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Mon Nov 06 14:15:35 BRST 2017
Mercado e Vendas | GESTÃO DA MARCA
Marca Brasil nos produtos exportados

Itens brasileiros crescem e ganham visibilidade no mercado internacional. Conheça potencialidades e vantagens dessa modalidade de negócio.

· 14/01/2016 · Atualizado em 06/11/2017

Os produtos nacionais ganham força com a marca Brasil no exterior e vêm mostrando nova face do sistema empresarial brasileiro, que antes costumava passar despercebido pela comunidade internacional e agora alcança visibilidade.

Quando o exportador acessa os mercados internacionais, precisa estar atento ao significado e ao tipo da marca, além dos impactos que a imagem nacional reflete sobre ela e os aspectos gerenciais no novo cenário.

Confira a seguir mais informações e dicas que vão ajudar você a ficar por dentro do assunto.

Imagem da marca nacional

A compatibilidade do produto com a imagem da marca brasileira é um fator relevante para a análise de mercado do exportador. Por exemplo: o Brasil é reconhecido em todo o mundo como um grande produtor de alimentos. Nesse sentido, se o item é do ramo alimentício, todas as condições para o negócio são facilitadas.

A imagem nacional no exterior relaciona-se bem com a produção têxtil, especialmente nos produtos de moda, além de música e arte. O país tem reconhecimento estrangeiro nesses setores, e os produtos remetem facilmente o comprador ao Made in Brazil.

Em relação a produtos de tecnologia, a situação é diferente. O Brasil não é reconhecido por essa produção e quem pretende exportar softwares deve estar preparado para enfrentar as dificuldades de um negócio que ainda não tem imagem consolidada e apresentar parte desconhecida do mercado nacional.

Dessa forma, nas ações promocionais e de venda voltadas a clientes do mercado externo, o exportador precisa convencê-los de que a produção tecnológica é área de atuação de muitas empresas brasileiras. Isso chama atenção para a expansão da indústria nacional de softwares, além da quantidade de empresas atuando nesse setor e em biotecnologia.

Padronizar para exportar

Padronizar a marca para o mercado internacional tem vantagens, mas também dificuldades. Entre os aspectos positivos, destacam-se os benefícios de custo, o atendimento a segmentos globais de consumidores e o uso de propaganda global.

Entre as dificuldades, estão o significado inaceitável da marca (ou mesmo um significado distinto e conotação pejorativa em outro país) e possíveis problemas com a tradução e de pronúncia da marca.

Entenda as vantagens:

  • Vantagens de custoPara estabelecer nova marca, os investimentos tendem a ser altos e, por isso, grande parte das empresas opta por utilizar a mesma marca em diferentes mercados.
  • Atendimento a segmentos globais de consumidoresPara atender ao mercado global, as empresas apelam a um segmento amplo e globalizado de consumidores, existente em diferentes países.
  • Uso de propaganda global – Émais simples a padronização da propaganda no mercado global quando a empresa usa a mesma marca. Isso é econômico e simplifica a estratégia de marketing.

Entenda as dificuldades:

  • Significado inaceitável da marca – Quando alguma cultura simplesmente não aceita a significação da marca.
  • Significado distinto e conotação em outro país – O som da marca transferida já pode ter outro significado em outro idioma, assim como a marca pode ter conotações negativas ou jocosas.
  • Problemas com a tradução e de pronúncia da marca – Nem sempre o nome da marca tem tradução e a pronúncia pode ser difícil para os consumidores de alguns países.

O governo, por meio da Apex Brasil, tem feito esforços no sentido de desenvolver a marca Brasil associada à exportações e aos investimentos, realizando parcerias e favorecendo ações de promoção comercial de produtos e serviços nacionais no exterior.

Impacto das marcas

O Made in Brazil gera impacto no comprador estrangeiro. É importante que o exportador brasileiro entenda que a imagem do Brasil afeta a do produto e a da marca, pois opiniões e generalizações são comuns a qualquer consumidor.

Dessa forma, quem exporta deve observar que imagens negativas do país de origem podem provocar rejeição dos produtos. Por outro lado, uma boa imagem do país exportador pode trazer benefícios à marca e aos produtos comercializados.

Normalmente, a imagem de um país está atrelada a determinados tipos de produtos. É comum observar referências à moda da França e da Itália, aos relógios da Suíça, aos eletroeletrônicos japoneses, ao café brasileiro e à carne argentina.

Saiba mais

Confira a publicação Ranking das Multinacionais Brasileiras em 2014 - A força da marca Brasil na criação de valor internacional, divulgada pela Fundação Dom Cabral.


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