this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 13:21:03 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
MEI, você sabe precificar direito o que vende?

É preciso saber precificar seu produto ou serviço para ter sucesso como MEI.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

É preciso ficar esperto. Empresas que têm produtos e serviços de qualidade não estão a salvo e podem estar suscetíveis a falir. Sabe por quê? Porque ter um bom produto ou serviço não é o suficiente para se manter no mercado. Estruturar um modelo de negócios sustentável e escalável passa também por definir a que preço o MEI (Microempreendedor Individual) pode oferecer a sua solução para o mercado.

A definição do preço de venda é uma dificuldade encontrada por muitas empresas, pois é um processo que leva em consideração muitos fatores, entre eles: 

  • a facilidade de encontrar o produto oferecido pela empresa na internet – da mesma forma que é uma grande ferramenta, pode ser o grande concorrente de qualquer negócio; 
  • criar o preço ideal de venda não é uma tarefa que pode ser feita da noite para o dia. É muito importante o crivo dos clientes e do mercado – entenda que é muito mais sobre o quanto seu preço é aceito pelo seu público do que aquilo que você deseja cobrar. Trata-se de um forte validador de qualquer solução: se os potenciais clientes não aceitam o preço daquilo que você oferece, isso é um forte sinal de alerta para repensar a estratégia de precificação ou questionar se a solução de fato resolve o problema do segmento de clientes definido no plano de negócios;
  • saber quanto custa para produzir um certo produto ou realizar minimamente um serviço, o que pode gerar uma série de indicadores que ajudam na fixação do preço para saber a margem esperada e o valor mínimo que pode ser cobrado a fim de atingir essa margem.

O mais barato é o que mais vende? Nem sempre.

Muitos empreendedores acreditam que o preço mais baixo é o elemento de decisão entre um produto e outro e tentam muitas vezes abrir mão do seu lucro para não gerar dúvida na cabeça do consumidor na hora de fechar uma negociação de venda. Mas, na verdade, muitas vezes o cliente opta pelas soluções mais caras, como o grande exemplo do iPhone, que não é o mais barato, mas ainda é o smartphone mais vendido e desejado do mundo.

A precificação é um tema da gestão financeira muito importante e com muitas nuances. Lembre-se que colocar o preço errado em um produto pode colocar a sua empresa em risco. Acompanhe no nosso infográfico um passo a passo das etapas da precificação.

Aproveite para fazer também o nosso curso Como gerenciar as finanças da sua empresa, que tem apenas duas horas de duração e oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.

E aproveite ainda para acompanhar os outros artigos da série MEI Finanças, que o Sebrae preparou para você. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?