this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
MEI sustentabilidade: microempreendedores com consciência

É fundamental mudar a mentalidade e a prática em negócios do MEI para agregar a sustentabilidade como valor.

2 min de leitura · Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há novas formas de o Microempreendedor Individual (MEI) se conectar com o seu público e deixar um legado de consciência para as futuras gerações. Ações simples podem ajudar a operação comercial a ser mais enxuta e contribuir para o meio ambiente. Acompanhe a nossa série de artigos que vai trazer novas perspectivas do MEI com relação à sustentabilidade.

Os clientes estão cada vez mais conscientes em comprar de marcas que têm um processo produtivo sustentável. Eles se importam com a origem dos seus produtos e levantam bandeiras em favor do clima, da economia solidária e do empreendedorismo social. Por isso, é fundamental mudar a mentalidade e a prática em seus negócios em direção à sustentabilidade, aprendendo como fazer as mudanças necessárias.

Mesmo tendo uma operação mais enxuta e muitas vezes com uma estrutura mais simples, o MEI necessita levar esses fundamentos como premissa. É mais fácil incorporar boas práticas em um negócio em seu início do que depois consertar o carro em movimento. 

A sustentabilidade empresarial é, portanto, muito importante para o sucesso das empresas. É uma ferramenta que possibilita o lucro aos negócios, ao mesmo tempo em que considera os cuidados com o meio ambiente e se preocupa com o bem-estar das pessoas.

Ela amplia a visão para além das paredes da empresa, fazendo com que sua atuação seja:

  • economicamente viável: equilibrada e lucrativa ao longo do tempo; 
  • ambientalmente correta, com o mínimo de impactos no meio ambiente;
  • socialmente justa, permitindo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades.

Esses são os chamados pilares da sustentabilidade, que leva em conta a premissa de que precisa ser bom para todos. Assim, ao mesmo tempo em que deixa as contas da empresa no verde, também usa de maneira mais eficiente os recursos (como água e energia), elimina desperdícios, promove o bem-estar das pessoas e cria relacionamentos mais éticos e justos com fornecedores e o mercado.

Comece agora! Olhe para o seu negócio e liste no papel todas as ações relacionadas à sustentabilidade a serem realizadas, indicando o objetivo e o prazo para a execução. Isso ajuda a gerenciar o que já foi feito e o que ainda falta implementar. Se precisar, conte com o apoio e a consultoria do Sebrae. Baixe também o nosso caderno de gestão Plano de ação – Primeiras práticas de sustentabilidade – MPE – MEI – Ferramenta.

Faça o curso Crescimento planejado e orientado para resultados que o Sebrae preparou para você. Entenda como o planejamento de ações, feito de forma ordenada e articulada, contribui para a continuidade da atividade empreendedora desenvolvida. Nele, você vai aprender a utilizar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da competitividade, de modo sustentável.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.