esculpida na madeira

Um case de empreendedorismo de inspirador e criativo, ligado ao segmento de brinquedos educativos

· 19/04/2023 · Atualizado em 04/09/2023
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Ludicidade é um termo que vem da palavra latina “ludus” e que significa jogar ou brincar. A ludicidade é uma propriedade importante muito explorada no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na educação infantil. Por meio de jogos e brincadeiras são desenvolvidas as habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras da criança.

Portanto, observa-se que há um nicho muito especializado no segmento de brinquedos que requer um nível de conhecimento e pesquisa bastante aprofundada para direcionar o desenvolvimento de produtos, além da necessidade de constituir equipes multidisciplinares para colaborarem tecnicamente no processo criativo.  

O mercado de brinquedos, além de promissor, tem algumas peculiaridades que podem ser muito favoráveis para ativar a economia de uma região, inclusive, com a configuração de um polo especializado tanto no fornecimento de matérias-primas, maquinários, quanto de fabricação de diferentes componentes para o segmento.

Entre estas peculiaridades favoráveis, principalmente relacionadas ao segmento de brinquedos educativos e artesanais, estão:  

1) o segmento de brinquedos é primordialmente configurado por micro e pequenos empresários o que significa maior facilidade aos novos investimentos na disputa por uma fatia deste mercado;

2) é um mercado que, segundo dados da Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – que tem crescido apesar da retração da economia global. No Brasil faturamento do segmento, em 2021, foi 4% acima do de 2020 e, em 2022, foi 6% acima do de 2021, atingindo a marca de R$ 8,3 bilhões;

3) o mercado mundial de brinquedos movimenta mais de US$ 110 bilhões;

4) é um segmento com grande potencial para exportação, como, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos apontados como um dos mercados promissores para o comércio externo brasileiro;  

5) por fim, é um segmento cujo propósito tem tudo a ver com os valores exigidos por consumidores contemporâneos em relação a processos sustentáveis e produtos com certificações adequadas de origem.

Com relação aos dados específicos sobre vendas por linhas de brinquedos, verifica-se que, enquanto a linha de plásticos está em queda, a linha de madeira vem crescendo no mercado. Além disso, a oferta de brinquedos relativa à linha de brinquedos industrializados, de plástico, é significativamente maior que a linha de brinquedos artesanais de madeira. A relação entre estes dados, sugere que existe ainda uma oportunidade de entrada neste mercado para aqueles que querem empreender.

Outro aspecto favorável é em relação a existência de uma diversidade de canais de comercialização que podem ser explorados para a inserção de brinquedos educativos no mercado. Olhando para o mercado interno, itens como, por exemplo, kits de ciência, se configuram como material pedagógico e podem ser fornecidos para escolas particulares e públicas, o que representa um potencial enorme de mercado.

Outro mercado em potencial para os brinquedos educativos, é a aplicação deste produto para fins terapêuticos usados por profissionais como, por exemplo, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Além, desses mercados mais especializados e com potencial considerável de volume de venda, existe o mercado que é mais comum ser associado como canal de comercialização para os fabricantes de brinquedos que é o de lojas especializadas.

O mercado externo tem outras peculiaridades que variam em função da cultura de cada país. Para isto, o empreendedor deve estudar a cultura do país, além da questão de tributação e procedimentos específicos envolvidos na exportação. Mas, de maneira geral, o ponto de partida para inserção de produtos no mercado externo deve ser por meio da divulgação em feiras especializadas, assim como, por meio de representações comerciais muitas vezes existentes nas próprias câmaras de comércio que mantêm unidades de negócios.

Este caminho em busca de outros mercados, além do nacional, é o que tem em mente o casal de empreendedores que criaram, em 2019, a marca Pachu, de brinquedos educativos. Flavia Moreira, advogada e Luciano Gonzales, publicitário, tinham um sonho de empreender e de saírem de São Paulo em busca de uma vida mais tranquila em uma cidade do interior. Além disto, Luciano trazia na memória o vínculo emocional com a história do pai que, por vários anos, teve uma loja de brinquedos educativos de madeira. Este conjunto de fatores impulsionou o casal a dar forma ao sonho que tinha, deixando para trás uma vida estável e empreender. Montaram, em Amparo, no interior de São Paulo, a fábrica Pachu de brinquedos de madeira ou, como preferem dizer, a oficina de criatividade.

