this is an h1

this is an h2

Tue Dec 13 12:04:19 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Massas frescas: o sabor da família e dos amigos

O setor está em crescimento, e o empreendedor pode pensar em diversos formatos para o negócio de massas artesanais.

· Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não tem nada melhor do que poder voltar a receber amigos e familiares, depois de um longo período em que precisamos ficar afastados, não é mesmo? E esse sempre é um bom motivo para servir um almoço ou jantar, melhor ainda se puder ser uma comidinha caseira, a chamada comfort food, uma tendência atual. E, já que o clima é de comida caseira, que tal apostar em uma massa artesanal? Isso mesmo! As massas artesanais, com aquele gostinho da massa feita pelas nonnas ou mesmo pelas nossas mães, tias, avós, enfim, estão caindo no gosto do brasileiro.

Saborosas, servidas fresquinhas, com molho branco, gorgonzola, à bolonhesa, quatro queijos, à carbonara, funghi e tantos outros, as massas possuem uma incalculável versatilidade e são uma ótima opção para quem deseja alimentar-se bem e apreciar diferentes aromas e sabores e, por que não dizer, formas: fettuccine, fusilli, spaghetti, rigatoni, penne, parafuso, talharim, tagliatelle, nhoque, tortéi, ravióli, lasanha, apenas para citar algumas. Dá água na boca só de pensar… então, imagine o quanto um negócio que se dedica a esse nicho pode ser rentável se puder ser organizado de forma inovadora, criativa e estruturada. Acrescente-se a esses ingredientes amor pela culinária italiana e capacitação para produzir boas receitas e o negócio está pronto para ter sucesso.

Para quem deseja empreender no ramo das massas caseiras, um dos aspectos mais importantes a se levar em consideração é a utilização de ingredientes naturais, afinal, quem opta por uma massa artesanal, caseira, quer sentir o “sabor de casa”. A principal diferença entre uma massa caseira e uma massa industrializada é a umidade: enquanto a primeira é fresquinha, com uma umidade entre 30 e 35%, a segunda é seca, com umidade máxima de 13%. E, por isso mesmo, alguns cuidados são necessários: as massas frescas precisam ser resfriadas, pois possuem uma validade menor que as secas. Então, é preciso pensar não somente na estrutura de produção, mas também no cuidado do armazenamento.

É o processo de resfriamento que garante a qualidade do produto, que acaba mantendo as suas propriedades organolépticas, ou seja, aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos. Assim, o produto mantém um sabor mais acentuado e uma textura de massa artesanal, o que permite agregar valor: a massa fresca, normalmente, tem um valor um pouco maior que a massa seca, mas possui a vantagem de ter um rendimento maior. Assim, o consumidor desse tipo de produto não se importa de pagar um pouco mais pela qualidade e rendimento.

Independentemente do formato que você, empreendedor, deseja dar ao negócio - delivery ou servir no local, comercialização para restaurantes, comercialização direto ao consumidor, entre outros - converse com o Sebrae (0800 570 0800) e peça um especialista, que vai ajudar você a desenvolver o processo de novas ideias.

Saiba mais:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/galeriavideo/producao-de-massas,9248e71b5a208710VgnVCM100000d701210aRCRD


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?