Quer ampliar o seu negócio na internet? Aprenda cinco formas para potencializar o marketing da sua loja digital e vender mais.

A transformação digital veio para ficar! Se você, empreendedor, deseja ampliar seus negócios e faturar mais, é hora de investir no e-commerce. Com a pandemia, as vendas on-line foram potencializadas e ganharam um grande espaço na vida das pessoas. Esse cenário fez os hábitos de consumo mudarem e, nesse movimento, o e-commerce se tornou uma das principais formas de vender.
Segundo um levantamento da Neotrust, companhia que monitora 85% do e-commerce no Brasil, o setor cresceu 27% e faturou R$ 161 bilhões em 2021. Além disso, é esperada uma expansão ainda maior do setor neste ano. A empresa prevê um aumento de 9% nas receitas do e-commerce, atingindo R$ 174 bilhões em 2022.
Apesar de todos esses números e projeções incentivarem os empreendedores a investirem em lojas digitais, expandir um negócio para o e-commerce demanda um bom marketing digital. E se a sua empresa já está inserida nesse meio, sempre há o que melhorar para aumentar as vendas. Por isso, separamos cinco dicas para que o seu público compre de maneira satisfatória e se fidelize à sua marca. Confira a seguir:
Boas práticas de marketing no e-commerce
As boas práticas de marketing digital começam dentro do próprio e-commerce. O cliente precisa sentir que a loja em que ele está comprando é confiável e tem credibilidade, por isso é importante que você se preocupe com:
- O cuidado com as fotografias e as descrições dos produtos.
- A segurança para a realização do pagamento.
- A identidade visual, a interface e a facilidade de uso do ambiente de compra.
Quer entender melhor esse mundo do marketing digital? Inscreva-se no curso Up Digital do Sebrae
Agora vamos às dicas!
1. Direcione a loja digital nas redes sociais da empresa
Redes como o Instagram e o Facebook são grandes ferramentas para divulgar os produtos e serviços do seu negócio. Elas fortalecem a imagem da empresa, aumentam o número de clientes em potencial, engajam seu público e, principalmente, geram vendas.
Mas para que as redes promovam vendas, você precisa divulgar o link do seu e-commerce nelas. Além disso, é preciso facilitar a compra. No Instagram, por exemplo, você pode colocar o link da sua loja on-line na bio, para que o seu cliente vá direto para a aba onde pode adquirir produtos.
2. Utilize técnicas de SEO em seu e-commerce
Em português, SEO significa otimização para mecanismos de busca. Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade do seu e-commerce. Assim, você deve definir palavras-chave e inseri-las na sua página, criar URLs curtas, ter páginas rápidas e responsivas e estruturar bem o seu site, criando categorias e subcategorias de produtos para mantê-lo organizado.
3. Invista no remarketing
Também conhecido como retargeting, o remarketing é uma estratégia que consiste em exibir anúncios para os usuários que tiveram contato com a sua marca de alguma forma. Sabe o cliente que adicionou produtos ao carrinho, mas não comprou? Com essa estratégia de mídia paga, ele receberá anúncios que mostram esses produtos.
O remarketing funciona como um gatilho mental para relembrar o consumidor de voltar ao seu e-commerce e comprar seus produtos.
4. Aposte em parcerias com influenciadores digitais
O marketing de influência é uma ótima maneira de divulgar sua marca e ainda aumentar a confiança do público em sua empresa. Uma vez que seus produtos e serviços são divulgados pelos influencers certos, seu e-commerce pode conquistar novos consumidores e, com isso, aumentar a sua presença digital.
Mas atenção: faça parceria com os influenciadores certos, ou seja, que sejam relevantes para seu público e estejam de acordo com os valores da sua marca.
5. Crie conteúdos nas redes sociais
Atrair e fidelizar pessoas é uma das principais funções das redes sociais quando são utilizadas pelas marcas. Por isso, se você ainda não trabalha com marketing de conteúdo, essa é a hora! Você pode criar em diversos formatos, como vídeos, posts, imagens, entre outros.
Se o seu negócio é de moda, crie vídeos montando combinações de looks, por exemplo.
Para que uma estratégia de marketing seja eficiente, é necessário que todos os pontos que alicerçam o planejamento estejam claros. Para isso, você precisa conhecer o seu público, criar conteúdo em uma linguagem que se comunique de maneira efetiva com ele, ser autêntico e traduzir a proposta de valor de uma forma simples de entender.
Quer saber mais? Leia o artigo E-commerce: marketing e divulgação são grandes aliados e assista ao vídeo E-commerce: estratégias de performance para o comércio.
Gostou do artigo e quer receber mais conteúdos como esse? Entre no nosso grupo do Telegram: https://t.me/sebraemarketing.
Foi um prazer te ajudar :)