this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
MEI renda extra: tudo começa com um hobby

Sabia que é possível transformar uma atividade que você faz por diversão em um negócio lucrativo, sendo MEI?

2 min de leitura · Atualizado em 16/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

De acordo com o último levantamento do perfil do MEI realizado pelo DataSebrae, quando questionados acerca do que os levou a se tornar um empreendedor, os microempreendedores individuais citaram a vontade de ser independente, não ter um chefe e a necessidade de uma fonte de renda. Assim, por meio de uma série de artigos, apresentamos dicas de soluções para complementar o orçamento daqueles que têm uma fonte de renda principal. Acompanhe os temas: Renda extra: um mundo de possibilidades; Renda extra: qual o melhor momento para iniciar um novo negócio?; Renda extra: aplicativos que são "uma mão na roda"; Renda extra: transporte de pessoas; Renda extra: quem não gosta de um docinho?; Renda extra: tudo começa com um hobby; Renda extra: ganhe dinheiro em casa.

Você já parou para pensar que o que é feito como um hobby pode se transformar em um negócio lucrativo? Sabe aquela atividade que você realiza nas horas livres, na intenção de passar o tempo, aliviar o estresse, porque é prazerosa e gera bem-estar? Pois é possível, sim, por meio das ocupações permitidas para o MEI, gerar renda com elas. Pode ser um artesão de tricô, crochê, patchwork, pintura, bordado, costura, confecção de bijuterias, ou se você gosta de fotografar, se cozinha algum prato especial, entre tantas outras atividades feitas como hobby.

É claro que, se está pensando em aproveitar o hobby como empreendimento, é preciso superar a ideia de passatempo ou amadorismo para que o negócio funcione de verdade, de forma profissional. Não se esqueça de que a gestão do negócio não vai envolver somente a parte de produção, que é o que você gosta de fazer. Será necessário administrar, vender, enfim realizar vários processos - nem sempre agradáveis.

Além disso, antes de transformar em negócio aquilo que normalmente você faz somente para se divertir, é importante estudar a viabilidade e estruturar um plano de negócios: é preciso fazer pesquisa de mercado, buscar fornecedores, estudar o perfil de cliente, valor do investimento, fazer previsão de custos fixos (incluindo o pró-labore) e variáveis, previsão de faturamento, formação do preço de venda, lucratividade, rentabilidade e ponto de equilíbrio. O Sebrae pode ser seu parceiro para isso e também para orientar você na formalização da empresa.

Saiba mais sobre como ganhar dinheiro com o seu hobby lendo o nosso artigo  Transforme um hobby em um negócio. Busque o apoio do Sebrae e inscreva-se, também, para os nossos cursos:

  • Aprender a empreender: conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir, este curso é para você!
  • Sua empresa nas redes sociais: as redes sociais podem ser úteis para sua empresa? Qual a melhor maneira de usá-las? Veja neste curso como planejar a presença digital de sua empresa. 
FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.