this is an h1

this is an h2

Thu Jan 05 11:47:33 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
MEI: quem pode fazer? Prazer, sou a Meiriluce!

Confira o quinto e último texto da série que narra pequenas histórias de profissionais formalizados como MEIs em busca do sucesso de seus empreendimentos.

· Atualizado em 05/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os aplicativos de delivery são uma realidade para pessoas que não têm muito tempo para cozinhar e desejam uma alimentação completa a qualquer hora do dia. Atentos a essa tendência, muitos trabalhadores deixaram de ter sua carteira assinada nos últimos anos para se tornarem microempreendedores individuais (MEIs), realizando o sonho de empreender e de ter reais possibilidades de lucrar com a escolha da sua atividade empresarial.

No Brasil, hoje, são mais de 11 milhões de MEIs nas mais diversas ocupações permitidas, os quais geram mais de R$ 140 bilhões ao ano, sendo uma das grandes forças da economia do país. A história que narramos neste artigo é a quinta e última da série que trata de pequenos casos de empreendedores que optaram pelo MEI a fim de buscar o sucesso dos negócios e de garantir benefícios que se estendem à família: uma cozinheira que começou na cozinha de sua casa, fazendo almoço para os vizinhos do seu prédio. O gosto das quentinhas agradou tanto que a boa fama logo se espalhou pelo bairro e ela precisou se formalizar como microempreendedora individual. 

Confira o seu pequeno relato e veja também mais informações sobre o MEI no infográfico.

Prazer, eu sou MEI

Meiriluce, 35 anos, cozinheira de mão cheia, fornece refeições prontas e embaladas para consumo como cozinheira independente sob o CNAE de número 5620-1/04. 

Empreendo sozinha. Como MEI, não posso ter sócio, não posso ter filial e não posso ter meu CPF vinculado à constituição de outra empresa. O meu limite de faturamento é de R$ 81 mil por ano, e estou trabalhando muito para alcançar e superar esse limite. Sonho em abrir o meu próprio restaurante, que com certeza será um grande sucesso. Para administrar o início desta jornada e dar conta de todos os clientes, posso neste momento contratar um auxiliar na cozinha com carteira assinada. Me formalizei recentemente e o processo foi rápido: fui até o atendimento do Sebrae do meu estado. Eles me orientaram a pagar o MEI em dia para usufruir de todos os benefícios que tenho como microempresária.

Se você se identificou com o relato da Meiriluce e deseja abrir o seu próprio negócio no mercado da alimentação, acesse o Portal do Empreendedor e veja todas as condições e os requisitos necessários para a formalização. Se ainda persistirem dúvidas, você poderá recorrer a um profissional de contabilidade ou entrar em contato com o atendimento Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Saiba mais

Curso on-line O que é empreendedorismo: características do comportamento empreendedor

Curso on-line Por que devo entender o que é formalização? E como me preparar?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?