this is an h1

this is an h2

Thu May 18 21:07:47 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
MEI renda extra: transporte de pessoas

Conhecer bem as vias da cidade e capacitar-se para um serviço de excelência, são requisitos importantes para a atividade desse MEI.

· Atualizado em 16/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

De acordo com o último levantamento do perfil do MEI realizado pelo DataSebrae, quando questionados acerca do que os levou a se tornar um empreendedor, os microempreendedores individuais citaram a vontade de ser independente, não ter um chefe e a necessidade de uma fonte de renda. Assim, por meio de uma série de artigos, apresentamos dicas de soluções para complementar o orçamento daqueles que têm uma fonte de renda principal. Acompanhe os temas: Renda extra: um mundo de possibilidades; Renda extra: qual o melhor momento para iniciar um novo negócio?; Renda extra: aplicativos que são "uma mão na roda"; Renda extra: transporte de pessoas; Renda extra: quem não gosta de um docinho?; Renda extra: tudo começa com um hobby; Renda extra: ganhe dinheiro em casa.

Tem um carro, gosta de dirigir e de se relacionar com o público? Já pensou em ganhar dinheiro transportando pessoas? Motorista de aplicativo, taxista e até ciclistas que transportam pessoas, e que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6.750,00 por mês), podem se formalizar como MEI.

Entre as diversas vantagens da atividade formalizada, está a abertura de um CNPJ, que facilita o acesso a serviços bancários, aluguel de máquina de cartão, emissão de notas fiscais, empréstimos com juros mais baixos, além dos benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio por invalidez, auxílio-reclusão,  aposentadoria por idade, entre outros.

Ao se formalizar, o MEI precisa cumprir algumas obrigações para manter sua situação regular, como, por exemplo, o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).  Além disso, o microempreendedor individual não pode ser sócio ou titular de outra empresa e pode ter, no máximo, um empregado contratado - o qual deve receber um salário mínimo ou o piso da categoria.

Tanto a profissão de taxista quanto a de motorista de aplicativo são bastante comuns em praticamente todos os países. A atividade principal desses profissionais é transportar as pessoas de forma segura, rápida e prática, de um ponto a outro.

Saiba mais sobre as exigências e regras para ser um taxista ou um motorista de aplicativo acessando o nosso artigo Vantagens MEI para motoristas de aplicativo e a nossa apresentação de negócio MEI taxista.

Não se esqueça de que é importante realizar capacitação constante a fim de oferecer um serviço de excelência aos clientes. Busque o apoio do Sebrae e inscreva-se, também, para os nossos cursos:

  • Aprender a empreender: conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir, este curso é para você!
  • Sua empresa nas redes sociais: as redes sociais podem ser úteis para sua empresa? Qual a melhor maneira de usá-las? Veja neste curso como planejar a presença digital de sua empresa. 
FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?