A mudança de rumo, tanto na vida profissional, quanto pessoal, foi sustentada por um planejamento que começou a ser feito há alguns anos. Um dos suportes que foi fundamental para subsidiar o casal em relação ao Plano de Negócio, que foi elaborado ao longo de 6 meses, e sobre as etapas envolvidas na criação da empresa, foi a consultoria dada pelo Sebrae. Além disso, o casal de empreendedores pensou antecipadamente sobre a necessidade de fazer um planejamento financeiro e começou a fazer uma reserva financeira para sustentar o processo de transição de carreira e a montagem da empresa.

Assim, o primeiro investimento feito foi numa máquina de corte de madeira, uma CNC Router, cuja entrada foi paga com a reserva financeira e o restante foi financiado e pago com o próprio faturamento da empresa. Este é um exemplo concreto de como um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, servindo não só para garantir uma maior tranquilidade num período de construção e consolidação do negócio, como também permitindo fazer investimentos corretos e seguros em relação ao retorno financeiro. Muitos erros de percurso, que são comuns entre aqueles que começam a empreender são evitados com a execução de um Plano de Negócio bem estruturado.

Na fábrica de brinquedos em madeira de Luciano e Flávia, só o corte é mecanizado. O restante do processo é todo manual, assim como, eles não trabalham com MDF, mas somente com madeira, entre elas pinus, tauari, teca e eucalipto. Todas as madeiras empregadas na fabricação dos brinquedos são certificadas e possuem Documento de Origem Florestal, que comprova a origem legal da madeira cultivada em área de reflorestamento ou em área de manejo florestal aprovada pelo Ibama.

Outro aspecto que tem a ver com o conceito da Pachu é priorizar fornecedores locais e regionais, num raio determinado de até 100 quilômetros de distância de Amparo, para incentivar a economia da região, indo ao encontro de um dos aspectos que apontamos como favoráveis deste segmento de brinquedos que é funcionar como vetor de desenvolvimento para a economia da região onde está inserido.

A sustentabilidade ao longo de todo o processo também é priorizada pela marca, a ponto de não terem nenhum acúmulo de descarte da produção, tendo reaproveitamento de 100% das sobras. A destinação deste descarte serve para fomentar o ciclo produtivo de outros pequenos produtores, como artesãos locais, pequenos produtores rurais que usam as sobras de madeiras para fazerem cercas e até uma senhora da comunidade que usa a serragem para fazer doces em fogão à lenha que são doados para pessoas carentes e instituições de caridades. Ou seja, a produção da Pachu fomenta um ciclo de economia circular.

Entre as dificuldades enfrentadas por este segmento os empreendedores destacam o acesso aos clientes e o processo de aquisição de matéria-prima, que devido ao fato do volume de aquisição não ser tão expressivo, uma vez que não se trata de uma empresa de grande porte, o poder de negociação é menor e acabam sendo menos competitivos. Este é um exemplo de uma limitação imposta pelo mercado e que requer do empreendedor uma solução propositiva em busca de uma saída para não restringir suas vendas, perdendo mercado por preço. A solução que encontraram e que pode ser inspiradora para outros empreendedores que enfrentam a mesma limitação, foi se unir com outros empreendedores da região para fazerem compras coletivas e assim aumentar o poder de negociação de todos.

Para quem tem planos de atuar neste mercado de brinquedos, tem que estar atento e preparado para obter as certificações necessárias junto ao inmetro, o que pode pegar empreendedores iniciantes de surpresa, caso não se atentem para esta necessidade, e assim não disporem de dinheiro no fluxo de caixa para fazer este investimento.

A Pachu se posiciona no mercado e se diferencia da concorrência graças ao acabamento das suas peças, da segurança como fator relevante considerado desde o processo criativo dos brinquedos  até o processo de fabricação e preço. O fato de ter qualidade, além de valores como sustentabilidade, contribuir para fomentar o ciclo de economia circular e fortalecimento da economia local, definindo os procedimentos diários da marca, não significa impacto no custo do produto e nem tampouco aumento do preço final. Pelo contrário, com todo este trabalho e a dimensão de preocupação social que a marca tem, consegue agregar valor aos seus produtos e deveria inclusive, divulgar de maneira mais incisiva para seu público de consumidores seus valores.

A Pachu é um exemplo que não é a escala de uma empresa que define as estratégias corretas de posicionamento e a consciência ambiental como valor, mas sim o domínio dos processos por empreendedores que buscaram informação, consultoria e apoio do Sebrae. E como dito pelo casal Flávia e Luciano, eles seguiram ao pé da letra a cartilha do Sebrae sobre empreendedorismo e todos os passos em relação a como montar uma fábrica de brinquedos. E vão além. Quando consideram a própria experiência, são levados a crer que o percentual de empresas que não dão certo se deve ao fato de não se envolverem como deveriam em busca de conhecimento junto ao Sebrae.

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